Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Alunos do 6º ano enviarão satélite ao espaço!

Essa foi a notícia que acabei de ler e que despertou muito o meu interesse: alunos de uma escola estadual de Ubatuba, SP montaram um satélite e estão prestes a envia-lo para o espaço!

O projeto desses estudantes é o primeiro desenvolvido no mundo com jovens cientistas dessa idade. Foi iniciado ha 3 anos, quando eles estavam no 6ºano do ensino fundamental! 

Ao lado está a foto dessa turminha bem no inicio do projeto, publicada em 2011 pelo portal G1.

Hoje, já no 9º ano, estão indo ao Japão para participar do Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia Espacial, patrocinado pela Agência Espacial Japonesa.

Continue a leitura deste post para conhecer todos os detalhes desse projeto. Por hora, registro aqui MEUS PARABENS A ESSES JOVENS ASTROS DA CIÊNCIA BRASILEIRA! 


Em 2011, depois de ver um artigo em uma revista de ciências dizendo que era possível construir um satélite e mandá-lo para o espaço com cerca de R$ 14 mil, o professor de matemática Candido Osvaldo de Moura, da escola Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves em Ubatuba-SP, decidiu iniciar um projeto de construção de satélite com seus alunos do 6º ano.

Com o apoio da escola, o professor organizou o laboratório de ciências da escola para a construção do satélite UbatubaSat, de apenas 20cm de altura - dá para ver ele e toda a equipe envolvida na foto ao lado - o satélite está sobre a mesa, na mão do professor Candido.

E foi assim que nasceu o projeto UbatubaSat, que, de acordo com a empresa que vendeu o satélite, transformou os estudantes brasileiros nas pessoas mais jovens do mundo a terem se envolvido em um projeto espacial de verdade!

O objetivo do professor Cândido era despertar nos estudantes o interesse pelas áreas de tecnologia e ciências, e ajudar a suprir a carência de profissionais nessas áreas no Brasil.  "O projeto já é um sucesso" afirmou o professor, que conta hoje com mais de 120 alunos envolvidos, todos alunos da escola. Atualmente, o professor busca expandir a proposta para atingir novos pequenos cientistas, que já começaram a ser treinados. Vários estudantes que participam do projeto revelam interesse em seguir seus estudos nas áreas de engenharia e ciências como física e matemática. 

O projeto já influencia toda a cidade de Ubatuba. Para o prefeito Mauricio Maromizato, o projeto ajuda a disseminar a cultura na tecnologia em um região muito marcada apenas por atividades turísticas e pesqueiras, onde "a juventude nunca teve outros horizontes."

Assista a  reportagem veiculada   no canal BBC Brasil sobre essa turma:



O Portal Brazilian Space conseguiu uma entrevista exclusiva com o professor Cândido que conta os detalhes de todo o projeto. Foi em 2011, mas vale a pena ler. Clique aqui.

 
ATUALIZADO 
(9/6): O projeto foi o grande sucesso da feira no Japão. Ao lado está a foto com os alunos. Leia a reportagem veiculada na página da prefeitura de Ubatuba em 6/jun e veja algumas fotos do evento. clique aqui.


Detalhes técnicos:
O satélite batizado de  "Tancredo-1" é o primeiro que o projeto UbabutaSat já construiu. Há grande interesse dos alunos em participar da construção do "Tancredo-2", um segundo satélite, que seria lançado da própria cidade de Ubatuba.

Ao lado a foto do "Tancredo-1", com massa de 750g e menos de 20cm de comprimento, e é composto por cinco placas. A energia será garantida por células fotovoltaicas, que envolvem todo o cilindro (veja foto ao lado). Há ainda um espaço dentro do satélite que pode ser usado para pequenos experimentos científicos no espaço. “É como se a gente mandasse um robozinho nosso ao espaço”, brinca o professor.

O equipamento deve ficar alguns meses em órbita, girando a Terra a 310 quilômetros de altitude. A essa distância, o satélite não irá virar mais um entulho no espaço e deverá queimar na atmosfera ao ser atraído aos poucos pelo planeta. O lançamento inicial era para novembro de 2011, mas ainda não ocorreu. A equipe do projeto busca formas alternativas de lançamento, inclusive na própria cidade de Ubatuba.

Aqui está a página oficial do UbatubaSat. Acesse e acompanhe a história e evolução desse fabulosos projeto.



Fontes dessa publicação:
Portal G1, Escola Municipal Pres. Tancredo de Almeida Neves, BBCBrasil, Portal Terra, NASA  IG, Folha, Agência Espacial Brasileira, INPE

Um comentário:

  1. Oi Fábio, é o Léo do 9º ano A do Integral. Então, eu só queria postar aqui o link do vídeo de um "super" laser. Ah, não esqueça de levar os seus lasers para a aula.

    http://www.youtube.com/watch?v=4Rl3w8nG1kU

    P.S.: Amanhã te levo os livros sobre o Thomas Edison e sobre Newton (gostei muito, especialmente do Newton).Ainda estou fazendo ums ultimas anotações sobre aquele de mecânica, então posso entregar semana que vem? (na verdade, talvez consiga entregar na aula de sábado. Muito obrigado, e desculpe pela demora.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.