Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Insight está em Mare!

Após 9 meses de viagem, a sonda da Agência espacial norte americana pousou nesta terça em solo marciano

A animação ao lado registra o evento, que ocorreu nessa terça as 17h52 no horário de Brasília.

Quer saber o que mais uma sonda foi fazer em Marte? 


A chegada!
Após sete anos de trabalho e sete meses de viagem pelo espaço, a sonda americana InSight pousou em solo marciano às 11:52:59 no horário da Califórnia (17:52:59 em Brasília), um minuto antes do planejado. Ao lado, uma miniatura da sonda, apresentada pela equipe da missão na coletiva de imprensa dessa tarde.

O módulo pousou e se instalou  em uma região plana de Marte conhecida como Elysium Planitia, onde realizará sua atividade investigativa (indicado no mapa abaixo, e em comparação com o local atual das demais sondas em atividade - veja mais detalhes de outras sondas no final dessa publicação).


 Dentro de 10 segundos após o pouso, os instrumentos da InSight já estavam envolvidos nas primeiras tarefas da missão - estabelecer um sinal direto da Terra e tirar fotos do local de pouso. Para isso, a sonda ativou seus painéis solares, fato considerado crucial para o sucesso da missão, pois esta é a única forma de a sonda recarregar as baterias (que possuem autonomia para no máximo 16 horas de funcionamento contínuo).. 

Às 3:03 da tarde, a NASA relatou o primeiro "beep" da InSight, confirmando que a sonda estava em ordem. De acordo com as leituras, o InSight estava "no modo normal" e "não está reclamando", disse Rob Manning, engenheiro de sistemas da NASA, durante uma transmissão ao vivo do evento. 
 
Com os equipamentos em funcionamento, enviou a primeira foto da superfície do planeta vermelho (ao lado). O feito foi comemorado por técnicos e cientistas da Nasa. "A equipe da InSight pode descansar um pouco mais tranquila", disse Tom Hoffman, gerente de projeto da Nasa. 

A previsão é de que a sonda InSight permaneça em operação em Marte durante cerca de dois anos.

O que fazer em Marte?
Diferentemente de outras missões anteriores da Nasa centradas na superfície ou na atmosfera de Marte, a novidade da InSight é que seu principal propósito é estudar o interior do planeta para conhecer mais de perto sua composição e evolução. Essa foi a explicação dada por  Tom Hoffman ao ilustrar o fato na foto ao lado na coletiva de imprensa logo após o pouso.

A sonda está equipada com diferentes instrumentos, que foram construídos por diversos países. Ela carrega duas câmeras: uma grande angular posicionada sob os pontos do corpo na direção em que o InSight colocará seus instrumentos e outra câmera montada no braço da InSight, que os engenheiros da NASA utilizarão para examinar o que está acontecendo na sonda, explicou Jim Green, cientista chefe da NASA, à Live Science.

Assim que confirmarem que a sonda está em boa forma, eles podem começar a implantar o sismógrafo (SEIS), que medirá " marsquakes ". Assim que o instrumento SEIS estiver no lugar, o InSight instalará a sonda de calor HP3, que medirá a temperatura no interior de Marte.   "É como um bolo", disse Green. "Você faz um bolo, e quando você tira do forno, ainda está quente por dentro enquanto está esfriando. Todos os planetas ainda estão se esfriando desde  quando foram feitos ha 4,5 bilhões de anos atrás. Acreditamos que o interior de Marte ainda é quente e que o calor continua a se infiltrar  através do manto e da crosta - e a HP3 foi projetada para fazer essa medição".

A sonda está equipada também com  uma escavadora mecânica, que perfurará até cerca de 5 metros de profundidade a superfície marciana. A imagem abaixo ilustra outras de suas funções.


Devido a estes equipamentos a sonda permanecerá no mesmo local da superfície marciana durante toda a sua missão. 

Os engenheiros da missão ressaltam que ainda há muitas semanas de trabalho de preparação para o InSight começar a trabalhar. Esse é um processo   "lento e metódico"  que provavelmente levará pelo menos alguns meses até o início da verdadeira ciência de Marte, acrescentou. Se tudo correr como programado, em março de 2019 os cientistas estarão prontos para escutar os primeiros tremores e medir o calor interno do planeta.
 
Outras missões marcianas. 
Para terminar, apresento um infográfico que mostra as demais missões que a NASA mantêm em funcionamento em Marte.
 

  


Fonte: Space, Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.