Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Apollo11: 45 anos do primeiro homem na Lua!

Comemora-se nessa semana os 45 anos que o primeiro homem pisou na Lua! O fato marcante ocorreu no dia 20 de julho de 1969. Infelizmente, eu não pude acompanhar esse momento, pois ainda não tinha nascido... e você: onde estava a 45 anos atras? 

Essa resposta não é um "teste de memória"... Compreender o impacto social dessa conquista tecnológica contribui para melhor entendermos o mundo que vivemos hoje. Sabia que você usa algumas das tecnologias desenvolvidas para funcionarem na Lua?

Escrevo esse post para relembrar o momento em que pisamos pela primeira em outro mundo, e mostrar como ela mudou o nosso!


20 de julho de 1969
Essa data marca a primeira alunissagem, o momento em que o primeiro ser humano colocou seus pés em outro mundo: Neil Armstrong, seguido por Buzz Aldrin, foram os primeiros a deixar suas pegadas por lá.  Naquela época as câmeras não eram tão avançadas como temos hoje, e por isso não temos imagens dos dois juntos na lua (pois alguem tinha que segurar a câmera para registrar a foto). Sabia que a tecnologia do temporizador da sua câmera foi na verdade inventada para resolver esse problema lunar?  A primeira câmera que tirava foto automaticamente foi levada a bordo da Apollo 15 para a Lua... Alta tecnologia para a época!

A viagem até a Lua durou 3 dias. Lançados ao espaço no dia 17 de julho de 1969, Armstrong e Aldrin já sabiam que seriam os responsáveis pela façanha. Para garantir a volta deles, Michael Collins ficou na nave de retorno, que ficou em órbita da Lua durante a estadia deles por lá. Ao lado, uma imagem do módulo de comando original, que foi e voltou do espaço. Ele está em exposição no Museu Aeroespacial de Washington (recomendo visitar!) - se você acha seu quarto apertado, olhe bem para essa nave: imagine passar um tempo preso em um lugar feito para 3 pessoas permanecerem sentadas...

Da decolagem, do Cabo Canaveral em 16/7/69, até a volta, em 24/7/1969,  foram 8 dias de missão - para quase uma década de estudos e pesquisas. O projeto Apollo é o ápice da pesquisa espacial norte americana, e foi desenvolvido depois de inúmeros testes e fracassos. Veja mais abaixo, em minhas recomendações didáticas, alguns links para conhecer mais detalhes desse e de outros projetos. 


O vídeo abaixo mostra um resumo da missão, do lançamento à volta para casa:




O Foguete  
O responsável por lançar o homem rumo à Lua foi o poderoso Saturno V. Construido especificamente para a missão Apollo, tinha mais de 110m de altura, e 10 m de diâmetro. Ela era basicamente um grande queimador de combustível. Feito em módulos reutilizáveis,tinha três partes: o módulo de comando (na ponta do foguete), a única parte que voltou à Terra; o módulo de serviço, que continha propulsor, sistema elétrico, oxigênio e água; e o módulo lunar, utilizado para pousar na Lua. Apesar de ser tripulada por três astronautas, a missão foi dividida de forma que Michael Collins permanecesse no módulo de comando, na órbita lunar, enquanto Buzz Aldrin e Neil Armstrong pousassem na Lua com o Módulo Lunar. Clique na imagem ao lado para ver os detalhes desse veículo.
  
O Saturno V foi utilizado em todas as missões Apollo, de 1967 a 1973. A ultima vez que o foguete Apollo foi utilizados foi em maio de 1973, quando levou para a orbita terrestre o primeiro laboratório espacial: o Skylab. Nenhum outro foguete já lançado é tão poderoso quando o Saturno V.  Atualmente, ele está em exposição no Centro Espacial Kennedy (pertinho da Disney!). Ao lado, uma foto dele no museu. Ainda sim, ele só foi capaz de nos levar até a Lua... para chegar a Marte ou além serão necessários foguetes ainda mais poderosos, como os recentes Ares II e V, utilizados para colocar telescópios em órbita.

