Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Física na prática: quanto custa a Energia Elétrica em sua casa?

Sabe quando seus pais param na porta do banheiro e falam lá de fora "sai logo desse chuveiro, tá gastando muita água...". Em parte eles estão certo - voce deve realmente ser um consumidor consciente e economizar!  Contudo, eles só fazem isso porque os pais deles também faziam... quero dizer que poucos são aqueles que realmente  sabem quanto custa seu banho....

Se você quer saber como (contra)argumentar com isso, continue lendo esse post: veja como os conceitos físicos de Trabalho, Potência e Energia estão diretamente relacionados com isso - e com sua conta de energia elétrica!



Essa semana trabalhei com meus alunos da 8ª série os conceitos relacionados com  ENERGIA. Vimos que energia é algo que não tem uma defiinição exata. Contudo, conseguimos ter uma idéia do que ela seja quando a utilizamos.

Ao falarmos em energia, a primeira forma que vem a nossa cabeça é a energia Elétrica, da qual a civilização atual é altamente dependente.  Mas além dela, há várias outras formas de energia ,com o som, o calor, a luz, associada ao movimento, a posições,...
  
Na escola você aprende que "na natureza nada se cria, nada se perde - tudo se transforma" tanto em física (sob o ponto de vista da energia, pelas leis da Termodinâmica) quanto da química (com relação às massas, de acordo com a Lei de Lavoisier).

Como isso é possível? Que "mágica" é essa que a natureza faz para ser "ecologicamente correta"?
A resposta é simples: TRABALHO!  Sob o ponto de vista da física a natureza realiza um trabalho para poder converter energia de uma forma em outra.  Alias esta é a melhor definição de energia: dizemos que um corpo possui energia quando ele é capaz de realizar um trabalho.

Fisicamente, a palavra trabalho tem um significado muito simples:  um corpo realiza trabalho quando converte um tipo de enegia em outro - "sacou?!?!"

Muito bem: sabendo disso, inventamos aparelhos que ao realizar um trabalho, convertem energia  elétrica em outra forma. O rádio é um exemplo simples, que usa energia elétrica e por algum processo ("mágica??") a trasnforma em som e calor (sim o radio esquenta!). A lâmpada faz a mesma coisa, convertendo eletricidade em luz e calor.

Porem, esses trabalho nao sai de graça!  Pagamos às empresas de distruição de energia elétrica de acordo com a quantidade de energia que consumimos durante um certo tempo! Aqui no Paraná a COPEL é a responsável por isso e ela nos cobra mensalmente pelo nosso consumo energético. Entao, a tarefa de hoje é usar o simulador de consumo de energia elétrica, adicionando os aparelhos que voce possui em cada cômodo de sua casa!

Experimente e veja quanto cada aparelho consome  de energia e quanto voce paga por usar cada um deles durante o dia!   Depois diga ai o que achou. Se não conseguir usar abaixo, clique aqui e use o simulador direto da página da COPEL.


_

2 comentários:

  1. Adorei esse post, tudo a ver com o que estamos estudando no momento.
    As vezes não estamos conscientes em toda física ao nosso redor!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Helena!
    Fique atenta que em breve vou mostrar muitas outras coisas práticas relacionadas aos nossos estudos em sala!
    Participe sempre com seus comentários e duvidas!
    T+

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.