Quer saber como um cientista faz ciência?
Divulgo video do pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis que fala de maneira simples como é o processo de pesquisa de um cientista, seus desafios e sua rotina de pesquisa.
Assista e depois me diga o que achou desse processo, e se também gostaria de fazer parte dele!
Fazer ciência
Fazer ciência não é fácil... ter o reconhecimento pelo trabalho que faz é ainda mais difícil. Mas não é impossível: requer muita dedicação e determinação!
Esse é o tema do vídeo que publico a seguir. Ele traz Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro mundialmente reconhecido por seu trabalho de pesquisa com interfaces cérebro-maquinas. Seu projeto Andar de Novo, cujo intuito é permitir que pessoas paraplégicas voltem a andar, já foi premiado internacionalmente e suas pesquisa na área são referencia mundial no assunto.
De fala simples e convincente, Nicolelis tem o dom da palavra: é capaz de cativar e motivar plateias onde quer que va. (em 2010 pude presenciar isso pessoalmente, quando ele esteve aqui em nossa cidade para o lançamento de um livro...)
Divulgo abaixo vídeo no qual ele mesmo fala sobre como é o processo de fazer ciência, em especial no Brasil:
É por isso (e por outras...) que Nicolelis é um grande incentivador da divulgação científica em nosso país. Assim como eu, acredita que a formação científica deve fazer parte da formação fundamental em todas as escolas. Quem sabe assim poderemos formar mais cidadãos críticos e agentes pensantes em nossa sociedade...
Como complemento ao que Nicolelis fala, divulgo entrevista com o prof. Gilson Volpato, da UNESP Bauru, Botucatu. Especialista em metodologia e produção científica e autor de 9 livros sobre o tema, o professor fala ainda dos índices da pesquisa no Brasil, do envolvimento das universidades na formação de pesquisadores e da qualidade da redação científica.
Aguardo críticas (e não repetições...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.