Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 11 de abril de 2015

Hubble: ha 25 anos olhando para o céu!

"... Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo… Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura."

Esses versos de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa) ilustram muito bem o que o Hubble nos revelou sobre o universo depois de tantos anos olhando para o céu.

No mês em que comemoram-se seus 25 anos, escrevo para compartilhar as 25 imagens mais importantes que ele já registrou (vale a pena esperar seu navegador carrega-las!)...


O grande astro desse mês é o observatório orbital Hubble (Hubble Space Telescop, ou HST) Lançado ao espaço em 24 de abril de 1995, na missão missão STS-31, foi colocado em órbita pelo ônibus espacial Discovery. A foto ao lado registra esse clássico momento da história da astronomia.

O Hubble é um grande observatório astronômico em órbita da Terra. Grande não por seu tamanho (que equivale a um micro-ônibus), mas sim pela visão que ele nos propicia do cosmos. A montagem de um telescópio no espaço permitiu a humanidade visualizar imagens sem a interferência da atmosfera (como a poluição, turbulência, diferenças de temperaturas, umidade, etc) que geram uma espécie de miopia que distorcem as imagens - para quem necessita de óculos como eu sabe muito bem o que é isso... As imagens feitas pelo Hubble são muito mais nítidas do que qualquer outro telescópio na superfície conseguiria gerar. Abaixo um esquema de seus instrumentos e tamanho comparativo à uma pessoa:



Esse ano é especial para nosso companheiro do espaço, pois foi ha 25 anos que pela primeira vez o Hubble abriu os olhos da Humanidade para as regiões mais profundas do Cosmos, ao observar de forma prolongada o que parecia ser apenas uma área vazia do Espaço. Esta ausência era apenas resultado das limitações dos nossos equipamentos terrestres: o espaço vazio estava repleto de milhares de galáxias distantes!

A imagem ao lado é a mais recente obra de arte por ele revelada - ilustra as milhões de galáxias existentes em um campo profundo de visão (o Hubble Ultra Deep field), a mais de 13 bilhões de anos luz de nós, e que vivem nesse aparente "vazio cósmico" para onde olhou por mais de 10 anos fixamente. Sim, cada pontinho dessa imagem não é uma estrela, mas sim uma galáxia com seus bilhões de estrelas!


Compartilho abaixo vídeo feito pela Agência Espacial Européia (ESA) e Americana (NASA) que registram algumas das mais importantes imagens feitas pelo Hubble: (o vídeo é longo... mas vale a pena esperar e assistir...)



Dá para se manter inerte frente a essas imagens??

Quando a Humanidade finalmente colocou os óculos do Hubble, viu galáxias e objetos distantes que nunca tinha visto: com ele foi possível identificar e investigar atmosferas de planetas em órbita de estrelas distantes; Observar a morte e o nascimento de estrelas; Testemunhar grandiosas explosões de raios gama; Descobrir buracos negros gigantescos e perceber seu grande número pelo universo; Conhecer um Universo em expansão acelerada; Perguntar ao Cosmos que idade tinha ,pela primeira vez, obter uma resposta diretamente... O Hubble continuará a investigar a adolescência do Universo, procurar fatos de sua infância, e nunca desistirá de encontrar o momento de seu nascimento... Talvez seu grande seja deixar as respostas para aqueles que o sucederem...

O Hubble é um símbolo da extraordinária capacidade da engenharia humana e da coragem dos astronautas que arriscaram a vida a repará-lo e mantê-lo em forma. Para conhecer um pouco mais sobre a história dessa poderosa ferramenta, recomendo assistir ao programa Matéria de Capa, da TV Cultura, que foi ao ar em 15/3/15 e homenageia nosso grande astro:











Certa vez ouvi que o maior legado da ciência é nos permitir ser do tamanho do daquilo que observamos, e não do tamanho da nossa altura. Obrigado Hubble por estender nossa visão ao infinito e além!




Fontes:
Bitaites,  Spacetelescope,  Cbn, Space, Nasa, ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.