Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Formação de Professores SME

Quer saber qual é uma das melhores formas de  reconhecimento de todo trabalho ao longo dos últimos 15 anos como professor?

É poder compartilhar um pouco do que aprendi com outros colegas!

Nessa tarde, estou ministrando um curso de formação com professores da rede municipal, em um evento de formação pela SME. Quer ver o que rolou por la? 

A convite de minha colega de mestrado Ligia, ministrei a oficina de Astronomia no SEMINÁRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DIREITOS HUMANOS, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Durante as 4 horas de troca de experiências com outros colegas professores, pude compartilhar um pouco de minha experiência como docente de astronomia e ciências para alunos do ensino fundamental, prática que desenvolvo regularmente desde 2009, especialmente no Colégio Integral.

Separei para esta oficia um plano de aula que desenvolvo logo nas aulas iniciais de astronomia para as turmas do 5º ano: aprender a olhar para o céu. 

A Astronomia é uma ciência que intriga jovens de todas as idades. Foi assim comigo, cujo interesse por esta ciência iniciou-se bem antes do meu tempo de 5º ano, e é assim com cada nova turma de alunos que me deparo - incluo no conjunto os professores regentes que acompanham minhas aulas e eventualmente alguns pais que também participam das atividades.

Com o intuito de aproximar o Universo à realidade de meus "pequenos astrônomos" (como eu os chamo), desenvolvi a atividade "APOD no ensino fundamental" a partir de uma proposta que meu professor do mestrado Mário Sérgio desenvolveu conosco (a quem novamente agradeço pela motivação!). Como atualmente aprender a admirar o céu nas grandes cidades é um grande desafio devido a poluição luminosa, nada mais adequado do que utilizar a tecnologia que dispomos para dirimir este "problema"...

Sendo assim, elaborei um roteiro a ser preenchido de forma totalmente digital por meus alunos durante 3 aulas no laboratório de informática, a partir da análise do site Foto Astronômica do Dia (Astronomic Picture Of the Day - APOD) da NASA. O intuito desta atividade é revelar em imagens reais o que existe ao nosso redor, apropriar-se dos conceitos astronômicos e da linguagem científica apresentada, e identificar no céu a posição destes astros - para isso, utilizamos alguns aplicativos de celular, que já falei em outra publicação.

https://drive.google.com/file/d/1oplcVsugGC2o600veIXgcX06AZwzr2LI/view?usp=sharingÉ importante lembrar que esta atividade foi apresentada na modalidade de painel no V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, realizada em 2018 em Londrina. Clique na imagem ao lado para abrir um resumo dessa atividade. Na ocasião, pude conhecer pessoalmente alguns dos "astros" que norteiam as pesquisas em Educação em Astronomia  e compartilhar este e outros trabalhos que apresentei (foram 4 ao todo - clique aqui para saber mais sobre este evento).

Algumas fotos dessa tarde:
 

Espero que com estas informações estes (jovens) aprendizes possam cultivar o gosto pela Astronomia e compartilhar suas impressões ao ficar olhando para o céu...


P.S.: fiquem a vontade em utilizar esta atividade em suas práticas de aula! Peço apenas que me tragam feedbacks através do campo de comentários abaixo para poder sempre aprender com vocês e aprimorar o processo de aprendizagem de nossos alunos...

4 comentários:

  1. As imagens são surpreendentes.

    ResponderExcluir
  2. A Aula do professor Fábio é simplesmente encantadora, motivacional para nós professores, pois saí totalmente do quadro negro para a tecnologia. Eu amei!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos professores que registraram suas impressões sobre o curso!
    Espero em breve ter outros registros a respeito desta atividade!

    Valeu pessoal

    ResponderExcluir
  4. Prof, fiz uma formação contigo e fiquei impressionada com tanta didática e conhecimento. Muito obrigada por contribuir com minha formação e trabalho pedagógico. Você é sensacional!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.