Você sabe o que é aprender? Quer saber como você aprende? Como o seu cérebro aprende? E como ensina-lo a aprender cada vez mais?
Esse foi o tema de um dos programas Ciência e Tecnologia do canal Globonews desse mês. Divulgo esse episódio pois ele mostra o que a neurociência recomenda que educadores exercitem com seus alunos durante a vida escolar, e em especial, com os pequenos.
"O número de conexões cerebrais só se compara ao número de galáxias do céu" - foi o que Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro, referência mundial no assunto, disse durante sua entrevista ao programa. Ao lado uma ilustração com neurônios para reforçar o que ele fala...
Assista para pensar sobre o assunto, e compartilhar o que achou!
O programa que foi ao ar na 2a semana de abril mostra como os avanços da neurociência podem ser aplicados a formação das pessoas (e principalmente na idade escolar) para aprimorar a eficiência da aprendizagem.
Recomendo o vídeo não só para educadores, mas para pais e alunos, para que compreendam como nosso cérebro aprende sobre tudo (e com isso cresce e se fortalece) com os estímulos que recebemos do ambiente e de nossa família.
Durante o programa, fique atento aos tópicos que destaco abaixo:
- Estimular e oportunizar diferentes vivências contribuiu muito ao aprendizado - esse é o principal papel para todo educador;
- Imagniar e fazer algo não é diferente o aprendizado do cérebro;
- O sono é fundamental para o aprendizado;
- Atividade física estimula o cérebro a aprender;
- Só fazemos uma coisa de cada vez. Quem acha que faz tudo ao mesmo tempo se ilude!
- O cérebro não é multitarefa: ele alterna o foco das tarefas.
Se você gostou do tema, recomendo a leitura desse artigo do portal educar para crescer, do grupo Abril. Ainda, para ficar antenado nas inovações, complemento o tema do video acima com um outro programa: é do dono da ATARI (lembram??). Veja o que ele fala (e falava ha um bom tempo atras) sobre o uso de tecnologias - e ate oned isso pode(ria) chegar: A Gazeta do povo publicou duas reportagem sobre esse tema: a primeira é a defasagem entre o educador e o aluno e fico me perguntando até quando iremos correr atras dos micros (e os alunos, das canetas...) - clique aqui para ler A segunda (para continuar com o probléma) é a utilização de livros digitais. clique aqui apra ler. Aguardo comentários.... Fonte:Globonews, Globonews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.