Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sorria! Você foi fotografado - de Saturno!!

É nessa sexta, 19, que a sonda Cassini, em órbita de Saturno, voltará suas poderosas lentes para a Terra e fará algumas fotos de nosso planeta. O evento irá ocorrer entre as 19h27m e 19h42m (no horário de Brasilia).


Ao lado está uma simulação do que essa foto provavelmente irá registrar... Conseguem se ver no detalhe? (clique na imagem para amplia-la).

A NASA faz o convite a todos os habitantes do planeta para se prepararem e celebrarem esse registro histórico. Para isso reserve um momento em sua agenda nessa sexta para sair bem na foto: pare o que estiver fazendo, sorria e fique olhando para o céu  - essa não é uma simples foto... continue sua leitura para entender melhor esse fato.

Nada prova a beleza, a raridade e a fragilidade  de nosso planeta do que um retrato dele direto do espaço. As imagens da Terra realmente impressionam a todos por sua singularidade de tudo o que já vimos pelo universo...

Os primeiros  registros
As primeiras fotos de nosso planeta tiradas do espaço datam pouco depois da 2ª Guerra Mundial, uma década antes do inicio da corrida espacial. Ao lado, a primeira foto oficial do espaço, registrada em 24 de outubro de 1946 por um foguete de testes da NASA, o modelo alemão V2, a pouco mais de 100km de altutide, logo  acima da base de White Sandes, no Novo México (Estados Unidos).  Para saber mais detalhes dessa história  clique aqui (em inglês).  Como você pode conferir, ela não revelou muitos detalhes... também ha quase 70 anos a câmeras não tinham a qualidade que temos hoje ne?

A primeira foto colorida de nosso planeta por completo foi tirada anos mais tarde, direto da Lua, na missão Apolo 17, em 7 de dezembro de 1972. Com o Sol diretamente atrás dos tripulantes da missão, a Terra ficou  totalmente iluminada - ao lado a famosa imagem batizada de "Blue Marble" (o mármore azul). Talvez essa seja a foto mais conhecida de nosso planeta pois foi amplamente divulgada pelo mundo todo em vários meios diferentes - confira em seu livro de geografia pois provavelmente é essa a imagem que estará la! 


"Ao infinto e além..."

Na minha opinião, a foto ao lado é a mais memorável de nosso planeta tirada até hoje: ela foi registrada em 1990, quando a sonda Voyager 1 passou a 6,44 bilhões de quilômetros de Saturno. Na época, o astrônomo Carl Sagan teve a (simples e brilhante) ideia de direcionar as lentes do satélite para a Terra:  nessa foto ela não passa de um pálido ponto azul ("Pale Blue Dot"), como Carl Sagan comentou - aliás, esse foi o nome do livro lançado por esse grande astrônomo em 1995 que relatou a história das sondas Voyager 1 e 2, que recentemente alcançaram os limites do sistema solar após 40 anos de viagem pelo cosmos. eu recomendo a leitura!

Essa foi a primeira foto da Terra registrada de outro planeta - e a mais distante tirada até então. Foi marcante na história da astronomia pois pela primeira vez revelou a insignificância e a beleza de nosso pequeno e raro planeta.  No vídeo abaixo, Sagan narra um trecho de seu livro que resume muito bem esse momento histórico:





Terra e Saturno
O segundo retrato da Terra do espaço profundo também foi tirado de Saturno: foi em 2006, quando a sonda Cassini, que estava em órbita do planeta dos anéis ha 9 anos,  voltou suas lentes para nós.

Oportunidades de registrar a Terra do espaço profundo são raras e desafiadoras pois a luz do Sol pode cegar as lentes das câmeras (da mesma forma como acontece ao tirarmos uma foto apontando nossas câmeras diretamente para um ponto de luz). Assim como em 2006, nessa sexta 19  a sonda Cassini passará pela sombra de Saturno (eclipse total do Sol visto de Saturno), e a Terra estará numa posição que poderá sair na foto também, apesar de aparecer muito próxima do Sol do ponto de vista da sonda.

A NASA tentará transformar esse momento num evento pelas midias sociais, e pede às pessoas para enviarem fotos que tirarem do céu enquanto as lentes da Cassini  apontarem para nós. Dependendo da quantidade de fotos que receberem, um mosaico festivo será feito para marcar o momento. Ao lado está o logo para divulgar o evento.

Para colaborar com o evento é simples:  aponte suas lentes para o céu (como eu farei - veja minha dica abaixo) e divulgue suas fotos no Twitter ou Facebook - procure pelas  palavras   "wavearsaturn" nessas redes sociais e participe!

Se o céu estiver limpo, será bem fácil encontrar Saturno nesse horário (ente as 19h27m e 19h42m): ela é a estrela bem brilhante que estará bem alto no céu, logo acima de sua cabeça. Abaixo está um mapa do céu dessa noite (19), as 19h30m (clique para amplia-la):




Assim que as fotos forem publicadas, eu as divulgarei nesse post. Mas não espere conseguir se ver, ou sequer distinguir a Terra na foto... eu, você e a toda a vida inteligente (ou não) desse planeta não passará de um pequenino pontinho azul, como já salientou Carl Sagan no vídeo acima (assista se não viu!!!!).  O principal objetivo dessas fotos são o estudo dos anéis de Saturno, que estarão totalmente iluminados ("por trás", pelo ponto de vista da Cassini)  nessa rara oportunidade.

AGUARDE PARA VER AS FOTOS QUE DIVULGAREI NA SEMANA QUE VEM.


A Terra vista do espaço
Recentemente várias outras fotos e vídeos foram feitas de nosso planetas mais de perto, direto da estação espacial internacional (em torno de 600km acima da superfície). São belíssimas os detalhes revelados em HD pelas imagens. Deixo registrado abaixo um vídeo com uma compilação de alguns desses momentos... Vale a pena ficar atento as notícias da "Terra vista do espaço" que constantemente são divulgadas pela mídia...




Termino essa publicação divulgando um ótimo documentário de mesmo nome do NATGEO - assista! Você conhecerá um planeta totalmente diferente quando visto do espaço...






Fontes para esse publicação:
Portal Space, portal Space, USA Today, NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.