Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novye Hubble sputnikom

Sim! Hubble tem um novo companheiro (para quem não entendeu o título que está em russo...)  É o telescópio orbital Spektr R, ilustrado ao lado, que completou 1 mês em operação no espaço na última quinta, dia 18.

Os astrônomos já analisam seus dados. Aguardam ansiosos pelos segredos que sua lente de 10m de diâmetro e de alta definição podem revelar de cantinhos do universo que ainda pouco sabemos.  (só conto quais são se continuar lendo...)

O radiotelescópio Spektr R ((Спектр-Р)), conhecido como o Hubble russo, permitirá observações muito precisas do universo, prometendo revolucionar a cosmologia. Os cientistas poderão estudar o céu com a ajuda de um processo denominado interferometria, que permite uma resulução 10 mil vezes maior que a do telescópio espacial Hubble. Essa técnica (resumidamente) compara imagens de um objeto tiradas a partir de 2 pontos distintos no espaço. Veja ao lado um esquema dessa técnica e de sua órbita.

O Spektr-R tem uma massa de 3340 kg, e está numa órbita elíptica ao redor da Terra, cujo apogeu (posição de maior afastamento de nós) é de 390 000 km (quase a distância da Lua!), e perigeu (ponto mais próximo) é de 10 000 km. Curiosamente, cada site que pesquisei (dentre eles, russos, alemaes e americanos) dá uma valor diferente para esses números... mas a órbita é mais ou menos essa (vai passar bem perto as vezes!! espero que brilhante...). Só para comparar, a órbita do Hubble é mais comportada, e fica próxima dos 600km de altura da superfície.

O radiotelescópio Spektr R foi colocado em órbita na segunda-feira, a partir do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, pelo foguete Zenit 3F no dia 18/7/11. Ao lado a foto do lançamento. Essa foi a mesma base da qual nosso astronauta, Marcos Pontes, subiu ao espaço (vou falar em breve dele...)


O Espektr-R estudará, principalmente, os buracos negros, as estrelas de nêutrons na Via Láctea, os quasares, os pulsares e permanecerá em órbita no mínimo por cinco anos. Os dados coletados nesse período permitirá aos cientistas calcular, inclusive, a atual taxa de expansão do Universo e como ela é afetada pela energia escura.


Esse projeto é um esforço de várias nações pelo mundo e é também  chamado de Radio Astron. Ele vai trabalhar em conjunto com outros radiotelescópios na superfície do planeta permitindo assim cruzar dados e melhorar sua precisão. As observações resultantes serão muito nítidas, transmitindo detalhes sem precedentes de objetos muito distantes, como a galáxia M87, na constelação de virgem, que está a 60 milhões de anos-luz! (veja uma foto dela ao lado..)


Suas poderosas lentes captam emissões da ordem de radiofrequência e podem distinguir objetos separados por um ângulo de sete microarcossegundos!  (traduzindo grosseiramente: é como se pudesse ver e distinguir dois fios de cabelos juntos, a quilômetros de distância...)


Inicialente o radiotelescópio observará a Lua como parte de alguns testes, até começar seu programa de exploração do espaço profundo, dentro de três meses. O lançamento deste radiotelescópio é um grande acontecimento para o programa espacial russo, pois é o primeiro projeto russo de exploração das regiões mais remotas do espaço. Além disso ha anos que eles não tinham grandes projetos assim.

Quer saber mais sobre ele? então clique aqui (em inglês)ou aqui (em inglês).

Fique atento que em breve divulgarei algumas de suas grandes descobertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.