Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 7 de agosto de 2018

A Lua como você nunca viu!

Imagens em alta definição de nosso satélite natural foram divulgadas pelo centro Aeroespacial Goddard da NASA e revelam detalhes espantosos da superfície lunar.

Compartilho nessa publicação o vídeo divulgado, gerado pelas poderosas lentes do satélite LRO que orbita a Lua ha quase 10 anos - Dá pra ver ate os detalhes do último pouso na Lua na missão Apolo 17, destacado pela  animação ao lado.

Acompanhe o vídeo e surpreenda-se com os detalhes!!


Ao longo das últimas a Lua foi alvo de observações mundiais pelo fato da ocorrência deu eclipse total no seu perigeu. O fato da Lua estar no seu perigeu significa que ocupava sua posição relativa de maior proximidade com a Terra. Já o eclipse total causou fenômeno chamado de Lua de Sangue, no qual nosso satélite apresentou-se com tom avermelhado (condição relacionada ao eclipse total). 

O fenômeno ocorreu no dia 27 de julho e foi visível em boa parte do hemisfério sul do planeta. Sua totalidade durou pouco mais de 4 minutos, sendo o mais longo eclipse que ocorrerá nesse século. 

Admiradores celestes reuniram-se por todo o  planeta para ver a Lua, que de fato apresentou-se em um tom bem avermelhado logo no início da noite.

Alem dessa bela visão, outro fato publicado meses antes (em abril) chamou minha atenção e divulgo agora: são imagens em altíssima resolução feitas pelo satélite LRO (Lunar Reconaissance Orbiter) que orbita a Lua desde 2009.

Ao contrário das primeiras imagens que foram divulgadas em 2011 pela LRA, as novas imagens revelam detalhes incríveis da Lua:

Quando foi lançada a sonda LRO tinha como objetivo passar apenas 1 ano em missão. Mas o projeto já atinge  quase 10 anos registrando dados sobre nosso satélite: temperatura, geologia, topografia, radiação solar, entre outros.

Quando eu vi os vídeos me espantei pela qualidade: a definição 4K tem resolução 3840x2160p (quatro vezes superiores ao Full HD das maiorias das TVs domésticas) e permitem uma melhor visualização dos detalhes. Assista e vislumbre-se também!  (caso tenha uma TV 4k assista nela - é oooouuuutro video)



DICA: os vídeos foram produzidos pelo centro espacial Goddard, da NASA. Vale visitar seu canal para ver mais vídeos como este! 

O vídeo começa por evidenciar a curiosa topografia do Mare Orientale, uma bacia de impacto de grande dimensão — na Lua, os Mares correspondem a vastas planícies basálticas formadas por antigas erupções vulcânicas e pelo impacto de meteoritos. 

A fraca atmosfera na Lua faz com que haja uma erosão muito ténue, e por isso todas as marcas deixadas ao longo do tempo — seja por meteoritos ou pelos 12 humanos que já pisaram a Lua — continuam bem visíveis. As imagens mostram a zona de aterragem da missão espacial Apollo 17, de 1972 o último voo tripulado rumo à Lua. O local de pouso foi o vale lunar de Taurus-Littrow que, como é referido no vídeo, é mais profundo que o Grand Canyon. 

A imagem é aproximada a alguns metros do local de lunagem, tornando-se visível o módulo Eagle da Apollo 17 e o Rover lunar, ambos deixados por lá. Mas talvez o detalhe que mais chame a atenção sejam as pegadas deixadas pelos astronautas da missão em solo lunar. (Alguma dúvida de que já estivemos por la??) 

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.