Aos sobreviventes do fim do mundo: esse é um momento de celebração! Pelo menos é isso que diz a mídia mundial ... ironicamente, claro! O mundo não acabou (ainda) e podemos ficar felizes pois podemos continuar acabando com ele!
Faço parte dos "com mais de trinta" e nesse breve período de vida já passei por alguns momentos de "esperar o fim do mundo"... Confesso que alguns deles foram responsáveis por direcionar minha curiosidade para as estrelas, levando-me a querer saber mais sobre astronomia!!
Em meio a tantas tolices por ai divulgadas (e como o mundo não acabou - rsrs) dediquei um tempinho para didaticamente falar sobre isso...
Essa foi uma das notícias de capa do jornal Gazeta do Povo, dessa sexta, dia 21. Mas assim como nos outros veículos de comunicação (pelo mundo), a reportagem tranquilizava as pessoas, pois não haviam indícios que indicassem o nosso fim.
A NASA recebeu milhares de perguntas sérias, de pessoas que estavam preocupadas com esse possível fim, e divulgou um vídeo falando sobre isso (assista abaixo). O vídeo explica que ocorreu um mal entendido com a tradução/interpretação do calendário Maia, que apontava o dia 21 como o fim do calendário - mas assim como qualquer outro calendário que se chega ao fim, um novo se inicia. Além disso, não há cometas, asteróides e nem planetas (incluindo um tal de "planeta X" ou Nibiru) em rota de colisão com a Terra. Se coisas assim fossem de fato ocorrer, muitos pelo mundo já teriam observado (para encontrar coisas assim é que devemos continuar Olhando para o céu!).
(fonte: jornal Gazeta do povo - "NASA divulga vídeo desconstruindo apocalipse maia")
Até o "filho do paaai" divulgou um vídeo para acalmar a população (mundial?) afirmando que o fim do mundo chegará, mas ninguem sabe quando (nem Ele?).
(fonte: Gazeta do Povo - Inri Cristo desmente o fim do mundo")
A Revista Veja também publicou uma reportagem interessante sobre o mundo que não acabou e o que devemos esperar pela frente - clique aqui para ler. Publicou também essa reportagem que fala sobre a "ciência" de prever o fim do mundo...
"O que você faria se só te restasse 1 dia?"
Essa música do músico Paulinho Moska foi ouvida em quase todos os meios durante esse último mês... Só para registra-la segue abaixo um clipe feito pelo Lenine (versão que mais gosto).
Dica didática: Essa é uma atividade bacana de se desenvolver ludicamente com nossos pequenos. Não tive tempo para desenvolve-la com meus pequenos astrônomos nesse ano, mas prometo que relatarei no ano que vem (já que o mundo não acabou) os resultados com minha próxima turma.
Vários sites sugeriam ótimas atividades para o útlimo dia na Terra... Se você não tinha nada para fazer no "fim do mundo", uma ótima programação teria sido essa:
Eu também perdi essa, mas quem foi, garantiu que foi "de outro mundo" - rsrsrsrs!!!!
Os outros "fins do mundo"
Essa euforia de "fim do mundo" se repete desde muito tempo... O jornal Gazeta do Povo divulgou nessa reportagem algumas datas ao longo da história que o fim foi esperado. Abaixo, cito um trecho dela:
(trecho de "O mundo acaba hoje", veiculado no jornal Gazeta do Povo, do dia 21/12/12).
1806 – A galinha profeta de Leeds: No início do século 19, uma galinha botou diversos ovos com a mensagem “Cristo está vindo” em Leeds, na Inglaterra. O suposto milagre foi entendido pelos moradores da região como o apocalipse. O caso não passava de uma farsa em que os ovos eram pintados.
1843 – Os milenaristas: No Massachusetts, o pastor William Miller previu, após estudar minuciosamente a Bíblia, que Jesus Cristo voltaria. O retorno do salvador seria seguido pelo Juízo Final – marcado para 1843. O religioso morreu em seis anos depois sem ver o mundo acabar.
1910 – Cauda do cometa Halley: Em 1881, astrônomos identificaram um gás mortal na cauda do cometa Halley – que passaria pela Terra em 1910. Os cientistas alertaram que não haveria perigo, mas mesmo assim o medo não desapareceu. Em Oklahoma, nos EUA, religiosos extremistas tentaram sacrificar uma virgem, mas foram impedidos pela polícia.
