Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Para aprender brincando - Astronomia

Ja imaginou aprender conteúdos de diversas áreas da ciência por meio de video games?

É com esse intuito que divulgo uma lista de jogos que podem explorar e potencializar o aprendizado de astronomia de forma lúdica.

Que tal experimentar essa forma de aprender brincando?

Sempre fui adepto dessa forma de pensar, pois sou fruto de práticas construtivistas, modelo educacional "da moda" ao longo dos anos 90...

É nesse espírito que compartilho uma relação de games que podem ser explorados por educadores de diversas áreas para estimular a aprendizagem (presencial, remota, individual, colaborativa...) dos temas trabalhados em sala. Eu faço isso com meus alunos de diversas etapas e colho sempre bons resultados!

Minha lista segue com games de Exploração Espacial, química, física, biologia, programação, robótica... enfim, da para aprender muuuuito brincando!

Nessa publicação divulgo alguns games para ASTRONOMIA:



UNIVERSE SANDBOX
Esse é um simulador de universo muito fiel à realidade, pois incorpora propriedades e leis físicas que permite ao usuário explorar o sistema solar da forma que quiser!
Faça viagens aos planetas e veja como eventos reais impactam nos objetos celestes. Gosto muito dele pois permite responder aquelas perguntas "hipotéticas" que meus pequenos astrônomos sempre fazer (do tipo "  E SE o SOl explodir, ou um asteroide cair na Terra, ou ... " coisas assim...). Olha só:



Super recomendo utiliza-lo com a tecnologia de Realidade Virtual se você a tiver disponível!!! Conheça o game pelo site oficial ou pelo Steam.



PlanetariumVR
Esse é um pouco mas técnico mas é um ótimo exemplar de imersão integrado à realidade virtual.
Mostra o céu "projetado virtualmente" no ambiente você está, dá para ter a sensação que está em outro local, como num planetário, mas com a diferença de você controlar o que observa!  Vale conhecer e experimentar - link no Steam





SPACE MECHANICH
"O que você vai ser quando crescer?" Já pensou em ser um engenheiro espacial?? Experimente como é consertar naves, sondas, a estação espacial com esse game!
As tarefas do game foram inspiradas em  fatos reais, vivenciado pelos astronautas e agências espaciais. Muito legal!!! Acesse no Steam e confira. Veja como é o jogo pelo vídeo a seguir:




SURVIVING MARS
Vários de meus alunos sonham em colonizar outros planetas - o que sempre digo que em breve será realidade!
Enquanto a vida real não chega lá, dá para experimentar como é colonizar Marte com esse game, que explora os desafios de sustentar vida fora da Terra!
Super recomendo!  Link do Steam




THE MARS AGENDA
Se você for um explorador que não quer se perder em Marte, vale se preparar com esse game. Achei ele bem parecido ao filme Perdido em Marte, e o jogo é bem legal de se jogar... Crie um diário (AGENDA) com as tarefas que realizou e as dificuldades que encontrou para compartilhar com proximos exploradores..
Acesse a página no Steam para saber mais.



ROVER MECHACNIC
Esse também segue a linha da engenharia espacial, e os gráficos são surpreendentes! Dá quase para sentir segurando as peças de verdade rsrssrs
Esse game vai te ensinar tudo o que você precisa saber para montar e consertar os hoovers que foram enviados a Marte - assim, quando você chegar ao planeta vermelho, já sabera como operar o equipamento e fazer reparos... Saiba mais pela página do  Steam




LUNAR ROVER
Para aqueles que preferem explorar "as redondezas", esse é um game que que permite controlar o roover lunar, aquele "carrinho" que os astronautas usaram nas missões Apollo para poder andar pela Lua...
Dá para andar por toda a Lua, e conhecer em detalhes os locais de pouso das missões de diversas agências espaciais. Acesse a página do Steam para conhecer os detalhes desse jogo.




APOLLO LUNAR MISSION
Outra excelente experiência em realidade virtual que permite ao jogador explorar a Lua e reviver os detalhes das missões Apollo.
Muito legal a interface e o controle em realidade virtual!! Recomendo! No Steam..




MARS HORIZON
Quer saber como é controlar o lançamento de foguetes que levam as sondas e astronautas para o espaço? Então esse é o game certo - você controla uma grande agência espacial, que planeja e constroi bases e foguetes enviados para explorar o sistema solar em diversas missões - MUITO LEGAL!!!! Assista ao trailer do game e acesse a página do STEAM para saber mais.





LAUNCH PARTY
Seguindo nessa linha de base de controle, esse game mais técnico também permite controlar todos os detalhes de missões de exploração do espaço. Conheça no Steam. Ele permite jogar em rede com outros colaboradores, cada um exercendo uma função no controle da missão!




1000 DAYS TO SCAPE
E se a Terra estiver ameaçada e você é o chefe de uma agência espacial? Cabe a você bolar um plano de fuga do planeta e ir para outro lugar... esse é o tema desse game. Os graficos são mais simples mas é bem interessante a temática: o que levar? Quem levar? Bem parecido com algumas séries... Saiba mais no Steam  ou no site oficial.





E ai: já conhecia algum deles ou já jogou? Escreve ai seu comentário para eu saber sua opinião. Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.