Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Matéria X Antimatéria

A busca pela compreensão das forças fundamentais que cria nosso universo está começando a trazer novos indícios de como a estrutura da matéria se comporta. Ano passado o Grande Acelerador de Protons (LHC) foi inaugurado, gerando muitas especulações sobre uma possível catástrofre que colocaria a vida do planeta inteiro em risco ("Maquina do fim do mundo", como foi veiculado pela imprensa).
Informações desse nível ocorrem devido a falta de conhecimento das pessoas e da mídia, que distorce - e muito - os resultados dos trabalhos científicos. Por isso trabalhos de divulgação científica são cruciais para desmistificar tais situações. Destaco nesse campo 3 são grandes cientistas que me inspiro constantemente os astrônomos Carl Sagan (a partir dos anos 70) e Marcelo Gleiser (brasileiro), e Miguel Nicolelis (neurocientista).


Para ilustrar o que digo, a figura acima é uma imagem gerada a partir do resultado da colisão de átomos - cada curva tem uma quantidade de energia (uma quantidade de movimento) própria que os físicos medem e interpretam. O resultado dessa analise pode revelar as condições de como esse fenômeno ocorreu e por sua vez, permitir a busca de fenômenos similares em escala real.  Imagens assim você não assiste na TV e por isso a população não se acostuma com esse tipo de postura e conhecimento...

O fato é que o LHC é a máquina mais moderna do mundo,  que envolve a colaboração de cérebros de muitos países, e é uma ferramenta fantástica para explorar e conhecer a natureza. - conheça um pouco mais sobre ele nesse link do Portal G1 Ciência (Globo)
Essa semana, o portal Terra publicou uma notícia sobre essa deslumbrante possibilidade.
Para ver como a ciência não tem limites, acreditava-se até pouco tempo atrás que seria impossível e catastrofico estudar a antimatéria - essa semana o portal IG divulgou a notícia de que cientistas do CERN teriam conseguido produzir antimatéria estável, que foi analisada por mais de 15minutors!
A revista Veja tambem publicou uma reportagem sobre essa conquista - leia aqui.
Veja mais sobre esse fenômeno nesse post.

--*--

Penso que a responsabilidade de nós educadores é promover a discussão científica, das mais variadas áreas, desde cedo em sala de aula, permitindo principalmente a troca de informações, curiosidades e experiências entre nossos alunos (seja isso no espaço que for!).
Esse espaço é para permitir que as aspirações de nossos alunos, dos mais diferentes níveis de ensino, possam ser compartilhadas e discutidas por todos.
Por isso,  agradeço e incentivo a participação de meus pequenos!

A todos,  muito obrigado e sejam sempre bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.