Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 12 de junho de 2011

Voyagers e a exploração do Sistema Solar

Nessa semana a aula de astronomia fará um retrospecto da viagem que fizemos pelo sistema solar. Vimos que atualmente nosso sistema é composto por 8 planetas, assim organizados :  
INTERNOS = Mercúrio, Vênus, Terra e Marte
(rochosos e menores)
EXTERNOS = Júpiter, Saturno, Urano e Netuno
(gasosos e maiores)


Alem deles, nosso sistema possui vários outros planetas Anões: Ceres (no cinturão de asteroides entre Marte e Jupiter), Plutão e Caronte, Éris e Sedna (no cinturão de Kuiper, que circunda o Sistema Solar). Abaixo tem uma montagem comparando seus tamanhos


Vimos durante as últimas aulas que nosso sistema solar é incrivel, tendo cada lugar seus "pontos turísticos" próprios e singulares - não há 2 lugares iguais em nosso sistema solar! Conhecemos um pouco desses lugares através da série "Guia de Viagens Interplanetárias", do canal NatGeo - reveja alguns dos episódios aqui.
(também no Youtube)

O Canal Terra disponibiliza alguns episódios da série O Universo, do Discovery Channel. Para conhecer mais sobre nosso cantinho no universo, recomendo assistir os episódios abaixo:


Sabemos ainda muito pouco sobre esses lugares pois não chegamos ainda a maioria deles (estão muito distantes de nós!). Marte é nosso visinho e por isso já o visitamos 6 vezes, 3 das quais pousamos sondas em sua superfície (uma delas é a SPIRIT, que falei nesse post outro dia).

Mas nossos pioneiros da exploração dos sistema solar exterior foram as sondas Pioner (10 e 11), lançadas em 1972 e as sondas Voyager (1 e 2), lançadas em 1978. Essas 4 sondas estão muito longe de casa, e nos enviaram imagens impressionantes de nossa casa. A NASA tem um site so para essas sondas, que é atualizado constantemente - clique aqui e conheça a história dessa exploração espacial.

(Ilustração da Pioneer 10, no fim do sistema solar)


No esquema abaixo, você pode ter uma idéia da posição dessas sondas durante a década de 1990.

O astrônomo Carl Sagan foi o cientista convidado  pela NASA nos anos 70 a participar desse audaciosos projeto.  A foto ao lado é da comemoração dos 15 anos de lançamento das voyager (1993).

A partir das imagens da sonda, Carl Sagan escreveu o livro "um pálido Ponto azul", no qual relata sua visão sobre nossa ignorância e insignificância perante o universo. A foto abaixo mostra a Terra e outros planetas registrada pela Voyager 1, a mais de 6 bilhões de km de casa,  logo depois de deixar o plano do sistema solar.

No  vídeo abaixo Sagan narra um trecho de seu livro e revela sua idéia de olhar para casa a partir dos olhoes da Voyager.  (seu livro foi muito importante na época por divulgar esses conhecimentos e cativar as pessoas para conhecer mais sobre o espaço - assim como esse vídeo, existem vários outros pela web, como esse, narrado pelo prórpio (em inglês), ou como nesse post, e nesse tributo feito para universidade de Kingston a Carl Sagan).

(assita esse video em português por esse link

As 4 sondas carregam um disco de ouro, no qual foram gravados imagens e sons da Terra (incluindo o choro de seu filho ainda pequeno, na foto ao lado), e um mapa intergalático (na foto abaixo, com Sagan nos anos 70 segurando-o). Esses materiais foram elaborados com a orientação de Sagan para que em algum momento futuro, uma civilização avançada, que também esteja procurando por vida na galáxia, possa nos encontrar. O mapa intergalático revela de onde vieram tais sondas. (clique na imagem e observe como ela é simples e ao mesmo tempo complexa).



Para saber mais sobre essa história, leia essa reportagem da Folha.

O portal IG também tem uma reportagem sobre as Voyagers, que alcançaram os limites de nosso sistema solar - leia a reportagem aqui. LEIA!!!!

Achei uma entrevista com Nick Sagan, filho de Carl, cuja voz (um chorinho de bebê) está gravada nesses discos - leia a matéria aqui (em inglês)

É fascinante vivermos nessa fase (inicial) de exploração espacial. Alias, deixo a dica de um filme sobre isso: "Cowboys do Espaço" , de Clint Eastwood- leia a sinopse desse filme aqui.  Outro filme muito legal sobre a exploração espacial é "Os Eleitos" (veja sua sinopse aqui). Ambos são fácies de achar em locadoras...


Termino esse post com uma frase de Jornada nas Estrelas (minha série preferida!):
"To boldly going where no man has gone before"
"Audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve"

6 comentários:

  1. muito legal.....so que o universo passa no hisstory channel n no discovery...

    ResponderExcluir
  2. É verdade... mas o canal History é um dos canais do Discovery Channel.

    ResponderExcluir
  3. Que pena Fabio que hoje voce esqueceu seu mouse wireless, com raio laser!!!Mas a aula continua divertida dessa vez fazendo um retrospecto da viagem que fizemos pelo sistema solar e também conhecendo nomes dos deuses gregos referentes aos planetas.Terra:Gaia.

    Abraços Luiza

    ResponderExcluir
  4. Eh isso ai Luiza!
    Fomos audaciosos nessa aula , não é?

    ResponderExcluir
  5. A Omega Centauri é o maior aglomerado globular no céu,assim como o mais brilhante, podendo mesmo ser observado a olho nú.Está a 17 mil de anos-luz de distância da Terra.Vocês sabiam disso???

    ResponderExcluir
  6. Nossa gostei muito viu bacana esse blog espero ver mais postagens assim!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.