Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 20 de setembro de 2014

2880: (possibilidade do) Fim do mundo!

Um asteroide gigantesco pode atingir a Terra! Calma: é só em 2880!

O objeto, com mais de 1000 km de extensão, é conhecido desde 1950. Era esperado que ele se desintegrasse devido ao intensso movimento de rotação - mas até agora nada!

No inicio desse mês foram divulgados novos estudos que alertam sobre a possível rota de colisão em 2880. 


Quer saber como se preparar?




2880: (possibilidade do) Fim do mundo!
No começo desse mês foi publicado uma reportagem na    sobre um estudo de uma equipe de astrônomos que (re)avaliou a chance  de impacto de asteroide com a Terra. O objeto em questão é o 1950da, conhecido desde os anos 50: atualmente, as  chances de colisão são de 0,3%. Parece (muito) pouco? Saiba que ela é 50% maior que a chance de todos os outros candidato da lista...

Mas calma: muita coisa pode acontecer antes disso se tornar um fato! As estimativas indicam que a possível colisão ocorrerá  apenas em 2880, especificamente em 16 de março (e com uma janela de 20 minutos apenas!).

A animação abaixo registra a orbita do objeto com relação a Terra, e representa o que pode acontecer daqui 867 anos.


Caso de fato aconteça, o 1950da atingirá a Terra a mais de  30.000 km/h  ! Isso liberaria uma quantidade de energia equivalente a  48.000 megatons de TNT.  Abaixo, uma animação com o possível Tsunami criado pelo objeto - caso ele atinga o oceano...




Só para lembrar, o último impacto de um asteróide com esse tamanho ocorreu a 65 bilhões de anos atrás... De acordo com os cálculos (análise K/T), é estatisticamente provável que um impacto desse ocorra a cada bilhão de anos - isso significa que já estamos a um bom tempo "no lucro".

Só por curiosidade, meteoros caem todos os dias na Terra. OS mais comuns são do tamanho de bolas de tenis e não trazem muito perigo... objetos do tamanho de carros passam raspando pelo menos 3 a 5 vezes por ano.... Fica a dica: que tal preparar uma mensagem de alerta, daquelas de enterrar numa garrafa, para seus tatara-tatara-tatara netos?  rsrsrs


Sobre o 1950da
É um asteroide de 1.3km de extensão e que se move a 15 kkm/s (com relação à Terra). Descoberto em fevereiro de 1950, é um dos 1400 objetos próximos a Terra (Near Earth Objects) que são monitorados constantemente devido ao risco de colisão com nosso planeta.



Fazem parte desse grupo objetos de diferentes tamanhos, massa, composição, velocidade... A imagem ao lado ilustra as órbitas desses objetos (clique na imagem para amplia-la).  O "enxame" são na verdades asteroides que se movem ao redor de nosso planeta.

O 1950da é um objeto especial, devido a sua constituição. Estudos indicam que ele é basicamente uma rocha de "areia" (rochas porosas) com pouca força de coerção (a que mantêm a integridade do objeto):  de acordo com as propriedades que podemos observar aqui da Terra, essa força parece ser  tão pequena quanto a de uma pena em sua mão!

Sua rotação também chama a atenção: é muito rápida para um objeto com essa composição. Em 2,12h ele completa uma volta. Com essas características ele intriga os cientistas pois já deveria ter se despedaçado.

Abaixo, foto de radar do 1950da registrada em março de 2001 do observatório de Arecibo, em Porto Rico. É a melhor imagem até então que temos desse objeto.




Como se proteger?
Difícil... Panorama como esse são muito comuns nos filmes de ficção científica.  Indico assistirem pelo menos 2 filmes   Armagedon e Impacto Profundo. A história desses filmes é bem parecida com o anunciado por esse estudo, que foi veiculado na Revista NATURE de setembro.

No mundo real, seria muito difícil com a tecnologia atual destruir ou pelo menos desviar um objeto desse tamanho ... Como parte dos esforços para monitorar esses objetos, cientistas estão desenvolvendo câmeras especiais,  com sensores infravermelho e de radar,  para dobrar a capacidade de localização e rastreamento dos NEO. Esse equipamento ficará em órbita da Terra, numa distância 4 vezes maior a distância da Terra até a Lua, para conseguir ficar constantemente olhando para o céu sem as interferências atmosféricas que temos da superfície.


P.S.: diferente de outras notícias que você ouviu sobre o fim do mundo, essa é uma noticia real, baseada em estudos científicos. Apesar de uma colisão dessas ser uma possibilidade real (mesmo tendo chances baixíssimas), não deixe de fazer suas coisas: viva a vida! E até, quem sabe, a dedicar seus estudos para descobrir meios de salvar o planeta dessa catástrofe natural.


Fontes:
Space,  Dailymail,  Revista Nature, NASA

Um comentário:

  1. Criar tecnologia para irmos até o meteoro e explodi-lo no espaço, como nos filmes citados acima. temos muito tempo para isso.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.