Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 20 de junho de 2015

Adolescente de 15 descobriu novo planeta!

Na foto ao lado está Tom Wagg, um adolescente inglês que aos 15 anos de idade descobriu um planeta que está a cerca de 1000 anos-luz distante da Terra!

Divulgo essa história aos meus pequenos astrônomos, para mais uma vez exemplificar duas frases que sempre digo a eles: "por que olhar para o céu não tem idade..."  e  "... quem sabe quando ou o que poderão descobrir simplesmente olhando para o céu?" 

Continue sua leitura para conhecer a história desse jovem astrônomo amador.


A descoberta
Foi em 2013, num estágio na universidade Keele, na Inglaterra, que durante suas observações do céu Wagg encontrou o planeta WASP-142b, um exoplaneta cuja existência levou dois anos para ser confirmada pela comunidade astronômica.

"Foi uma grande surpresa, pois nunca esperava por isso" afirmou o jovem. "Minha descoberta ocorreu logo no meu terceiro dia de trabalho, e me motivou muito para continuar meus estudos em física e astronomia", disse.

O planeta é do tamanho de Júpiter, e fica dentro da constelação de Hydra. A animação abaixo ilustra a localização deste astro.


A descoberta de Wagg, que atualmente está com 17 anos, ocorreu enquanto trabalha como estagiário em um projeto do governo britânico chamado Wide angle Search por Planet. O novo planeta é o 142º já identificado pelo projeto, e esse é o significado do número que batiza o astro.


Segundo a Universidade Keele e os centro de pesquisa que comprovaram a existência do planeta, Wagg é a pessoa mais jovem a descobrir um exoplaneta até hoje!

Já falei em outras publicações sobre jovens descobridores como Wagg - clique aqui para (re)ler essa publicações.

O Método.
Motivo meus pequenos a ficarem sempre olhando para o céu, mas é claro que uma descoberta como essa não ocorre dessa forma. Exoplanetas estão muito distantes e precisam de telescópios e um método de observação bem diferentes.



O adolescente encontrou o WAPS142b por meio de uma série de cálculos  e análises de dados obtidos a partir da observação do céu. Ao lado, concepção artística desse mundo distante. A instituição na qual ele estagiava usa uma série de aparelhos para monitorar o espaço, rastreando o brilha das estrelas. Wagg descobriu o planeta quando os instrumentos registraram uma leve oscilação no brilho de uma delas - esse foi o exato momento no qual o planeta que orbitava a estrela "passou na frente da estrela" (entre a estrela e o telescópio). 

Esse método é chamado de Ocultação, e é muito empregado em astronomia pois permite identificar várias características físicas do astro observado, como tamanho, tempo de órbita e até possíveis sinais de sua composição.

Meu amigo Felipe Ribas (o "senhor dos anéis") utiliza esse método em seus trabalhos, e foi através dele que fez sua descoberta histórica, ao identificar anéis ao redor de asteroides. (clique aqui para reler essa publicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.