Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 6 de maio de 2012

Que tal ser um... caçador de meteoros?

Isso não é brincadeira, muito menos de criança...Caçador de meteoros é uma atividade astronômica séria, que muitos astrônomos e amadores pelo mundo seguem com muito prazer!
 
Encontrar um meteoro quando estiver olhando para o céu é uma das sensações mais legais na astronomia! Claro que a olho nú é bem complicado pois são "relativamente" pequenos... Contudo, quando atingem nossa atmosfera deixam um rastro de luzes que facilmente é percebido. Nessas situações é comum os chamarmos de estrelas cadentes.
 
É dificil prever quando e onde algum meteoro "cairá"  lá de cima... sabia que um desses desavisadamente caiu ontem, dia 5/5?? SIM! Moradores da Califórnia ficaram eufóricos pois isso ocorreu em plena luz do dia! Olha a foto dele ai ao lado... Sabe quem  registrou? Uma moça que passeava com seu cão e avistou esse rastro pelo céu!

Por isso, fique mais atento quando estiver olhando para o céu quando sair por ai, de noite ou de dia!   Pois a caçada vai começar...


O que? tá achando que eu to inventando essa de "caçador de meteoros"? Então assista:



Antes de continuarmos, tenho que explicar uma coisa: a palavra meteoro não é o nome adequado para essas partículas que atingem o chão - na verdade devemos chama-los de meteoritos. SIM - há diferenças...


Como diria um amigo meu, "tecnicamente", meteoro não atinge o chão. Ele pode alcançar a atmosfera e se desintegrar enquanto a atravessa - por isso sao "pequenos" (menores que um carro ou uma moto...).  Todo meteoro que resiste a passagem pela atmosfera E atinge o chão são chamados de meteoritos - para isso, devem ser do tamanho de carros ou maiores. 

Por tanto, o que caiu na Califórnia ontem foi um meteorito e não um meteoro. Entendido isso, já pode ler a reportagem sobre o fato no portal do BBC Brasil  ou no jornal Folha de São Paulo.
Assista a  essa reportagem do BBC Brasil do dia 5 que relata o evento desse dia:



Desde o século 19 a corrida por essas pedras que caem do céu podem trazer grandes lucratividades para  quem as encontra: meteoros podem ser feitos de metais raros na Terra, como Ouro. uma pequena pedrinha como a da foto ao lado pode cobrir os gastos de uma universidade, como mostra a reportagem.
 
Em 2010 um meteorito caiu na cidade de Varre-Sai (RJ), a quase 400km do Rio de Janeiro. A prefeitura local queria pagar quase R$18mil pela pedra... leia  essa reportagem inusitada aqui.   Assista a reportágem da Record sobre esse fenômeno, que revela que ha mais de 19 anos não era registrado a queda de um meteorito no Brasil:


Apesar do aparente valor financeiro,  os meteoros possuem um valor astronômico muito maior: podem guardar em seu interior pistas sobre a origem da vida e da formação do sistema solar.  É por isso que a caçada por meteoritos ocorre pelo mundo todo e nos lugares mais inesperados .... Leia algumas reportagens para entender um pouco mais essa idéia:
Em nosso estado, na região de Coronel Vididas, uma cratera criada provavelmente por um meteorito ha milhões de anos foi "encontrada" (na verdade, reconhecida) e foi foco de estudos por vários profissionais, como geólogos, físicos e astrônomos. Assista a reportagem e entenda a importância de se estudar esses fenômenos:


Ano passao caiu um meteorito aqui em Curitiba! você não viu?? Então (re)veja lendo esse post: "Provável Meteorito caiu em Curitiba" (o pessoal da UFPR até me respondeu quando eu escrevi isso...)

Fragmentos espalhados são procurados por caçadores profissionais. (Foto: BBC)
Quer ser um caçador de meteoritos como os caras ao lado? Então você tem que ler esse artigo para saber como identificar um e que equipamento precisa. Existem várias classificações para eles, e nesse site está bem explicado como é isso. Porem, com uma câmera na mão já dá para colher as "Provas do crime" - veja esse artigo e saiba como prepara sua câmera.

IMPERDÍVEL: A revista Veja divulgou uma relação de 4 aplicativo para ver chuvas de meteoros. É uma ótimca dica para caçadores de todas as idades. Clique aqui para ler a reportagem.

É importante você saber uma coisa: existem épocas do ano que é mais provável encontrar meteoritos... dia 5 deste mês coincidiu com a época da conhecida chuva de meteoros de Aquários, devido a passagem do cometa Halley ha algum tempo atras que deixou seus rastros pelo caminho da órbita da Terra. Abaixo tem um esquema didático (que já expliquei em outros posts) para ilustrar quando ocorrem quedas de meteoritos. Para entender melhor esse fato veja os outros posts que já escrevi sobre os meteoros - clique aqui.


Acho que vale a pena mostrar (novamente) as datas quando passamos por rastros de alguns cometas, pois nesses encontros podem ocorrer chuvas de meteoros. Aqui tem um site que atualiza sempre essas prováveis datas.  Mas para ter uma idéia, o portal Cosmobrian oragizou todos os eventos em uma tabela anual. A próxima é em 20 de junho - fica esperto e anota na sua agenda então:







3 comentários:

  1. Um dia eu e meu amigo estávamos olhando o céu numa luneta, derrepente uma coisa brilhante passou rapidamente sobre nós, provavelmente foi um meteorito.Um dia vi num livro que a todo momento estão caindo meteoritos na terra!
    obrigado, Rafael 5 ano C.

    ResponderExcluir
  2. Cecília e Isabellesegunda-feira, 21 maio, 2012

    Fabio amamos o seu blog!!! Deixou um gostinho de quero mais. Toda noite vemos o cruzeiro do sul.

    ResponderExcluir
  3. óla tenho meteorito que encontrei na minha popriedade, fica em juazeiro da bahia ele tem 5 kg. esta sendo analizado pelo centro de pesquizas meteoriticas do rio de janeiro, quem tiver enterece em conhecer mas detalhes entra em contato pelo meu email...jo-camix@homail.com

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.