Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 28 de julho de 2018

Simpósio Nacional de Educação em Astronomia

Essa é uma publicação diferente, na qual registro minha participação e impressões do evento que estive ao longo da última semana. 

Foi o SNEA, um encontro nacional de pesquisadores e professores que trabalham na área de astronomia.

É também um convite aos participantes a registrarem suas impressões sobre o evento, com o intuito de divulgar a relevância de se participar de discussões propiciadas por esses encontros.

Trabalhos

Ao longo desta última semana tive a oportunidade de participar do V SNEA na UEL em Londrina (23 a 27 de julho de 2018) apresentando 4 trabalhos voltado para a educação em astronomia, dentre eles, o blog "Olhando para o céu"!

O blog foi objeto de estudo para minha dissertação "Linguagem científica e aprendizagem significativa em abordagem de astronomia no ensino fundamental", defendida em julho de 2017 na UTFPR-Curitiba.Ambos estão disponíveis no repositório da biblioteca da universidade - mas estes são os links direto da dissertação e do estudo do blog para consultas (aceito críticas ta?).
Fiquei surpreso ao constatar que alguns dos presentes já conheciam o blog e em particular algumas publicações que serviram de referência à atividades para suas aulas. Por isso agradeço o estímulo que recebi!

Os outros dois trabalhos que apresentei foram relatos de atividades que desenvolvi com meus alunos. Um deles é o projetor caseiro (que publiquei aqui no blog em março) e o outro está relacionado com o estímulo de olhar para o céu a partir da análise de fotos do APOD, que foi um trabalhado que o prof. Mario Sergio aplicou com os alunos da disciplina Ciência e Arte ao longo do mestrado.

Segue fotos de minha participação:

Primeiro dia: trabalho referente ao APOD e
painel da minha dissertação (com o painel do blog ao fundo).

 Segundo dia: projetor caseiro (e blog ao fundo)

No terceiro dia do evento apresentei especificamente o painel do blog.

Contatos (e tietagem...)
Durante o evento tive contato com vários pesquisadores da área, dentre eles algumas das "referências" que eu e tantos outros utilizamos em nossos trabalhos. Destaco inicialmente meu agradecimento especial ao meu mais novo amigo Jorge Horvath do IAG/USP e meu orientador Marcos Florkzack, sempre interessado em metodologias e práticas que possam ser desenvolvidas em sala de aula. Como ele reforçou em alguns momentos: "são as pequenas coisas que mudam o mundo". Seguindo este ideal, agradeço novamente por todo incentivo e oportunidades que me propiciou!

Também tive a oportunidade de conversar com divulgadores de ciência que assim como eu possuem canais de divulgação (obviamente, em outro fator de  escala, e que são minhas referências para o blog). Sempre muito acessíveis, agradeço por terem compartilhado comigo dicas e dificuldades que permeiam a divulgação científica. 

Foi um prazer conhecer o prof. Gustavo Rojas, que é referência na divulgação de ciência e astronomia através de sua participação em diversos canais. Como o Jorge não parava de falar, tive que dar um pequeno corte nele para minha sessão de tietagem rsrsrsrs...

Também fiquei muito feliz ao conhecer o jornalista Salvador Nogueira, colunista do espaço  "Mensageiro Sideral" na Folha de São Paulo. Muito acessível, discutiu uma das grandes dificuldades que educadores e divulgadores tem ao fazer a transposição didática: "Escrevo um texto para um espaço limitado, que é editado antes de ser publicado. É necessário muito cuidado com o sentido que as palavras dão". Na foto também está Alexandra Petreca, aluna do meu amigo e possível novo orientador, Felipe Braga Ribas. Na ocasião do evento ela apresentou seu trabalho sobre infográficos do Chariklo, que em breve irei publicar aqui no blog.

Ainda no primeiro dia do evento tive a honra de conversar com o português Pedro Russo, prof. da universidade Leiden, na Holanda. Em sua fala, destacou o trabalho de holandeses na história da ciência, os trabalhos de enfoque mundial que está envolvido, e da dificuldade de se fazer educação científica, em particular astronômica, pelo mundo a fora. Sem querer desmerecer sua fala, destaco trecho que infelizmente é a realidade mundial: "Os trabalhos só deram certo pois tinhamos financiamento para isso".  Gostei muito de conhece-lo e poder vivenciar sua humildade e simplicidade além da fluente competência. Destaque a referência de Carl Sagan na camisa que ele utilizou nesse dia.

Registro também a participação dos colegas Wellington Ferrante, integrante do Clube de Astronomia da UTFPR, que apresentou trabalho relacionado à educação em astronomia com crianças de altas habilidades, e ao aluno da UFPR Matheus Castanheira, que apresentou trabalho sobre um método que desenvolveu para determinar a rotação solar a partir das fotos do satélite SOHO.  Meus parabéns a ambos!

As referências
Confesso que foi uma brincadeira de "cara crachá" a minha busca em identificar algumas das referências na área, pois artigos e publicações não mostram a face de seus autores.

O primeiro que identifiquei foi o prof. Rodolfo Langhi da UNESP de Bauru, cujos trabalhos de educação em astronomia e divulgação de ciência são de grande relevância, quase uma leitura obrigatória. Para se ter ideia, seus alunos apresentaram 19 trabalhos. A ele agradeço pelas sugestões referentes aos trabalhos que apresentei, em particular na parametrização da análise de dados.  Na foto  ele esta ao centro, do lado de outro amigo que fiz, prof. Gustavo Iachel da UEL. Ele coordenou o evento desse  ano e foi sempre muito atencioso e prestativo ao longo de todo evento. A você e sua equipe, agradeço pela paciência e competência!

Outra referência obrigatória é o prof. Roberto Nardi, também da UNESP Bauru. Muito atuante na área, também foi gentil em compartilhar minha gratidão em estar ao seu lado.

Faço referência também ao trabalho de pesquisa e divulgação do prof. Paulo Bretones, que além de ser outra referência na área, faz registros dos eventos que participa. A foto foi uma oportunidade que não pude deixar passar: ele sentou ao meu lado para registrar um momento do evento e gentilmente me auxiliou com o meu registro.

Fiquei muito feliz também ao conhecer a professora Cristina Leite, que veio da formação básica e ao longo de sua trajetória na USP tornou-se referência obrigatória para trabalhos em educação em astronomia. Em março deste ano foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, uma das mais importantes distinções conferidas pelo governo brasileiro. É "culta dela" no bom sentido a reformulação do currículo nacional: "o que eu fiz foi só colocar a astronomia em seu devido lugar na formação básica".  Como se fosse pouco ne??  Obrigado professora!!

Também tive e oportunidade de conhecer o trabalho do prof. Sérgio Bisch, da UFES. Presente na banca avaliadora da tese da profa. Cristina, o prof. Bisch é referência para estudos referentes a natureza e conteúdo do conhecimento de professores e alunos, sendo este tema defendido em sua tese. Muito simpático, agradeço a ele pela oportunidade de compartilhar minha breve experiência e angustias a cerca desse universo. "A pesquisa em educação é diferente da área pura. Não possui balizamentos, o que pode ser bom pois permite criar interpretações diferentes a cerca de um mesmo objeto de estudo". 


Por fim mas não menos importante, agradeço ao meu pai que me acompanhou ao evento. Obrigado!!  

Até Bauru 2020!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.