Após alguns anos de atraso, o foguete mais potente atualmente foi lançado com sucesso!
Ele representa uma nova etapa da exploração espacial, pois foi totalmente desenvolvido com recursos privados - no caso pelo milionário Elon Musk, dono da empresa SpaceX, dentre outras.
A foto ao lado é um registro da carga que esta atualmente em órbita do Sol rumo à Marte... quer saber os detalhes dessa missão?
O carro é de verdade: um Roadster Tesla. É um carro elétrico funcional, que pertence ao milionário Elon Musk, visionário dono da empresa SpaceX e que financia uma nova era da exploração espacial.
O astronauta é na verdade um boneco vestido com uma roupa de astronauta também desenvolvida pela SpaceX.
Apesar de serem cargas bobas, falou Musk, é um marco histórico conseguir coloca-las em órbita, uma vez que existem é um desafio tecnológico construir um foguete capaz de realizar tal façanha.
O foguete, batizado de Falcon Heavy, possui 70 metros de altura e decolou às 15h45 locais (18h45 em Brasília) da plataforma LC-39A do Centro Espacial John F. Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), mesmo local de onde partiram os foguetes das missões Apolo com destino à Lua entre os anos de 1961 e 1972.
Milhares de pessoas assistiram o lançamento do local - claro que o não foi de graça: cada um pagou o equivalente a R$600,00 para estar lá (não é a toa que Elon Musk é milhonário!!).
Assista a um resumo do lançamento com as partes mais importantes relacionadas a essa missão.
Assista a um resumo do lançamento com as partes mais importantes relacionadas a essa missão.
FalconHeavy em números:
01 manequim vestido com roupa de astronauta foi enviado ao espaço, sentado no banco do motorista de 01 carro elétrico Tesla, empresa da qual Elon Musk também é dono. Ele espera que o lançamento seja capaz de colocar o veículo e o manequim em órbita de Marte. Apesar de ser uma carga sem relações espaciais, acredita que esse lançamento 'ingênuo' possa servir de motivação para futuros lançamentos de conteúdo científicos.
03 é o número de foguetes tipo Falcon9 utilizados nesse projeto. O FalconHeaby utiliza dois foguetes Falcon9 como primeiro estágio e um outro Falcon9 adaptado para acoplar a carga. Como esses foguetes são reutilizáveis, o custo do projeto cai muito - e por isso também serão 03 as expectativas de pouso após o uso do foguete. No lançamento desta terça, apenas dois deles retornaram com sucesso.
06 foguetes Falcon9 foram utilizados em lançamentos posteriores.
12 horas é o tempo de bateria que o carro Tesla possui. Não sei onde irão recarrega-lo no espaço...
Foram 21 vezes que os testes de lançamento dos foguetes Falcon9 retornaram e pousaram com sucesso em sua área de pouso ou em um navio drone.
Foram 21 vezes que os testes de lançamento dos foguetes Falcon9 retornaram e pousaram com sucesso em sua área de pouso ou em um navio drone.
27 queimadores Merlin foram utilizados para dar o empuxo necessário ao foguete.
LauchPad 39A é o local do lançamento, no centro Espacial Kennedy, na Flórida. Foi de lá que o foguete SaturnoV foi lançado pela primeira vez rumo à Lua em Julho de 1969.
64 toneladas é a capacidade de carga aproximada que o FalconHeavy é capaz de levar ao espaço, sendo o dobro de seu rival, o United Launch Alliance's Delta IV Heavy Booster, em desenvolvimento pela Boing.
70 metros de altura
2,2 mil toneladas é o impulso gerado pelo foguete, sendo por isso o mais potente veículo lançado ao espaço desde o Saturno V, responsável em levar o homem à Lua.
Ao vivo do Espaço
Finalizo essa publicação com imagens filmadas direto do carro elétrico em órbita:
Fonte:
Portal SPACE(Link1, link2
oi professor fabio,essa materia e muito interessante
ResponderExcluiringrivel nunca vi o mundo de verdade so em desenho,filme etc...mas ameiiiiii
ResponderExcluiradorei saber que um bilionário teve a ideia maluca de lançar um carro da própria empresa,eu sei que ele pode pegar um carro de lá(concessionária) mas era o carro dele,eu quero saber,qual era o propulsor do carro
ResponderExcluirOi Enzo.
ResponderExcluirobrigado pela pergunta!
O carro foi enviado DENTRO do foguete... apesar de ser um carro de verdade, com motor e tudo mais funcionando, não tem como ser utilizado no espaço ne ?? Nesse sentido, apesar de ser legal, é mais um lixo espacial vagando por ai...
Tomara que não caia em Marte e nem em outro lugar, pois ele nem foi desinfetado para ser mandado ao espaço!!!
e como ele saiu do foguete?
ExcluirEnzo
boa pergunta!
ExcluirO foguete é como um robo, pode ser programado para cumprir tarefas de forma autônoma... no caso do carro, ele foi programado para abrir o compartimento de carga e soltar o carro sem precisar que alguem aperte um botao a distancia...
O carro está preso em que? porque com certeza faz manobras de segurança e tudo mais.. ( eu acho )
ResponderExcluirOla Gustavo!
ExcluirO carro foi levado ao espaço preso no foguete, e foi simplesmente solto em direção à Marte... ele não tem motores espaciais então está vagando "livremente" por ai, como um asteroide, sentido o forte puxão do Sol... não como desviar de objetos ou mudar sua rota pois ele não é um avião...
valeu por sua pergunta!