Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 28 de outubro de 2012

Um salto da estratosfera!

"Era como nadar sem tocar na água. Eu tinha muita pressão na minha cabeça, mas não senti que iria desmaiar. Senti que conseguia aguentar."
Essa foi a sensação descrita pelo austríaco Felix Baumgarten, que no último domingo, dia 14/10, quebrou o recorde de maior salto já realizado pelo homem. Sua façanha o expôs a condições extremas de pressão, clima e velocidade - e ainda bem que as centenas de câmeras que o acompanharam registraram seu grande sucesso!

Baumgarten quebrou vários records - de altura, velocidade (que superou a velocidade do som!), de um balão a levar uma pessoa para o céu, entre outros. 

Sua experiência marca o início de uma nova fase de exploração espacial: a dos "esportes radicais espaciais". 

Acredite: tem gente que já está fazendo uma "poupancinha" para poder em breve pular de paraquedas bem alto também...

Esse post é para você, que é um dos que já estão guardando suas moedas, ou simplesmente acha tudo isso uma grande maluquice!

É... realmente existe louco para tudo! Esse cara é a prova para os que (ainda) não acreditavam nisso!

Na semana passada o austríaco de 42 anos Felix Baumgarten provou que é possível superar limites - do corpo, da natureza e da mente!  Ele, que é claustrofóbio, manteve-se isolado numa capsula presa a um balão que o levou a 39km de altitude - isso é quase 3 vezes mais alto do que voam os aviões comerciais!  Abaixo está uma foto do ambiente na qual ele estava confinado por quase 3hs (duração do vôo até essa altitude).




Alcançar essa altitude foi apenas o primeiro record do dia. Essa foi a primeira vez que um balão desse tipo (meteorológico, cheio de hélio) levou uma pessoa para tão longe do chão (que alias, foi o 2º record - o de altitude para o ser humano). Abaixo está a foto externa da capsula, quando ela se aproximava do record anterior de altitude, que era de pouco mais de 30km. A imagem indica a altitude e o tempo de vôo, minutos antes dele se jogar lá de cima - e foi exatamente isso que ele fez...



Segue um comparativo que ilustra o tamanho do balão que ele usou:
(Fonte:   Guinnes World Record)


Ai está ele já fora da capsula, a 39km de altitude, segundos antes de seu salto.


Eis uma foto tirada de solo, registrando o 3º record do dia, com apenas 49 segundos após o salto: o de queda livre mais rápida da história. Mas sua velocidade aumentaria ainda mais...



Ele foi o primeiro ser humano a quebrar a barreira do som - e sem usar nenhum tipo de propulsor! Mais um record, após apenas 40s de salto - era o 4º do dia, . Em seu salto atingiu incriveis 1,24 march (1430 km/h). Essa é uma velocidade supersônica, que apenas alguns aviões militares conseguem superar. Nessa velocidade, ele comprime tanto o ar ao seu redor que seu corpo transforma-se numa espécie de "agulha" capaz de atravessar a barreira do som! Essa barreira é invisível, e está associdada a velocidade de propagação do som no ar (que é de 1224 km/h = 340m/s = velocidade march 1). A foto abaixo é uma montagem que mostra como seria esse momento.

O curioso desse momento é que quando ele foi indagado sobre a sensação de ultrapassar esse ponto, ele disse que nem percebeu pois seu traje o protegeu de todas as forças envolvidas a esse instante. Em suas palavras "hard to describe because you don't feel it" ("é difícil de descrever pois você não sente essa barreira").

Existem várias fotos tiradas do solo de aviões que superam a barreira do som (abaixo) com o mesmo cone de ar ao seu redor (que mais parece uma saia). No caso do salto, esse cone não foi visível pois ele estava muito longe do solo para registra-lo. Mas a foto ao lado mostra como alguem que estivesse do lado dele registraria o momento.  Será que haveria algum outro doido disposto a fazer esse registro??
 
Ao lado está uma foto de um avião de caça moderno no momento exato em que ele quebra a barreira do som - essa é uma foto real, não é uma montagem como na foto do maluco acima...

Além dessa saia em forma de cone, o mais significante indicador de que a barreira do som é quebrada é o forte estrondo que pode ser ouvido quando supera-se a velocidade de march 1 (a velocidade do som). 

