Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Saiba como observar os cometas verdes da primavera

Dois cometas de coloração verde estão passando pelas proximidades da Terra ao longo deste e do próximo mês.

Eles são visíveis de ambos os hemisférios, mas apenas com o uso de instrumentos óticos simples (como binóculos ou lunetas).

Quer saber como acha-los? 


Estamos vivendo um ano bem agitado do ponto de vista dos cometas. Em quase todos os meses pelo menos um cometa estará aqui pelas proximidades...

Ao longo deste e do próximo mês (período que abrange o solstício de primavera) teremos dois visitantes de brilho esverdeados passando pelo céu: é o 21P/Giacobini-Zinner e o 46P/Wirtanen. Ambos se originam das proximidades de Júpiter, e são pequenos (em torno de 1 ou 2 km de diâmetros) e por isso estão no limite de percepção do olho humano, o que pode torna-los difícil de serem observados a olho nú, mas com qualquer instrumento ótico simples já tornam-se visíveis.

A dica é localiza-los devido a sua aparente passagem próxima a outros objetos, como estrelas e planetas. Isso pode render ótimas fotografias caso consiga fixar uma câmera num tripé. Confira algumas fotos que astrônomos amadores pelo mundo já registraram de ambos - clique aqui.


Sobre o 21P/Giacobini-Zinner
Descoberto em dezembro de 1900, este cometa possui período orbital de 6,6 anos. Seu rastro de poeira e detritos é o responsável pela chuva anual de meteoros do mês de outubro conhecida como draconídea. Veja sua órbita na imagem ao lado.

A órbita deste cometa de aproximadamente de 2 km de diâmetro é inclinada em 32 graus a partir do plano do nosso sistema solar, então em vez de se mover para leste-oeste como a lua e os planetas, segue um caminho para o sul através das estrelas. Na manhã de 10 de setembro, o cometa atingiu seu periélio (as 2h40 no horário de Brasilia), passando a 58,5 milhões de quilômetros da Terra em sua trajetória ao redor do sol. 

Localizado a nordeste, ocupa o campo de visão noturno e a mediada que a noite passa, fica cada vez mais alto no céu. Neste momento, o brilho do cometa é de aproximadamente magnitude 7,5 , e os observadores do céu o localizaram facilmente usando binóculos em locais de céu escuro. 

Ao longo do mês de setembro, o cometa passará pela constelação de Auriga. Depois disso, 21P se moverá pelos pés do gêmeo ocidental de Gêmeos, Castor, por algumas noites e então seguirá a fronteira entre Orion e Gêmeos até o dia 22 de setembro. Mais para o fim do mês estará bem próximo da estrela Sirius, a mais brilhante do ceu noturno. A imagem ao lado ilustra essa trajetória.

Caso você não possua algum instrumento ótico ou por algum motivo não conseguiu localizar o 21P, não se preocupe: a partir deste mês o cometa 46P/Wirtanen se aproxima - sua máxima aproximação ocorrerá em 16 de dezembro. As previsões atuais indicam que este será visível a olho nú nessa época.


(ATUALIZADO) Compartilho publicação do site APOD sobre este objeto:
O movimento do Comet 21P no céu foi capturado na semana passada pelo pessoal do site Moophz. As imagens foram feitas com uma montagem especial que estabiliza a câmera e a movimenta de forma a acompanhar um determinado "campo de visão". O vídeo a seguir comprime 90 minutos de imagens e registra a passagem dessa bola de gelo de 2 km de diâmetro em seu periélio, rumo ao céu do sul.

Ao fundo, na parte superior esquerda, está o aglomerado estelar Salt & Pepper, M37 , enquanto a estrela vermelha brilhante V440 Auriga é visível apenas no centro do quadro.  O cometa 21P deve permanecer fotogênico para câmeras estabilizadas  por mais um mês ou mais. 

O que pode parecer estranho é que a cauda do 21P não está seguindo o movimento do cometa. Isso ocorre porque as caudas dos cometas sempre apontam para longe do Sol, e o cometa não estava se movendo em direção ao Sol.durante o período fotografado. 


Sobre o 46P/Wirtanen 
Este é outro cometa periódico, descoberto em 1948, e que orbita o Sol a cada 5,4 anos. Sua última aproximação à Terra ocorreu em 2013, quando estava a 907 milhões de quilômetros da Terra. Na ocasião não foi uma visão inspiradora, mas dessa vez estará bem mais próximo, a apenas (aproximadamente) 11 milhões de quilômetros de distância em seu periélio em 16 de dezembro.

De acordo com astrônomos da Universidade de Maryland, essa passagem será a 10ª maior aproximação de um cometa com a Terra dos tempos modernos. Em seu ápice, o cometa estará a 30 distâncias lunares (1 distância lunar é equivalente a distância média entre a Terra e a Lua).

Este cometa estará visível  na constelação de Touro, próximo das Plêiades, no mês de dezembro.

Um fato curioso é que o cometa 46P/Wirtanen era pra ter sido visitado pela sonda Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA), mas a janela de lançamento foi perdida. Logo os cientistas designaram um novo alvo: o famoso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.


Dica para localizar os cometas (e outros objetos)
Como estes objetos são "fracos" para os nossos olhos, a maneira mais fácil de localiza-los no céu é através de aplicativos móveis - confira nessa publicação alguns dos quais eu utilizo e que são gratuitos e bem fácies de usar!


Fontes:
Portal Space (link1link2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.