1982 – Previsão de Pat Robertson: Em 1980, o evangelista Pat Robertson disse em seu programa de televisão que o mundo acabaria em 1982. O alarme falso rendeu ao pregador midiático o prêmio Ig Nobel no ano passado, dado às descobertas furadas ou engraçadas da ciência.
1997 – Culto Heaven’s Gate: Após a passagem do cometa Hale-Bopp, em 1997, uma seita ufológica de San Diego, nos EUA, previu que o mundo como conhecemos iria acabar. A saída para escapar do processo de “reciclagem” do planeta, seria um suicídio coletivo, realizado em 26 de março do mesmo ano por 39 pessoas.
1999 – Previsão de Nostradamus: O profeta Michel de Nostradame intrigou pessoas por 400 anos com descrições do futuro. Na sua versão do fim do mundo, o céu iria cair com reino de terror sobre a terra em uma data interpretada por apocalípticos como agosto de 1999. Evidentemente, nada ocorreu na época.
2000 – Bug do milênio: Um defeito nos computadores notado no início dos anos 1970 deu margem para que as pessoas imaginassem que o fim do mundo seria em 1º de janeiro de 2000. Segundo as previsões, depois da data os computadores não distinguiriam os anos 1900 dos anos 2000. As apostas previam falha no fornecimento de energia e até um holocausto nuclear.
2012 – Arca da salvação: O ex-zelador Luís Pereira dos Santos reuniu cerca de 100 pessoas em Teresina, no Piauí, para esperar pelo fim do mundo neste ano. Em outubro, a polícia prendeu Santos em sua residência, junto com uma quantidade expressiva de veneno de rato. O caso está sob investigação.
(fim do trecho retirado da reportagem)
Até Nostradamus entrou no rolo: uma das suas famosas previsões (escritas no formato de quadras - "textos curtos de 4 linhas") previa: "da calma manhã, o fim virá quando o número de círculos do cavalo dançante chegar a 9". Recentemente, o mundo conheceu o tal "cavalo dançante" pelo coreano Psy (ai lado). Aliás, o nome de seu país, a Coreia do Sul, significa "terra da calma manhã"... Na manhã de sábado, a mídia divulgava que o número de visualizações alcançou 1.000.000.000 - os 9 círculos previstos!
Obsevando a coreografia e o conteúdo dessa dança, me pergunto se Nostradamus estava realmente errado com essa previsão ...
Nos tempos de escola...
Desde pequeno vivia "sempre alerta!" e me lembro que adorava ficar Olhando para o céu! Seja nas cidades onde morei, ou quando durante os acampamentos do grupo de escoteiros Cascavel, que participei dos 6 aos 11 anos.
Um período marcante de minha formação (científica) ocorreu dos 13 aos 17, no colégio Medianeira aqui em Curitiba. Lá tive oportunidade de estudar com o prof. João Carlos de Oliveira (o saudoso "Gugu", professor de matemática, amado e odiado por todos). Na época ele já era formado em matemática e cursava Física, na UFPR - já deu pra entender que ele foi uma grande influência em minhas escolhas ne?
Em 1994 me lembro dele ter preparado pela escola alguns telescópios para observarmos o eclipse solar daquele ano - foi o meu primeiro eclipse! Esse momento é muito especial pra mim... Na época também se falava sobre o fim do mundo e pessoas do mundo todo vieram para Foz do Iguaçú para observar o eclipse - encontrei uma reportagem que fala sobre essse evento:
Em 1994 me lembro dele ter preparado pela escola alguns telescópios para observarmos o eclipse solar daquele ano - foi o meu primeiro eclipse! Esse momento é muito especial pra mim... Na época também se falava sobre o fim do mundo e pessoas do mundo todo vieram para Foz do Iguaçú para observar o eclipse - encontrei uma reportagem que fala sobre essse evento:
(Fonte: Bom dia Parana)
Esse evento me marcou tanto que logo comecei a estudar astronomia. E como os malucos desse tipo facilmente se encontram, um dos meus colegas de turma - Rodrigo Caron - me ajudou muito a dar os primeiros passos. Não é tão frequente quanto eu gostaria, mas eventualmente o encontro pelas ruas do bairro. FORTE ABRAÇO meu velho!!
