Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 4 de maio de 2013

Saturno é flagrado com mega furacão em ação!

Furacões, tornados, chuvas, granizo, vendaval... Eventos climáticos como esses são muito comuns por aqui - mas nosso planeta não é o único que sofre com eles. Sabia que em outros planetas esses fenômenos também ocorrem? 

A foto ao lado é de um mega furação registado em Saturno no final de abril. A foto é muito parecida com os fenomenos que temos em nosso planeta certo? Mas de um lado a outro, esse evento é maior que dois planetas Terra!!

Fenômenos climáticos como esse e de outros tipos foram registrados em quase todos os planetas de nosso sistema solar.. sendo assim, é muito provável que em outros mundos isso também ocorra, se tiverem as condições certas.

Escrevo esse post para falar sobre o clima no espaço, e divulgar como fenômenos assim podem ocorrer em nosso planeta e em outros...

Furacão em Saturno?
Saturno é o planeta desse mês (maio) como falei no post anterior. Nessa semana a NASA divulgou a notícia que registrou no final de abril um grande furacão em seu polo norte. Ele é tão grande que cabem dois planetas Terra dentro dele!  Abaixo está uma foto em alta resolução do evento:



As fotos foram tiradas pela sonda Cassini, que orbita o planeta ha 15 anos. Nelas estão registradas o olho do furacão, com cerca de 2 mil quilômetros de largura - aproximadamente 20 vezes maior que um fenômeno típico na Terra. O turbilhão nesse planeta também é mais forte que na Terra, com ventos em sua borda exterior chegando aos 530 quilômetros por hora.

Os astrônomos da missão checaram duas vezes os dados quando viram o vórtice registrados, porque eles se parecem muito com um furacão na Terra. Essa incrivel semelhança foi relatada em um comunicado do cientista Andrew Ingersoll, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos. "Mas ali está, em Saturno, em uma escala muito maior, e de alguma forma está permanecendo ativo mesmo com a pequena quantidade de vapor de água na atmosfera.", completou.

As imagens desse fenômemo foram registradas de 410 000 quilômetros de Saturno pela sonda Cassini, num angulo de 94º. Isso significa que cada pixel (ponto) que forma essa imagem possui na realidade 2 quilômetros! 

Assista ao vídeo divulgado pela NASA que registra o evento (ative a legenda que apesar de estar em inglês, pode ajuda-lo a atender a narração):


O que podemos aprender com esse evento?
Os dados captados pela sonda Cassini mostram nuvens finas e brilhantes viajando a 150 metros por segundo no limite externo do furacão, que se move dentro de um vórtice imenso e misterioso em formato de hexágono. Cientistas vão estudar o furacão para obter mais conhecimento sobre esse tipo de fenômeno na Terra, onde se alimenta da água quente dos oceanos. Apesar de não haver extensão de água nas proximidades dessas nuvens no topo da atmosfera de Saturno, aprender como o vapor de água é utilizado na formação de tempestades naquele planeta pode ajudar a entender melhor a geração e permanência de furacões terrestres.  Abaixo mais uma foto (em infravermelho) tirada desse evento:

Assim como os furacões terrestes, esse que foi registrado sobre o polo norte de Saturno possui um vortex com um olho central sem nuvens, e nas laterais, uma grande parede de nuvens altas em movimento espiral em torno do centro, no sentido horário - típicos dos formados no hemisfério norte.

Talvez a maior diferença seja o fato de que o furação saturniano é muito maior (claro!), e gira a uma velocidade muito alta (530 km/h). Pelos dados coletados desde 2004, quando a Cassini chegou por lá, estima-se que essa tormenda vem se formando a anos, e não se sabe quando irá acabar.... (foi em 2009 que a sonda registrou o inicio dessa formação). Além disso, essa formação está parada sobre o polo norte do planeta, e por isso nao se move como os eventos que ocorrem aqui na Terra. 

O Clima no Espaço
Outros planetas sofrem com eventos climáticos, peculiares de cada lugar.  Marte por exemplo é varrida por tempestades de areia que surgem e somem do nada... Io, uma das luas de Júpiter, sofre com terremos e erupções devido a atração gravitacional do planeta. Em Titã, lua de Saturno, chove etanol (o alcool que abasteçe seu carro...), Jupiter tem ventos muitos intensos e caóticos, que circundam o planeta em várias direções diferentes... Até o Sol sofre com fortes tempestades magneticas.


A astronomia tem uma área de estudos dedicada a compreensão desses fenômemos, chamada de climatologia espacial, e

Quer saber mais sobre as condições climaticas do espaço? Então assista ao programa "Clima no espaço", e saiba o que levar em sua mochila quando sair de férias pelo nosso sistema solar...



E ai: já sabe o que levar na sua mochila em uma viagem pelos planetas?
(preparem-se pois em breve iremos fazer a nossa!)


Fontes:  Portal terra, NASA, Earthsky


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.