 A primeira vez que viajamos tao rapido assim foi ha 65 anos atrás, quando o capitão da aeronáutica norte americana Charles Yeager fez seu o primeiro vôo supersônico da história com o avião X1. Esse momento está registrado na foto abaixo, pouco antes desse vôo histórico.






Antes de continuar, creio que seja o momento de assistir um vídeo sobre o salto:







Para entender as etapas (estágios) do salto

O salto teve várias fases. Abaixo esta um esquema que ilustra de forma bem completa todas as etapas. Está em inglês, mas é bem fácil de entender...  (para ajudar: divida a altura registra em pés, na esquerda, por 3 para ter a medida em m! Assim, 120 000 ft = 39 000m - 39 km !).

Apesar de tantos detalhes ele afirmou que "a vista era incrível, muito melhor do que eu imaginava".




Já na sala de conferências após o salto ele falou sobre a grandiosidade desse salto: "enquanto voce está lá, sentado no topo do mundo, você se torna tão  humilde. Você não pensa mais em quebrar recordes, nem em colher dados, ou nos ganhos científicos - a única coisa que você quer é voltar vivo e a salvo para o chão!".


(mais) alguns dados técnicos:

Sua queda livre lá de cima levou pouco mais de 3 minutos e 50 segundos.... Depois disso ele acionou o paraquedas e atingiu o solo quse 6 minutos depois.

O ponto no qual o salto ocorreu foi alem do que havia sido planejado. A 39km de altitude, ele estava bem no meio da camada de ozônio (que dá para ser percebida pela tênue linha azul-violeta como mostra a foto ao lado... Clique sobre a imagem para amplia-la).   Só para constar, a camada de ozônio estende-se dos 20km a 50km de altura (aproximadamente). Essa camada da atmosfera compõe o limite superior da estratosfera, e é uma camada de temperatura mais quente do que a parte antes dela - a temperatura externa na camada de ozônio é de aproximadamente - 20 ºC, e é "quente" assim devido ao processo de formação de ozônio... a camada entre os 10 km aos 20km é bem mais fria, próximo de - 60 ºC em média!

Como estava bem no meio da camada de ozônio, ele não estava totalmente protegido da radiação solar. Por isso a viseira do traje espacial precisou ser revestida com um material extremamente escuro para proteger os olhos e a pele do paraquedista. "Nessa altura, a quantidade de radiação não só o cegaria, como seria letal para o corpo humano", explica o professor Ricardo Hallak, também do departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP.

Nessa reportagem do site Extreme.com você pode encontrar todos os detalhes técnicos desse salto (em inglês) .

Sobre o traje


Baumgarten saltou com um traje espacial modificado e super reforçado. Ele, que é paraqueista militar, estava trabalhando na elaboração deste traje ha 5 anos com o auxilio de médicos e engenheiros. Esse traje foi projeto para suportar variações bruscas de temperatura, pressão e claro, atrito com o ar. As imagens abaixo mostram em detalhes todos as modificações desse traje. (está em inglês mas dá para entender ne?)






A próxima imagem mostra um comparativo de tamanho entre o traje e o balão.





(fonte: BBC)

Na equipe...

O diretor médico desse projeto, responsável especialmente pela saúde de Baumgartner foi Jonathan Clark, que já foi cirugião chefe da NASA (ao lado), e desempenhou por seis vezes a supervisão das tripulações espaciais. Clarck afirmou que durante os 5 anos de prepações, sua equipe estudou todos os possíveis efeitos físicos durante todas as etapas críticas da missão, especialmente no ponto em que o corpo de Baumgartner rompe a barreira do som e rapidamente desacelera para a velocidade subsónica, ao mesmo tempo que a atmosfera se torna mais espessa. Baumgartner irá acelerar do repouso até aproximadamente 1.125 Km/h em apenas 30 segundos, de acordo com os cálculos realizados.

Clark, que também é professor no Baylor College of Medicine, na Universidade do Texas, tem um gosto especial pelo desafio abraçado por Baumgartner. No inicio de sua carreira foi paraquedista das Forças Especiais norte-americanas. Totalmente apaixonado por segurança em aeronaves e naves espaciais, este profissional também integrou a equipa que investigou o acidente com a nave espacial Columbia, em 2003.  Fazia parte deste incidente sua esposa Laurel e desde então Clarck se dedica ao trabalho de melhorar as chances de sobrevivência de astronautas que se encontram em desastres simulares em alta altitudes.