Observação didática: em cada momento que passo com meus pequenos, espero profundamente poder propicia-los marcas como essas...o que aprendemos nos tempos de escola levamos para a vida toda, certo?
Logo depois desse período, em meu segundo ano do curso de física em 1999, vivi o meu 2º "fim do mundo". A RPCTV que celebra seus 30 anos está relembrando algumas reportagens da época, e ai vai a de 99:
Observação didática: em cada momento que passo com meus pequenos, espero profundamente poder propicia-los marcas como essas...o que aprendemos nos tempos de escola levamos para a vida toda, certo?
Logo depois desse período, em meu segundo ano do curso de física em 1999, vivi o meu 2º "fim do mundo". A RPCTV que celebra seus 30 anos está relembrando algumas reportagens da época, e ai vai a de 99:
E passei por mais esse, achando que seria o último. Mas ai veio o ano 2000 e o tal bug do milênio. Até esse ano, esse tinha sido o meu último "fim de mundo" que sobrevivi. Porem, espalharam-se pelo mundo rumores de que toda a tecnologia controlada por computadores iriam pifar... o caos foi instaurado pelo mundo: satélites iriam despencar, ninguem poderia comprar mais nada com cartões, o mundo estava tenso! (pra não dizerem que estou louco, se alguem mais lembrar disso deixa registrado ai seu comentário ta?).
Mas até agora, meus pequenos não tinham vivido situações assim. Durante o ano todo me perguntaram sobre o fim do mundo. Eu dizia a eles para ficarem calmos, que tudo isso era bobagem. E dizia ainda que eles eram os filhos do "novo mundo", sobreviventes (de certa forma) ao caos da virada do milênio - todos nasceram após 2001... E que apesar de tanta notícias como essas, não devemos acreditar em tudo que ouvimos e vemos... Aproveitava para justificar que esse era um bom motivo para estudar astronomia - e ciências em geral - pois todos precisamos criar a autonomia necessária para separar e avaliar as coisas que chegam até nós, e compreende-las corretamente para então decidirmos o que fazer (e não se deixar levar pelos outros...). "A astronomia cria humildade e caráter" - Carl Sagan.
"A cereja do bolo: Busão do Novo Mundo"
Para encerrar, achei essa genial: nós curitibanos somos privilegiados, pois temos uma linha de ônibus frequente para o "novo mundo", que é o nome de um dos bairros da cidade! Um grupo de malucos local fizeram uma bem bolada e humorada brincadeira para escaparem do fim do mundo: todos se reuniram na praça Rui Barbosa e com cartazes convidavam as pessoas para embarcarem na linha 666 (número oficial da linha, cujo número remete-se ao fim do mundo... que ironia do destino ein!), rumo ao Novo mundo, numa alusão a uma eventual "arca de Noé". Leia a reportagem. Ao lado, a foto do publicitário Artur Lipori. "A coincidência do número da linha com seu nome foi a cereja do bolo para esse dia, ai que a gente decidiu que tinha que fazer a viagem mesmo", afirmou.
Já que o mundo não acabou (ainda bem!) desejo um natal com muita alegria e harmonia, e que 2013 seja repleto de conquistas e realizações para todos!
Fontes desse post: Portal Tecnomundo, Jornal Gazeta do Povo, RPCTV.
Acho que vai demora molhões de anos para acabar o mundo
ResponderExcluirfabio adorei todas as suas páginas quando eu cresce quero ser um grande astronomo
ResponderExcluireu achi muito intereçante, mas... o mundo vai acabar mesmo (e se acontecer vai quando
ResponderExcluirbom que o mundo não acabou você sabe se ele vai acabar
ResponderExcluirAchei muito legal mas não tenho certeza do fim do mundo.Mas você tem certeza do fim do mundo? Ian 5A
ResponderExcluirGosto de entrar nesse blogue para aprender mais sobre astronomia.Como os outros planetas surgiram?
ResponderExcluirO fim do mundo e verdade?
ResponderExcluirPor que não tem mais anel na terra?
ResponderExcluir