Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Achado planeta extrasolar mais próximo de nós - em Alpha Centauri

Na semana passada a notícia de que foi encontrado um planeta com caracterísiticas semelhantes a Terra, orbitando a estrela mais próxima de nós, foi de arrepiar!

Não apenas pela possibilidade de poder abrigar vida, mas também pela ficção (poder) virar realidade - em algum futuro próximo.

Encontrar estrelas com outros planetas não é tarefa fácil... 
Achar uma estrela com planetas como a Terra, é algo mais dificil ainda....

Detalhe: alpha centauri é um sistema com três estrelas! Portanto, esse planeta encontrado possui três sóis! Ao lado está uma ilustração de como pode parecer esse mundo.

Quer saber por que decidi escrever sobre isso?

Um planeta extrasolar é aquele que orbita qualquer outra estrela que não seja o Sol. Vários planetas desses já são conhecidos, alguns deles muito parecidos com a Terra. Porém, a maioria
está muito longe de nós.

Na semana passada, a notícia de que um planeta com características semelhantes à Terra que foi encontrado orbitando a estrela mais próximo de nós chamou muito minha atenção por vários motivos que relato nesse post.  Se voce não soube dessa notícia, recomendo comecar pela leitura dela. Ai estão os links, veiculados pelo jornal Estadao, pelo portal Terra, na revista Veja e pelo portal Space.

O que chamou minha atenção
Quando as li recordei-me de um jogo de estratégia que jogava (com frequência até pouco tempo atrás...): CIVILIZATION, do visionário Cid Meier. (só para constar, sou fã da primeira versão apesar de ser dos anos 90... Ao lado tem uma imagem dela. Atualmente o jogo está na versão 7 e os gráficos são muito realistas!). O objetivo do jogo é desenvolver sua civilização num mundo habitado por outros povos, em busca da hegemonia e do controle do mundo que habita. Para sua civilização crescer e desenvolver-se, é preciso pesquisar novas tecnolgias, que vão desde a era do bronze a bomba nuclear e satélites... É possivel ainda compartilhar tecnolocias com outras civilizações atraves da diplomacia, e não apenas com a guerra como na maioria dos jogos.

Apesar de existir outros jogos mais famosos desse tipo, como Warcraft ou Simcity, esse jogo é fascinante pelas explicações (didáticas) do que significa cada aprendizado tecnológico que alcança. Aliás ele foi precursos desses tipos de jogos de civilizações e mundos... para conhecer mais sobre esse e os outros vários jogos desse tipo,  recomendo acessar o link da empresa Sidmeier (ou pelo wikipedia para conhecer os detalhes dessa história - o link em inglês está mais completo - clique aqui para ver).

A reportagem
Bem, nesse momento voce pode esta pensando que existem vários jogos assim - de fato! Porem, a relação desse jogo com essa reportagem é justamente o que acontece na última fase do jogo, quando as civilizações alcançam um nível de desenvolvento em que são capazes de construir naves espaciais! E sabe para onde eles partem? (dá para adivihar??) Justamente para a estrela mais próxima de nós - o sistema Alpha Centauri, localizado a de 4,4 anos luz daqui.
Outra coincidência da ficção que vira realidade! Meier fez um jogo como continuação de Civilization chamado "Alpha Centauri - o Futuro da Humanidade", onde humanos realmente chegaram a estrela mais próxima de nós apos (no mínimo) 20 anos de viagem. Vale a pena conhecer - clique aqui para conhecer os detalhes desse jogo.

Apesar de aparecer como um único ponto brilhante no céu, bem próximo do Cruzeiro do Sul, a estrela que classificamos com a mais brilhante (e por isso Alfa) da constelação do Centauro é na verdade um sistema  triplo: a estrela A e B, separadas por uma distância 23 vezes maior que a distância da Terra ao Sol, são um pouco maiores que o nosso Sol, e orbitam um centro em comum. A dança entre essas duas estrelas leva cerca de 80 anos para se completar uma volta (órbita).  Ha cerca de 10 anos, descobrimos que havia uma terceira estrela, bem menor, que orbitava essas duas. Foi batizada de Proxima Centauri. Abaixo está ilustração comparativa entre delas.  
 Achei um post bem interessante que revela todos os detalhes dessas estrelas - clique aqui para saber mais sobre elas.

Olhando para o céu não conseguimos ver as três estrelas... por estarem muito longe de nós, apenas as percebemos como um pontinho (bem brilhante) pairando pertinho do Cruzeiro do Sul:

Ligando os pontos, é assim que vemos o centauro nessa região do céu:

(se voce ainda nao conseguiu ver o centauro, ai vai...)

Ai estão as estrelas mais visíveis dessas duas constelações. No centauro encontramos até agromerados e nebulosas, que são muito bonitos de observarem a olho nú - mas com binóculos são bem mas fácies de serem vistos...



Um planeta com três sóis!
Essa notícia, veiculada na semana passada, é importante pois é o primeiro sistema planetário registrado que possue 3 sóis! Você já se imaginou viver num mundo desse? pois veja a foto ao lado como isso se pareceria... Seria sempre quente com tanto calor irradiado por 3 estrelas diferentes!

Desde o século 19, os astrônomos especulam sobre a existência de planetas em órbita destes corpos, mas nunca foram capazes de encontrar nada - até agora.

O astro foi detectado pelos astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO), com a ajuda de instrumentos instalados no Observatório de La Silla, no Chile. "Este é o primeiro planeta com massa semelhante à Terra encontrado em torno de uma estrela como o Sol. A sua órbita encontra-se muito próxima da estrela e, por isso, o planeta deve ser demasiado quente para poder ter vida tal como a conhecemos," acrescenta Stéphane Udry, astrônomo do Observatório de Genebra, e um dos coautores do artigo.

Veja no vídeo abaixo o caminho que separa a Terra do sistema estelar Alfa Centauri:


Loading player...

3 comentários:

  1. Também adorei esse post Fabio, muito interessan-te descobrirem um planeta semelhante a terra.

    Diego 5ºano B

    ResponderExcluir
  2. Parecido com a Terra, será que tem vida la???

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.