Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

De volta para o futuro 2 - o que falta invertar?

Essa é uma publicação para os nerds de plantão (como eu!!) :  aqueles com mais de 30 (também como eu....), fãs de ficção científica, certamente assistiram a trilogia "Back to the Future" (De volta para o futuro).  E claro: para meus pequenos, que talvez não conheçam esses filmes - fica a dica: assistam!!! (acham fácil na rede!!!)


Estamos em 2015 - sabe o que isso significa? 

Olhe o painel do DeLorean, a máquina do tempo inventada pelo dr Brown, ai ao lado: algo chamou sua atenção?

21 de outubro está a menos de três meses no futuro! É a data para a chegada de Marty McFly!

O que será que falta inventarmos?

O Marco 
Outubro de 2015 é um marco para a ficção científica: quarta feira, dia 21, é  a data em que o jovem Marty McFly viaja no tempo, partindo de 1985 para um futuro fictício na época do lançamento do filme.

Aquele distante futuro que muitos jovens fãs de ciência almejavam - e eu me incluo nessa! - finalmente chegou! Foi uma viagem longa, mas estamos ai...

A contagem regressiva de 30 anos está agora com menos de 70 dias. Escrevo essa publicação para pensarmos quais daquelas tecnologias previstas (e até certo ponto, inimagináveis para a época) são reais e corriqueiras para nós, do futuro...

Ao longo da história, ficção virar realidade é de certa forma comum. De volta para o Futuro inspirou sim algumas tecnologias atuais, assim como outros filmes como Jornada nas Estrelas, e por ai a fora...

Claro que nem tudo foi inventado - veja abaixo o que a humanidade já desenvolveu e o que ainda estamos prestes a inventar:

O futuro: 2015 visto de 1985:
Para (re)lembrar as tecnologias previstas no filme, assista a edição abaixo, feita pelo canal Nostalgia do YouTube:




Você, jovem do futuro, que vive em 2015, utiliza alguma dessas tecnologias? Carros voadores, roupas inteligentes, óculos de realidade aumentada, hooverboard.... Até que ponto tudo isso é de verdade?

Carros voadores
Essa certamente ficará para um futuro mais distante... apesar de já existirem pesquisas e até protótipos de veículos voadores (que mais se parecem com carros com asas, no estilo de aviões mesmo - veja o vídeo a seguir), a tecnologia que faz o DeLorean "flutuar" está muito longe de se alcançada....



Conheça outros modelos: clique aqui e aqui


Roupas Inteligentes
Roupas que se adaptam ao tamanho do corpo, ou que se secam sozinhas ainda não existem... A tecnologia mais "inteligente" nesse sentido são os tecidos tipo "DryFit", que permitem a maior evaporação do suor - são os tecidos mais usados atualmente nas roupas esportivas e de academia.


Já o tênis que se amarra sozinho é realidade: em 2011 a Nike produziu 1500 pares do modelo Nike Air Mag "Do jeito que Marty McFly Gosta". A edição limitada teve suas vendas por leilão no Ebay, e os lucros foram destinados à fundação do ator Michael J. Fox, que interpretou o jovem Marty, e é portador da doença de Parkinson. 

Esse modelo ainda não tinha os cadarços automáticos. A Nike afirmou no inicio deste ano que está trabalhando nesse modelo, idêntico ao do filme, mas ainda não tem data prevista para seu lançamento.


Óculos de Realidade Aumentada
Essa é uma das tecnologias já em uso ha pelo menos 4 anos: como exemplo dela, cito o Google Glass (na foto ao lado). Ele não é o único computador no formato de óculos, mas talvez seja o mais famoso de todos. O esquema ao lado mostra suas características técnicas. Abaixo, como ele funciona.


Apesar de todos esses recursos, essa tecnologia não pegou, pois pelo que li, as pessoas se distraiam facilmente com as informações apresentadas na tela... além disso, para conseguir ler os dados, era necessário alterar o foco do olhar para a tela do óculos, dificultando a observação dos eventos que ocorria ao redor das pessoas... O Google Glass foi fonte de muitos acidentes nos Estados Unidos, país que inicialmente adotou essa tecnologia.

A realidade aumentada basicamente permite ampliar as informações de um ambiente real projetando sobre ele dados virtuais. Dá para experimentar isso com uma webcam, de seu celular ou de um computador....  Para saber mais, veja recomendo essas reportagens do canal Techmundo: clique aqui e aqui.

Para aqueles que gostam de um joguinho, recomendo acessar o Magic Leap, que utiliza essa tecnologia....


Hooverboard
Acredite ou não, esse é real! Quando eu o fiquei sabendo, não acreditei!!! Veja:


Tudo bem, admito que essa tecnologia está ainda no começo, e não funciona sobre qualquer superfície... na verdade o hoover skate só flutua sobre uma espécie de tapete magnético. Esse hoover foi lançado em agosto do ano passado, e até o campeão mundial de skate, Tony Hawk, já experimentou e disse que é uma fantástico!

Outras empresas estão criando outros modelos de hoover  - clique aqui  e aqui para saber mais.


Mimos:
Para aqueles que gostam de alguns mimos, indico uma visitinha ao site bttf.net para adquirir suas lembrancinhas da trilogia... (aceito presentes!!!)


Era isso.  Como diria uma amigo meu: " Te vejo no futuro! "



Um comentário:

  1. Uma das coisas que acertaram no filme é que em 2015 teríamos fuscas (sim os antigos). Tem uma cena do filme em que o bom e velho fusca aparece discretamente

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.