Foi uma ótima coincidência encontrar essa entrevista justamente na semana em que meus pequenos astrônomos e eu fazemos uma viagem de exploração pelo sistema solar conhecendo a história do projeto Voyager (registrei parte dessa aula
nesse post).
Ed Stone é o chefe da missão das sondas Voyager, lançadas em 1977 rumo aos limites do sistema solar. Ao lado, ele com a sonda Voyager 1.
Ed esteve no Brasil no início desse mês para participar de um congresso internacional de astrofísica. Juntamente com outros grandes nomes da ciência, falou sobre suas pesquisas e o que podemos esperar da missão Voyager, que continuará ativa até 2025.
"É um marco histórico ter um objeto que, pela primeira vez, deixa a Terra para nunca mais voltar. E que vai fazer parte das estrelas, da Via Láctea para sempre", disse Ed ao jornalistas durante o congresso.
Enquanto a NASA processa as fotos da
Terra tirada de Saturno na semana passada (assim como a Voyager 2 fez pela primeira vez na história em 1996 ao passar por lá) escrevo para que possamos conhecer um pouco mais sobre a primeira missão de exploração do espaço profundo, contada por quem participou dela!