Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Descanse com as estrelas, Ronaldo Mourão!

Se você é um dos que ao ler o título desse post pensou "quem??" então saiba que seus estudos em astronomia precisam se aprimorar!

Ronaldo Rogério de Moura Mourão, astrônomo brasileiro, faleceu no ultimo dia 27. Foi uma das maiores autoridades em astronomia no Brasil, com centenas de artigos e livros publicados. Amante dessa ciência, dedicou boa parte de sua carreira para, dentre outros temas, a divulgação científica.

Registro aqui um pouco da história do astrônomo que influenciou a minha formação e de tantos outros por sua dedicação, seriedade e simplicidade nas palavras. Espero que ele também seja um exemplo para meus pequenos e futuros astrônomos...

O Astrônomo
De cabelos compridos e suiças (barba na lateral do rosto), sempre gentil e atenciosos, atendia a todos, principalmente astrônomos amadores. Essas eram as marcas registradas de Ronaldo Rogério de Moura Mourão  (1935 - 2014). A foto ao lado registra a imponente personalidade desse carioca, que foi o mais importante astrônomo brasileiro.

Formado em Física pela Universidade Federal Fluminense, especializou-se em astronomia e fez seu doutorado em Ciências, na França. Veja nos vídeos que divulgo abaixo o que ele fala sobre sua formação e a pesquisa científica no Brasil.

Nunca cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas me sinto como um de seus (talvez milhares) alunos espalhados pelo mundo: Mourão inspirou uma geração inteira de astrônomos brasileiros (para não falar gerações...), da mesma forma como o americano Carl Sagan.
“Graças a sua divulgação e ao bom nível como ela era feita por ele, a astronomia passou a ser conhecida no Brasil. Ele popularizou essa ciência como ninguém nunca o fez em nosso país” , afirmou o chefe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional, Carlos Veiga, referindo-se à divulgação científica feita por Mourão para as pessoas comuns em nosso país.

Mourão trabalhou por muitos anos como astrônomo chefe do Observatório Nacional, e em 1984, fez parte da equipe que fundou o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), uma de suas maiores obras relacionadas à  divulgação científica. Aliás, esses são dois locais imperdíveis para se visitar quando forem à cidade maravilhosa!

Escreveu sobre astronomia e ciências no Jornal do Brasil, nas revistas superinteressante (da qual me recordo de suas colunas, que lia quando pequeno) e Ciência Popular, dentre outros veículos. Elaborou todos os verbetes sobre astronomia e astronáutica no novo dicionario da lingua portuguesa, o conhecido dicionário Aurélio (edições de 1975 e 1986). 



E autor de mais de 80 livros científicos, um record para a astronomia nacional! “Astronomia Popular” é seu primeiro livro, publicado em 1960. Sua obra literária de maior destaque é o “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica”, Editora Nova Fronteira. É no gênero a mais completa das Américas e que mereceu elogios de ilustres cientistas e escritores do Brasil e exterior. Abaixo, capa de algumas de suas obras. Pode procurar por elas na biblioteca de sua escola pois certamente fazem parte dela!



Foi o primeiro vencedor do premio José Reis de divulgação científica, o mais importante premio nacional de divulgação de ciência e tecnologia.
Como astrônomo, seu campo de estudo eram as estrelas duplas, asteroides, cometas e técnicas fotográficas dos astros. Seus primeiros artigos científicos foram publicados na década de 50, e desde então, foram centenas (clique aqui para conhecer seu currículo de pesquisador). Em maio de 1980, o cientista descobriu vários asteroides: o então batizado de 2590 posteriormente ganhou o nome de Mourão, em homenagem ao descobridor. 


Cito aqui Salvador Nogueira, jornalista de ciências da folha: "Difícil definir a importância do trabalho dele, não só como pesquisador mas sobretudo como um cientista que soube como poucos levar a 'mensagem das estrelas' ao público. Nos círculos acadêmicos, nem todos o admiravam, mas ninguém jamais negou sua importância como vetor do conhecimento e do pensamento racional para uma população que, ainda hoje, sofre, e muito, com o analfabetismo científico." (Mensageiro Sideral, 26/7/14)


Vídeos
Compartilho abaixo vários vídeos que registram os interesses e o trabalho de Ronaldo Mourão.

Para ilustrar o que eu sempre afirmo aos meus pequenos astrônomos, inicio com um vídeo que retrata seu interesse pela astronomia, sua formação diferenciada e seu trabalho.



(Fonte: programa Um passeio pelo Céu (203 - 48), exibido em 25/04/2011,
produzido no CEFET de Campo dos Goytacazes.


Para os que já pensaram "Quando Crescer quero ser Astrônomo", veja esse pequeno vídeo sobre o tema que Mourão participa (a qualidade não está muito boa, pois é um vídeo de 2001... mas vale a pena ouvi-lo como um exemplo do trabalho de divulgação científica que fazia):





Recomendo também o assistir o vídeo do programa "A Ciência que eu Faço", produzido pelo MAST. São apenas 15 minutos, no qual é possível compreender a abrangência de seu suas pesquisas, e algumas das influências de outras áreas que contribuíram com seu trabalho. Confira:










Para aqueles que desejarem ouvi-lo mais, recomendo a palestra registrada pelo programa Sempre um Papo, de 03/08/2004, na qual ele fala com mais detalhes sobre seu trabalho e outros temas - são 6 partes, clique aqui para ver.



Influências em minha formação
Eu estava na faculdade quando pela primeira vez em debrucei sobre o atlas celeste, dentre os livros de astronomia, bem proximo de "Contato", de Carl Sagan. Fiquei muito feliz ao saber que um brasileiro também fazia um trabalho como o renomado astrônomo norte americano. 

Comecei então a pesquisar mais sobre Mourão, e conheci outras de usas obras: o Dicionário de Astronomia e Astronáutica foi uma obra com a qual aprimorei e aprofundei meus conhecimentos, que se complementou pelas inúmeros artigos científicos, colunas, e entrevistas que li durante esses anos.

Enfim, para não me delongar mais, Ronaldo Mourão é um dos astros que sempre estará presente em minhas observações do céu!



Que sua luz duradoura  brilhe eternamente junto às estrelas!



Fonte:
Observatório Nacional, Folha, O globo, Veja, Exame, Jornal Nacional, Terra, Correio Brasiliense, Astronomia, Portal EBC

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.