Foto de estrela cadente tirada por astronauta abordo da ISS
Essa foi a foto que o astronauta americano Ron Garan tirou de uma estrela cadente durante a chuva de meteoros que ocorreu no sábado dia 13. Garan é um dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e capturou o momento exato em que um meteoro atravessava a atmosfera da Terra.
Como já expliquei nesse outro post, todos os anos entre os meses de julho e agosto, a Terra passa por um rastro de poeira e detritos espaciais deixados pelo cometa Swift-Tittle que origina a chuva de meteoros Perseidas (revista Veja), conhecida há pelo menos 2 mil anos. Os objetos queimam quando enrtam em contato com a atmosfera do planeta, a mais de 250.000 quilômetros por hora! Os rastros de seu brilho são tão grande que conseguem ser vistos dois hemisférios terrestes, e enfeitando o céu.
Nesse ano a maior intensidade da chuva de meteoros ocorreu na madrugada de sexta para sábado (as 4hs esperava-se contar mais de 30 meteoritos por hora!). Apesar de competir com a luminosidade da Lua cheia, o fenômeno proporcionou imagens espetaculares ao redor do mundo.Porem, o espetáculo foi mais visível do hemisfério norte dessa vez.... acompanhe pelo mapa abaixo:
"Ouvir estrelas?"
SIM!!! Radares pelo mundo captam o som de objetos que adentram nossa atmosfera! Aqui tem o audio de um radar no Texas, que faz um "bip" sempre que capta algum objeto passando por ali. A transmissão é "ao vivo" (como narra o audio introdutório em inglês)... então, aumente o som e fique ouvindo - quem sabe você nao ouve alguma estrela cadente falando com você? - Clique aqui para ouvir
Se quiser ouvir os "bips" da chuva de meteoro do dia 13, - clique aqui
Quer mais?
Então veja algumas fotos pelo mundo, divulgadas pelo site SpaceWeather:
De John Chumak (Ohio US):
Ferenc, Dr. Földesi (Hungria)
Monika Gender Gyebnar (Hungria):
Tem mais fotos aqui.
Se quiser saber como é analisado os dados coletados pela chuva de meteoros pelo mundo, clique aqui (site SpaceWeather)
Se você tem fotos (ou pelo menos conseguiu ver a chuva de algum outro lugar do mundo), deixe seu comentário identificado ai...
obrigado!
Que legal tio, não tinha visto ainda.
ResponderExcluirBruno
Oi Bruno!! Obrigado por aparecer de novo!
ResponderExcluirFique esperto que em breve poderemos ver outras chuvas e 2 cometas que serão mais visíveis durante o mês de setembro!
Beijos pra voces!