Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 8 de março de 2014

COSMOS está de volta!

Já imaginou viajar numa nave espacial pelo cosmos e conhecer cada cantinho dele?  Viajar pelas estrelas, conhecer outros planetas, e descobrir eventos que você nem imagina?

Se acha que isso tudo é só ficção, ou que está ainda muito longe de nós, prepare-se: vem ai Cosmos - uma odisseia pelo espaço-tempo.

O universo é muito rico em sua diversidade... prepare-se para conhecê-lo cada vez mais - e direto de sua casa!

Estreia mundial
Esta é uma semana especial para os amantes das estrelas: a série COSMOS será exibia com uma nova roupagem no canal Fox / Natgeo! A nova série foi escrita e  produzida pela viúva de Carl Sagan, Ann Druyan. A estreia mundial ocorrerá nesse domingo, dia 9. No Brasil,  começa a ser exibida na próxima quinta, dia 13. Então agende ai: o programa será exibido nas noites de quintas (as 22h30m) com reprises aos sábados, as 11h25m, e aos domingos, as 13h00m.
OBS: a programação desses canais altera-se com frequência.. para não perder a série, acompanhe a programação pelo site da natgeo e da Fox.

Para os que não conhecem a série (como meus pequenos astrônomos, por exemplo!), será uma fascinante oportunidade de viajar pelo universo a bordo de uma fantástica nave espacial que levará o astrofísico Neil deGrasse Tyson rumo ao "infinito e além". Ao lado, uma foto dele, entre Saturno e Júpiter, no museu de ciências em NY.

Para os que se lembram da série, de fato, já faz um tempo: a série COSMOS original foi exibida pela primeira vez a 34 anos atrás, tendo Carl Sagan como o passageiro dessa nave. Naquela época, a astronomia não tinha toda a divulgação que tem hoje pela mídia (seja impressa, no radio ou TV - internet na época nem pensar!!).

Ao lado, foto de Sagan em um dos episódios da série, quando "viajava" (na tecnologia da época) entre os planetas do sistema solar, tendo a Terra logo a sua frente, e Saturno ao fundo.

Sagan foi o grande responsável em desmistificar e disseminar os conhecimentos de astronomia e ciências pelo mundo, numa época que vivia-se em plena guerra fria. A série COSMOS, exibida pela primeira vez no início dos anos 80, contribuiu para mudar nosso mundo...Divulgo abaixo um dos infindáveis links que existem pela rede com a série original completa (foram 13 episódios ao todo), para que assistam e comprovem isso também. A série é altamente recomendada para todos os amantes e interessados por astronomia!!  (clique no ícone Playlist no canto esquerdo superior do vídeo para ver os outros episódios).






Por quê reviver essa série?
Neil teve a grande oportunidade de passar um tempo com Sagan quando tinha apenas 17. O jovem aspirante a cientista conheceu o laboratório de Carl Sagan na universidade de Cornell, poucos anos antes dele estrear a série original, e ganhou de presente um livro autografado: "For Neil, a future astronomer".  Nem preciso falar o quanto essa visita o direcionou ao universo da ciência ne?

Em entrevista ao portal Space o atual astrofísico e diretor do museu História Natural de Nova Iorque (recomendo visitarem, virtual e pessoalmente) , disse: "Reviver a série COSMOS é fazer justiça com o público, compartilhando com a essa nova geração um dos papéis da ciência: trazer o (conhecimento sobre o) universo para a Terra" - e para todos, complemento eu. 

"Se eu tivesse que calçar os sapatos de Carl Sagan para reviver os caminhos da série Cosmos, acho que não conseguiria - afinal, é Carl Sagan!  Mas certamente dou o meu toque pessoal, mostrando ao publico um pouco do que pude aprender com ele", disse Tyson ao ser questionado sobre a comparação com o grande astrônomo. 

Longe de querer me comparar aos mestres, mas é com o mesmo respeito e carinho que eu também faço a minha jornadas pelas estrelas ....


COSMOS e EU  
A primeira vez que tive contato com COSMOS eu estava na faculdade... procurando um livro ou outro, deparei-me com essa fascinante obra de Carl Sagan. Como eu sempre gostei de ficar olhando para o céu, só de folhear o livro, e ver os detalhes das imagens reais do universo me motivavam estudar cada vez mais...Naquela época, o acesso a internet não era tão fácil como hoje (fazem 14 anos isso acredita?). 

