Essa publicação é destinada aos meus alunos do 9º ano (e outros curiosos sobre o que é e como se faz ciência): divulgo dois cursos GRATUITOS da Fundação Getúlio Vargas que se enquadram perfeitamente ao estudos sobre conhecimento científico que realizamos na escola...
Essa publicação é uma espécie de "atividade didática" sobre outras publicações em que falo sobre o fazer ciência (clique aqui para vê-las).
Minha recomendação é de se inscrever no curso e seguir as orientações. Quando terminar, volte ao blog para responder algunas perguntas direcionadas. Vamos começar?
Que existem uma infinidade de cursos online e gratuitos pela internet tudo mundo sabe... Dois deles me chamaram a atenção: o primeiro é sobre Ciência e Tecnologia, de 15 horas de curso, e outro sobre Conhecimento, Saber e Ciência, de 5 horas. Ambos são ofertados gratuitamente e online pela Fundação Getútlio Vargas, não demandam pré-requisitos, e são de início imediato.
A meu ver, podem se enquadrar no caráter multidisciplinar pois relacionam conhecimentos sobre as ciências naturais com outra áreas estudadas na escola, como história, filosofia, sociologia. Creio que esses cursos podem complementar a formação dos estudantes nessa fase e estimula-los a saber mais!
As aulas são basicamente textos interativos, complementados por links para textos complementares (de jornais, revistas, etc) e vídeos. Clique nos seguintes links para efetuar sua inscrição nos cursos: Ciência e tecnologia (15 horas) e Conhecimento, Saber e Ciência (5 horas)
Eu já cursei ambos, conclui em 4h, e creio que são adequados para discussões com alunos do 9º ano e EM.
Aos que optarem por seguir o curso, ai vai uma dica: ao final de cada módulo há uma síntese... Transcreva-a para seu caderno, e escreva com suas palavras o que entendeu sobre cada tópico que é apresentado. Vale também complementa-los com outros temas/conceitos que achar necessário...
AOS EDUCADORES que decidirem aplicar essa proposta com seus alunos, peço que registrem no blog suas impressões e resultados... (recomendo também leitura à entrevista de Melina Furman sobre como ensinar ciências, veiculada na revista Nova Escola, em 2010, e da reportagem O que ensinar em ciências, publicada na Nova Escola, em 2009)
Depois que terminar os dois módulos, volte ao blog e deixe registrado sua impressões sobre os seguintes temas:
1) Descreva com suas palavras o que significa fazer ciência, e em quais condições pode ocorrer.
2) Qual a relação existente entre conhecimento, ciência e sociedade? Mostre em sua resposta como estes fatores se relacionam e cite algumas de suas interferências.
3) O que significa um conhecimento ser verdadeiro? (para sua argumentação ficar mais completa, inclua em sua resposta fatores sociais, culturais, temporais e outros que achar necessários).
4) Considere um recurso tecnológico que você utiliza diariamente. Imagine como seria o mundo sem ele. Descreva quais impactos a ausência dessa tecnologia traria à vida das pessoas.
5) A pesquisa científica e a tecnologia são coisas boas ou ruins para a sociedade? Argumente e exemplifique de forma a justificar ambas as posturas.
Essas perguntas devem ser entregues no dia 9 de março em sala de aula, entregues manuscrito em folha de bloco. Uma folha por grupo de até 3 alunos (pode ser feito com alunos de outra turma).
Por fim, peço para que registrem comentários no blog sobre o que acharam desta atividade - obrigado!!!
O que é Ciência: Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.
ResponderExcluirOi professor , aqui é do 5ºB ,gostamos muito da aula de hoje e queremos saber: existem buracos negros no sistema solar?
ResponderExcluir