Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 24 de março de 2013

Dia mundial da água 2013

2013 é o ano internacional da cooperação pela água. Por isso você verá a imagem ao lado em inúnmeros sites quando falarem sobre a água. Ele é o logo criado pela ONU para divulgar e ampliar os esforços feitos pelos vários cantos do mundo para preservar esse bem cada vez mais pecioso e escasso. (para saber mais sobre essas ações clique aqui - é uma ótima fonte de informações sobre o tema água pelo planeta).

Na sexta passada, dia 22/3, foi comemorado no mundo todo o dia internacional da água.  Destaco nesse post algumas reportagens que achei interessante, e que didaticamente podem trazer boas discussões.

Por isso, esse é um post com muitos links - vale a pena visita-los.
Na semana do Dia Mundial da Água, várias mídias divulgaram notícias sobre o tema.  Abaixo destaquei algumas que me chamaram a atenção.

Os ouvinte da BandNews FM Curitiba acompanhou reportagens especiais sobre a celebração do dia 22 de março. Para quem não acompanhou a rádio hoje, destaco abaixo série sobre os principais rios e mananciais de Curitiba e Região Metropolitana que a rádio veiculou durante a semana. Caso não consiga ouvir, acesse a pagina da rádio - clique aqui. Vale a pena ouvir e conhecer as condições de nossa cidade:
Rios do Paraná, com Guilherme Grandi:
Rio Iguaçu, com Marc Sousa: Rio Belém, com Amanda Menezes: Rio Barigui, com Ricardo Pereira: Aquíferos/Mananciais, com Guilherme Grandi:  


O jornal Odia fez um reportagem especial falando sobre o desperdício da agua. Clique aqui par ler. Abaixo uma montagem com parte dessa reportagem
  O Jornal Folha de São Paulo destaca os conflitos gerados pela seca em várias regiões de nosso país. Clique aqui para ler essa reportagem.  O Jornal Gazeta do Povo também divulgou uma reportagem especial nessa data destacando que mais da metade da população mundial não tem água de qualidade em casa. Clique aqui para ler essa reportagem.   O Portal IG  também destacou a falta de água pelo Brasil e os conflitos que isso gera.Destaca porem meios alternativos para viabilizar água potável em comunidades pequenas - além de um belo album de fotos comemorativas desse dia. Para ler essas reprotagens, clique aqui.  A prefeitura de Curitiba também desenvolveu ações para celebrar esse dia - o secretário Renato Lima  comandou uma ação de limpeza em alguns rios da capital. "O trabalho é contínuo, mas a ação simbólica que programamos neste dia visa chamar a atenção para o problema, aliando limpeza e educação para sustentabilidade”, explica Lima.. Clique aqui para saber mais sobre esse evento.  A revista InfoExame divulgou uma reportagem bem interessante decomo é possível reciclar a água, ilusrando os esforços da Petobrás nesse caminho. Clique aqui para ler essa reportagem.



E você: que atitudes adota para cuidar dos escassos recursos hidricos de nosso planeta?   P.S.:Se você achou estranho um blog de astronomia falando sobre água, talvez seja pelo fato de não conhecer essa história... Aguarde que em breve vou contar todos os detalhes dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.