Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fotos da Terra tiradas de Saturno e Mercúrio

Na sexta passada (19) a NASA direcionou as lentes de dois de seus satélites que orbitam outros mundos para fazer um registro histórico de nosso planeta. As poderosas lentes da Cassini que está em Saturno, e a Messenger que está em Mercúrio captaram a luz refletida de nosso planeta e fizeram fotos quase que simultâneas da Terra e da Lua. 

Ao lado está a melhor foto da minha opinião (clique sobre ela para amplia-la). Adivinha quem é aquele pontinho branco quase no centro da imagem....

Como falei detalhadamente na quinta dia 18, (clique aqui para ler) esse foi um evento histórico, e em mais de 50 anos de exploração espacial, foi apenas a 2ª vez que esse tipo de registro foi possível de ser  feito... Veja as fotos na continuação desse post.


A NASA havia programado fotografar a Terra vista de Saturno desde o início de março, pois já era sabido que Saturno passaria em frente do Sol, do ponto de vista da Cassini (ou se preferir, a Cassini em órbita do planeta ha mais de 9 anos, estaria numa trajetória que faria Saturno ocultar totalmente o Sol - un eclipse).  Nessa ocasião, os anéis do planeta estavam quase que totalmente iluminados pelo Sol e por isso foi possível registra-los em detalhes. Na foto abaixo, a Terra (pontinho em destaque na foto da esquerda) tem sua imagem ampliada e é possível ver a Lua. É uma visão muito interessante, pois nós daqui da Terra é que estamos acostumados a observar Saturno e sua maior lua (Titã): para quem nunca observou os planetas através de um telescópio (ou de um binóculos como o meu), digo que a visão é muito parecida com a da foto.



Abaixo em destaque o "close up" da Terra e de nossa Lua. Novamente, é dessa mesma forma que observamos alguns planetas e suas respectivas luas através de instrumentos apropriados:

O que supreendeu a todos foi que o satélite Messenger, em órbita do planeta Mercúrio, também registrou nosso planeta no mesmo instante! Foi uma excelente supresa! Esse foi momento histórico único - raramente conseguimos "tirar uma foto" da Terra vista de outros planetas, e nunca antes ela havia sido fotografada de dois planetas ao mesmo tempo! Para tornar a mostra das fotos mais dinâmica, compartilho abaixo um vídeo feito com algumas das fotos tiradas simultaneamente de Saturno e Mercúrio:


E ai: saimos bem nas fotos?


Fontes para essa publicação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.