Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Parece que havia festa no espaço profundo - e Hubble registrou tudo!

O que a foto ao lado parece pra voce?

É uma foto do espaço profundo, bem distante de nós...

Se jogassemos sobre o céu noturno um canhão de confete coloridos, talvez poderia se parecer com a foto que o Hubble registrou em detalhes do espaço profundo - ela levou mais de 10 anos para ser capturada por suas poderosas lentes!

No mês de aniversário deste atendo observador dos céus, divulgo a mais detalha imagem do espaço profundo registrada pelo Hubble (até agora...).

No dia de seu aniversário, nada melhor que celebrar a ocasião com uma grande festa!  A imagem acima poderia ser um dos registro desse evento cósmico...

De acordo com a NASA, essa imagem, divulgada em junho de 2014, é a melhor imagem capturada pelo Hubble durante seus 25 anos de observações do espaço profunda. Nela é possível identificar mais de 10.000 galáxias, entre 5 a 10 bilhões de anos luz de nós! Sabe o que isso significa? Essa foto é o mais longe que já vimos no passado - pois registra a luz que foi emitida desses locais entre esse período!

Antes de continuar, observe na animação abaixo para onde o Hubble apontou suas poderosas lentes durante as mais de 841 órbitas ao redor da Terra que o permitiu registrar tantos detalhes assim:







(Caso o vídeo não seja exibido acima, clique aqui e ASSISTA!!!!!)

Da mesma forma que é difícil de compreender o tamanho das estruturas que existem no universo, é difícil imaginar que em um campo de visão minúsculo, insignificante de nosso céu noturno, poderia revelar a imensidão do cosmos!
Tecnicamente, esta foto é uma composição de imagens, registradas ao longo de 10 anos de observações, capturadas por duas câmeras específicas (no caso, a Câmera de Campo Amplo e a de Observação Avançada), que combinaram o espectro de cores disponíveis a observação do Hubble, que vai do infra-vermelho próximo ao ultravioleta, dando a variedade de cores e profundidade de visão exposta na imagem.

Essa visão profunda do universo abre uma vasta janela de observação para as jovens, quentes e ativas estrelas que anteriormente não eram vistas (representaras pelos pontos azuis da imagem).

Os pontos laranjas são grandes galáxias que se formaram entre 7 a 8 bilhões de anos atrás.

Estudar a evolução dessas estrelas e galáxias, utilizando imagens de alta resolução como essas, é o próximo passo cativante a cosmólogos e estudiosos de espaço profundo!


Fontes:
PBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.