“Vamos trazer Baumgartner de regresso à Terra são e salvo e depois iremos partilhar o que aprendermos sobre o equipamento, procedimentos e suas reações fisiológicas, para que outros possam voltar em segurança de programas espaciais públicos e privados em desenvolvimento.”


O que aprendemos com esse salto?

Além do prestigio de quebrar records, Baumgartner espera que essa missão contribua para o desenvolvimento das ciências médicas  (ao analisar como nosso corpo reage a situações extremas como essa) e do desenvolvimento de trajes de sobrevivência espacial. Ele disse: "O salto da estratosfera é uma oportunidade de coletar informações que podem contribuir para o desenvolvimento de medidas de salva-guarda para astronautas e pilotos - e também para os turistas espaciais de amamha".

A NASA já estava investindo nessa aplicação a um boommm tempo: as perdas humanas que ocorreram com o ônibus espacial Columbia e o Challenger poderiam talvez serem evitadas se os astrunautas que morreram nessas situações tivessem a oportunidade de "Pular fora" dos ônibus que explodiram.

Ao lado está um esboço de como esses trajes poderiam ser.


O retorno (financeiro)...

Esse austríaco de 42 já tinha ficado famoso por ter saltado de paraquedas de lugares como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Millau Viaduct (ponte mais alta do mundo, com 343 metros), no sul da França, e do 91º andar da torre Taipei 101, em Taiwan.  Todos esses saltos não foram autorizados e ele teve que escapar rapidamente após seu pouso para não ser preso....

O salto da estratosfera foi diferente: foi autorizado e melhor - patrocinado! Aqui está é o link do patrocinador oficial. Ha 5 anos (como falei) ele vinha preparando-se para esse feito. Além da pequena fortuna que já recebeu, esse salto trouxe muitas coisas boas associadas a imagem de Baumgarten. As especulações sobre como ganhar dinheiro associando-o com inúmeros produtos já começaram... Os norte-americanos são muito bons nisso! A foto abaixo, já em solo, nos dá uma impressão de como esse cara boa pinta, bonito, e detentor de vários records poderia ajudar a angariar mais lucros do que os tenis de basquete associados ao maior jogador de todos os tempos (Michael Jordan, claro!).

Equipes da BBC e da National Geographic estão fazendo um documentário sobre o salto no espaço de Baumgartner.

Consegue perceber o que sutilmente essa imagem nos passa?  (fonte: eonline.com)


Na Tv..
Destaco duas matérias que passaram na TV. A primeira é do Esporta Espetacular - clique aqui para ver.






(FOnte: Olhar Digital)


Após o Salto - aposentadoria!

"Me aposento oficialmente", Baumgartner disse durante um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que assistiu o salto ao vivo, e o chamou de "homem mais corajoso do mundo".

"Conversamos sobre o que eu consegui fazer e sobre meus projetos, sobre como inspirar os jovens e as mulheres", disse Baumgartner.  Ele está disposto a participar em alguma iniciativa das Nações Unidas e afirmou que está se preparando para virar piloto de helicóptero após a aposentadoria.

"Vou me dedicar ao serviço público para ajudar como piloto as pessoas em dificuldades nas montanhas ou como bombeiro", disse, antes de afirmar que trabalhará na Áustria, Suíça e Estados Unidos.



Reportagem completa
De todas as reportagens que assisti, recomendo a do Globo News - Ciência e Tecnologia, abaixo (caso não abra, clique no link direto).






Fontes pesquisadas para escrita deste post:
Revista Veja: "os perigos do salto de 39km"
Jornal Estadão: "Salto da estratosfera serviu de testes para traje espacial turístico"
Imagens do site Tecnobuffalo.com
Portal da BBC: Skydriver Felix Baumgartner breaks sound barrier
Revista Galileu: Meteoro humano planeja salto a mil metros de altura

P.S.: espero que esse post possa ilustrar aos meus alunos como se faz uma pesquisa...

Um comentário:

  1. Fabio, em um resumo eu e minha tia adoramos esse post. Nós queremos mais posts bem legais como este.

    Diego 5ºano B

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.