Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Primeira foto do espaço completa 66 anos!

A foto ao lado foi o primeiro registro de nosso planeta feito do espaço! Ela foi tirada em 24 de outubro de 1946, por uma câmerca acoplada a um foguete V2 (precursor da tecnologia de foguetes atuais).

Essa semana portanto, essa foto completa 66 anos!

De lá para cá a forma como olhamos para o céu mudou muito - e ainda bem!  Se compararmos a riqueza de detalhes que temos atualmente com o granulados da foto ao lado...bem, não tem comparação não é? Nosso conhecimeto sobre o cosmos nunca teria alcançado as distâncias "infinitas" que conseguimos ver hoje sem a evolução das técnicas da fotografia estelar e a evolução tecnológica que alcançamos.

Continue a leitura desse post para conhecer mais sobre esse momento histórico!



A primeira foto do espaço
A aniversariante da semana - a primeira tirada do espaço,  em 1946 - foi captada  quando um grupo de militares e cientistas da base de White Sands, no Novo México (EUA) , lançou uma câmera de filmagem de 35 mm (dessas que seu avô deveria ter em casa...)
acoplada a um foguete V-2  (para ser fiel aos registros históricos: o foguete V-2 era na verdade um míssil alemão, utilizado na 2ª Guerra Mundial. Os aliados tinham capturado um desses e o utilizaram para testes de lançamento e estudo... foi com esses estudos que os EUA conseguiram construir seus primeiros mísseis balísticos, precursosres de toda a tecnologia de foguetes que usam até hoje. Essa história, aliás, é um bom tema para um post futuro.... Ao lado uma foto do lançamento desse míssil durante os anos 1950).

A primeira foto do espaço foi tirada a pouco mais de 100km de altitude - o que já é considerado espaço. A câmera tirou dezenas de fotos e se espatifou ao voltar à superfície. O filme foi preservado, pois estava protegido em uma caixa de aço.  Achei um vídeo que fala sobre esse momento histórico - mesmo estando em inglês vale assistir:


(fonte: archive.org)

Para meus pequenos astrônomos que não sabem como era essa época, todos os registros eram feitos em preto e branco... Por isso, a primeira foto do espaço não exibia a coloração azulada do nosso planeta.  Mas ela serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de tecnologias que nos proporcionam até hoje extraordinárias imagens da Terra e de outros planetas e astros.

O portal Terra divulgou uma notícia sobre essa data marcante para a astrofotografia - clique aqui para ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.