O contato mais "formal" que tive com a viagem pelas estrelas ocorreu quando estava na 8a série. Na ocasião, meu professor de geografia, saudoso Chicho, e meu amigo Michael Strugale, que estudava então na 2a série do ensino médio (hoje é geólogo, e viaja pelo mundo todo!), me convidaram para auxilia-los em um curso de astronomia que ministravam para os alunos da 4a série (algo me parece familiar aqui...). Naquele momento eu não sabia muito bem o que iria fazer, mas segundo eles, meus conhecimentos em informática iriam auxilia-los bastante. E lá fui eu. Durante os 3 anos seguintes os ajudei nessas aulas que se iniciavam assim que o sol se escondia...

De lá para cá, oportunidades para admirar o céu não faltaram. Em 2009 chegava a minha vez de ministrar um curso para meus alunos da 4a série! Este sou eu com minha turma de pequenos astrônomos em 2010, durante a nossa viagem pelos anéis de Saturno (com os recursos tecnológicos atuais). Saímos até no jornal - clique aqui para ver!!! Acho que perceberam que me inspirei nas fotos de Carl Sagan para fazer a minha também ne? Foi a minha maneira de comemorar o Ano Internacional da Astronomia celebrado mundialmente em 2009.

Esse ano (2014) meu curso de astronomia - que também se chama Olhando para o céu - comemora seu 5º ano, e o blog é um complemento muito rico de minhas aulas, pois registro nele algumas das brilhantes perguntas que meus pequenos (e futuros!) astrônomos fazem em sala - pessoal: deem um sinal de vida ai!!!


Enquanto a série não começa, encerro essa já saudosa publicação com um dos pensamentos de Carl Sagan que compartilho:
 

Fonte:
portal Space (pagina 1,pagina 2,pagina 3). Gazeta do Povo,



11 comentários:

  1. Muito importante seu espaço. Gostei muito e estarei sempre voltando aqui..
    Vou levá-lo à minha lista de blogs.

    "Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser conhecida.
    Carl Sagan
    ".

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ana! seja bem vinda para navegar e interagir - sempre!
    Fiquei curioso ao imaginar como chegou até aqui, dentre bilhões e bilhões...
    Abraços de um pálido ponto azul...

    ResponderExcluir
  3. Prof. Fábio Spina
    Eu procurava pela agenda do NatGeo, sobre as exibições da nova série "Cosmos", e me dei com seu blog. Infelizmente perdi a primeira série da quinta-feira e a perdi novamente por não saber que ela seria reprisada no sábado pela manhã.
    Como você deu a dica sobre as séries original apresentadas por Carl Sagan, me entusiasmei a assistir uma por uma, apesar de que a 2ª série foi retirada do YouTube por uma questão de direitos autorais sobre a música usada como fundo.
    Mas, já cheguei ao 5º vídeo.

    Outros pálidos pontos azuis serão um dia avistados nessa imensidão sempre que as buscas forem evoluindo.

    Um abraço cá do meu espaço.

    ResponderExcluir
  4. Oi prof, aqui está o link do cinema em 4D que iria passar o filme de astronomia:

    http://www.ftddigitalarena.com.br/programacao-home/programacao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Isadora!
      não sabia que esse espaço passava filmes assim! VALEU PELA DICA!
      Agradeça a sua mãe que nos mandou essa!
      Vá assistir os filmes la ein!!! vou me organizar para ir tb!
      bjos

      Excluir
  5. Olha que notícias legais:

    http://noticias.r7.com/educacao/noticias/olimpiada-de-astronomia-tem-inscricoes-abertas-ate-hoje-20140316.html

    http://www.noticiasaominuto.com/mundo/179172/nasa-desvenda-misterio-da-astronomia#/615/0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas Isa!
      a segunda reportagem será tema de uma de nossas aulas em breve!
      Continue mandando links legais que você encontrar por ai...

      Excluir
  6. professor Fabio lembra que na aula eu te falei que Marte iria aparecer no céu? você disse para mim que estava muito nublado mas 01:00 da manhã o tempo limpou e deu para ver.
    liguei para um amigo do meu pai para pedir o telescópio dele emprestado e ele me indicou um programa para baixar no celular tablet e etc.
    ele me indicou um aplicativo que você concegue ver por trás da nuvens e o aplicativo se chama SKY VIEW

    ResponderExcluir
  7. "...procurando um livro ou outro, deparei-me com essa fascinante obra de Carl Sagan..."

    Se por acaso isso acontecer de novo, me avise por favor! Eu estou a procura dele há muuuuuuuuuuuuuito tempo! =/

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro, em formato PDF, é fascinante, porém não consigo achar para comprá-lo em versão português, onde encontro?

    ResponderExcluir
  9. qual e a maior estrela q existe?ber

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.