Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 21 de janeiro de 2017

Concurso da NASA busca por novos projetos de exploração


Como seria viver em uma estação espacial do futuro? Esse é o concurso que a NASA lançou, com o objetivo de buscar novos projetos para estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais como casas permanentes e até mesmo elaborar jogos e esportes que podem ser praticados em gravidade zero. 

Jovens entre 12 e 25 anos de todo o mundo estão convidadas a participar.

Quer saber como se inscrever?


Concurso de Exploração e Assentamento Espacial
Todos os anos a NASA realiza um concurso mundial destinado a jovens cientistas para avaliar novos projetos destinados a exploração espacial e colonização de outros planetas - é o NASA Ames Space Settlement Contest.  Clique aqui  para saber mais sobre o concurso.

Podem participar estudantes com no máximo, 18 anos de idade. Para concorrer, alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais devem produzir um desenho. Os demais ciclos devem apresentar os projetos de construção detalhada em forma de pesquisa, ensaios literários e até mesmo maquetes. 

O intuito é que, por meio da pesquisa, os alunos possam desenvolver sua criatividade e interesse pela área de ciência e tecnologia. Os trabalhos devem ser enviados até 1º de março de 2017. 

Realizado desde os anos 1980, várias idéias já enviadas a esse concurso se tornaram projetos de pesquisa, e algumas dela, viraram realidade! Conheça algumas delas nesse site.

O concurso destina conteúdos especiais para professores trabalharem com seus alunos - clique aqui para obter mais detalhes. 

Dica: recomendo conhecer o jogo para PC "SOL 0: colonização de Marte". Clique aqui e saiba mais sobre ele... O vídeo a seguir mostra algumas telas do jogo:





As escolas da rede pública do estado de São Paulo estão inscritas no projeto. Para incentivar alunos da rede a se inscreverem, no início do mês, o pesquisador da NASA, Ivan Gláucio Paulino, esteve em Marília, na E.E Professor Amílcare Mattei, onde estudou na adolescência, para engajar os jovens a participarem da ação e enviarem os seus projetos. Se tudo der certo, será a primeira vez que escolas públicas participarão da ação. Saiba mais aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.