Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como é a vida na Estação Espacial - por Marcos Pontes

Como é viver no espaço? Essa deve ser a curiosidade de muitas pessoas, principalmente as que gostam de ficar olhando para o céu....

Nessa semana falei em aula que existe um laboratório científico criado em conjunto com vários países que está em órbita da Terra - é a Estação Espacial Internacional (ISS, em Inglês). Ao lado tem uma foto dela.


Descrevo nesse post como é viver num ambiente desse, onde nossos corpos se comportam de um jeito muito estranho, narrado pelo (até então) único astronauta brasileiro: Marcos Pontes.



Para termos uma idéia, observe o esquema abaixo: o tamanho da ISS equivale a um avião 747 (aquele 4 turbinas que pousa em Curitiba toda semana...). Tem uma área habitavel de 15 000 metros cúbicos (minha casa não chega a 200 metros cúbicos   rs ). Sua massa ("peso") é de 90 toneladas e está a uma órbita que varia de 350 a 380 km de altitude - frequentemente a encontramos olhando para o céu... é um ponto brilhante que cruza rapidamente o céu - em nossa primeira noite de observações ela passou 2 vezes bem em cima da escola! 

Ela completa uma volta na Terra a cada 15 min aproximadamente - pois é... viaja rápido mesmo! Veja ai como é o trajeto de uma de  suas órbitas (ela não passa sempre no mesmo lugar, e essa ilustração mostra uma das trajetória  das quais é visível daqui de Curitiba)

Uma estação orbital é muito importante por permitir experimentar situações que em nenhum outro local no planeta seria possível: é um ambiente "sem gravidade" (na verdade, com gravidade muito próxima de zero, chamada de microgravidade). Nessa situação, não sentimos a ação de nosso peso (força com que a Terra nos puxa) e por isso flutua-se.

Achei um video bem descontraido que mostra brevemente a rotina dos astronautas na estação - tem muitos detalhes de como é seu interior:



Em 2006 um brasileiro passou 1 semana por lá - foi o nosso primeiro astronauta, Marcos Pontes. Ele fez um vídeo mostrando como é o interior da estação e sua rotina por lá. Se você está se preparando para viver entre as estrelas, então deve assistir a esse relato:






Para meus pequenos astrônomos, veja só o que Marcos fala sobre sua infância e a vida no espaço:



Para essa jornada de Marcos Pontes foi lançado com a nave russa Souys, no lançamento TMA8 em 6/4/2006 na base russa de Baikonur, numa parceria com a NASA. (os russos não usam um ônibus espacial, mas um foguete muito poderoso). Assista ao vídeo desse lançamento:


Se quiser conhecer mais sobre o projeto Soyus, clique aqui.


Para saber mais sobre a missao de nosso astronauta, assista a essa reportagem especial do canal Gazeta de SP que celebra os 40 anos da chegada do homem a Lua - emocionante!




Por hora é isso. Em breve farei um post especial sobre nosso astronauta - acompanhe e não perca!

_

2 comentários:

  1. Ai fala que a ISS da a volta na terra em 15 min. mas na verdade é mais ou menos em 45 min.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo: de fato falei sim que a orbite levou 15 min... e isso acontece mesmo!
    A estação tem órbitas cujas trajetórias são diferentes, dependendo da mudança de rota que ela faz .
    Na nossa 1ª noite de observações, comprovamos esse tempo pois a estação passou pelo céu por tres vezes quase que extamente na mesma trajetória com um intervalo de 15 ou 20 minutos .
    Pessoalmente já vi outras órbitas "rapidas" assim aqui em Curitiba.
    Peço para que você se identifique para eu saber como explicar isso melhor a voce.
    Obrigado pela pergunta!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.