   
Claro que eu não poderia contar essa história sem conhecer de perto seus detalhes... Ao lado, uma foto do meu Saturno V, que faz parte o meu kit lunar, que falei em outra publicação (clique aqui para saber mais sobre o kit completo). Assim como o real, ele desencaixa cada módulo do foguete. Eu o levo para minhas aulas e mostro aos meus pequenos como ele funcionava - eles (assim como eu!) adoram.

Alias, ai vai uma dica: um otimo presente para os pequenos curiosos de todas as idades são kits como esse! Existem vários modelos em lojas de brinquedos e aeromodelismo. O meu foi bem baratinho, e é muito didático! 

Comida de astronauta
A alimentação dos astronautas durante esse período foi um grande desafio a ser superado. Foi isso que meus pequenos entenderam durante a preparação da feira gastronômica da escola desse ano - quem não sabe como é a comida de astronauta, clique aqui para ver o que meus pequenos descobriram... Sabia que sua alimentação hoje tem muito do que foi desenvolvido para se comer no espaço? Veja o trabalho de meus pequenos e descubra você mesmo..

"Ao infinito e além"
A fama de chegar a Lua rendeu uma inesperada homenagem a um dos astronautas. Se por um lado a frase de Neil Armstrong ficou eternizada como um marco dessa façanha (cujo audio original disponibilizo abaixo), por outro é Edwin "Buzz" Aldrin que ficará na memória das crianças. O personagem de Toystorie Buzz Light Year foi inspirado na clássica foto de Buzz Aldrin em solo lunar. Mais uma vez, a conquista da Lua presente  de forma bem criativa na atualidade. 
O sempre risonho e divertido Buzz da vida real afirma que sente-se honrado com a homenagem, e que fica muito feliz por ser lembrado pelas crianças. Pela web é facil de encontrar fotos dele com o boneco. 
 
"One small step"
Como explicar a sensação de pisar em outro mundo? Como relatar a grandiosidade de tal feito! Eu não queria estar no lugar de Neil Armstrong, ao sair da nave, pisar o solo lunar e ainda ter que descrever a sensação. ... Pensando bem: EU QUERIA SIM!!! 

Divulgo abaixo o célebre momento no qual ele dá  um pequeno passo para um homem, mas que na verdade, representava um salto gigante para  a humanidade!  (clique abaixo para ouvi-lo).


Momento Histórico
 


Recomendações Didáticas
Contar uma história que aconteceu 'a tanto tempo' as vezes não parece tão emocionante como deveria... é por isso que sempre peço aos meus pequenos para fazer uma pesquisa com seus familiares (em geral, seus avós) para ouvir de outras pessoas essa história. Os relatos que chegam à sala de aula são bem legais - em algum momento prometo que divulgarei...

De qualquer forma, recomendo alguns conteúdos interessantes que encontrei por esse universo. Um deles é a série da  HBO chamada "Da Terra à Lua"  (From the Earth to the Moon), dirigida e produzida por Tom Hanks - clique aqui para ver(em ingles) - logo depois das filmagens de Apollo 13 (que também recomendo!).  Hanks ficou tão impressionado com todo o que aprendeu com o filme que decidiu contar mais detalhes dessa história em 11 episódios Ela é um relato bem completo de toda a preparação e dificuldades das missões Apollo, e ilustra a rotina que astronautas e equipe passaram para conseguir pousar na Lua.  

Ainda sobre a Apollo 13, recomendo o documentário do NatGeo "Situação Critica", disponível nesse link. 

O portal Space divulgou um infográfico muito legal que mostra em detalhes tudo sobre a missão - claro que é gigante! Mas recomendo muito - clique aqui para ver.  Nesse mesmo site é possível encontrar vários vídeos sobre cada momento da missão - acesse esse link para ver a cobertura completa feita pelo portal.

Por fim, indico também o registro didático do site Apolo11. Ele possui várias fotos sobre a preparação e as missões que levaram o homem até a Lua.  Clique aqui para ver .

  Se você também quiser fazer parte dessa história,  deixe seu comentário registrado nessa publicação!
 
Fontes:
Portal Space, Revista Veja, Terra, BBC, Nasa DailyMail

Um comentário:

  1. Gostamos muito desse post, porque explica detalhadamente a nossa super lua que ilumina todas nossas noites

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.