Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 8 de setembro de 2018

Exposição "Imagens do dia" na UTFPR

É com grande prazer e expectativa que divulgo trabalho de meu amigo e prof. Mario Sérgio Freitas.
 
Esta é uma daquelas oportunidade imperdíveis para os amantes do saber deliciarem o gostinho do conhecimento: Mario irá fazer uma mostra de fotos de sua autoria que revela nuancias da relação entre ciência e da arte!



Será uma oportunidade única de vivenciar a  vasta experiência desse mestre inspirador, que se aposenta este ano... Espero voces la!!

Ao longo de duas semanas, durante os dias 17 e 28 de setembro, meu professor e amigo Mário Sérgio fará uma mostra de trabalhos artísticos elaborados a partir de conceitos científicos. Seus trabalhos serão exibidos na sala "Aquário" na sede centro da UTFPR Curitiba (av 7 de setembro 3165), de segunda a sexta, ente as 9h e 21h. Segue o flyer que ele preparou para divulgar a exposição:



A relação entre ciência e arte sempre o inspirou, e se traduz em sua postura didática em sala e fora dela: várias foram as atividades que desenvolveu buscando compartilhar sua visão entre ambas. 

Mário (ao lado) gosta muito de fotografia, e produziu imagens belíssimas: algumas delas já foram publicadas em sites internacionais, como o EPOD (Imagem de Ciências da Terra do Dia), o LPOD (Imagem da Lua do Dia), e o OPOD (imagem da Óptica do Dia). Para ver suas imagens, clique sobre os nomes dos sites que cito. Recomendo também visitarem o FB dele para ver outras fotos que produz. 

Eu particularmente participei de uma disciplina ministrada com esse viés durante o meu mestrado e que envolveu inclusive professores de outras áreas. Pela oportunidade de ampliar meu entendimento sobre a ciência e arte, sou muito grato a você Mário!
 
Essa experiência pra mim foi muito impactante, e me motivou a adaptar uma das atividades que vivencie no mestrado para que fosse possível realizá-la com meus pequenos astrônomos: a aprendizagem de astronomia através da análise de imagens do site APOD (Imagem astronômica do dia). Os resultados desse trabalho, que já realizo ha 2 anos, apresentei no ultimo SNEA (clique aqui para ver o poster da atividade).

Recomendo "aproveitarem" para conhecer a exposição e se deliciarem conhecendo e conversando com esse professor inspirador e apaixonado pelo conhecimento!!!



ATUALIZADO EM 13/09: A sala AQUARIO fica no térreo, debaixo da biblioteca, na frente da cantina, próxima aos banheiros... Suas paredes são todas de vidro (e por isso o nome), e a descobri a muito custo, pois nenhum dos porteiros e segurança a conhece! Tive que perguntar para vários funcionários onde era essa sala, depois de muito custo... fica a dica para não perder por nenhum motivo a exposição!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.