Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Guia de Viagens pelo Sistema Solar (v 2.0)

Já pensou em poder conhecer uma parte do Universo controlando uma nave que sai em viagem por ai?

Para não ficar perdido diante de tamanha vastidão, nossa viagem começa pelo sistema solar, e segue pelas estrelas vizinhas até a  nossa galáxia.

No comando, meus jovens astrônomos do 5o ano... compartilho nessa publicação um roteiro didático sobre uma viagem inicial pelo Universo...

Explorar o Sistema Solar e conhecer seus integrantes não é tarefa fácil... São milhares de objetos celestes que o compõem, dentre planetas, luas, asteroides e cometas. Cada um com sua história, evolução e propriedades físicas.

Assim como acontece em uma viagem de  férias, programar uma viagem para conhecer outros lugares pode ser trabalhoso e demorado... Mas se pudermos contar com a ajuda de nossos amigos. mandando cada um para um lugar diferente, podemos conhecer bem mais lugares certo?

Foi com esse objetivo que propus um desafio aos meus pequenos astrônomos do 5o ano: elaborarem um roteiro de viagem para algum lugar do Sistema Solar e apresentar características e curiosidades do local escolhido por meio de um vídeo curto. (nada além do que já fazemos numa viagem de férias, certo?)

Essa proposta pedagógica foi feita de forma remota, utilizando o simulador  disponível no site Solar System Scope. Esse, aliás, é um dos simuladores que indico na lista de aplicativos para ficar olhando para o céu...

Durante duas aulas mostrei algumas "coisinhas" que esse ambiente pode fazer, e nas duas aulas seguintes, orientei os alunos a configurar seus dispositivos para utilização e gravação dos vídeos. Quem dera o saudoso Carl Sagan tivesse recursos assim em sua série Cosmos dos anos 1980, que foi refilmada em 2015 por um de seus alunos, Neil deGrasse Tyson... Aliás, foi a série Cosmos que inspirou essa lúdica atividade...

As gravações foram realizadas por meio de aplicativos de gravação de tela tanto para  PC quanto para dispositivos móveis Android (app 1 e app 2) e Apple IOS (MAC: Sistema nativo, Photo Booth, QuickTime, app 1 e para Iphone ou Ipad,) e não utilizaram imagens dos estudantes (câmera), pois afinal, o objetivo era avaliar o roteiro e as informações apresentadas, e não a "cara" dos viajantes...

Os resultados dessa viagem compartilho a seguir. Assista e me diga o que achou! De maneira geral, creio que meus pequenos alcançaram os objetivos da atividade (aprender a utilizar os recursos tecnológicos para identificar e apresentar propriedades de objetos do sistema solar). Confira algumas produções:

6 comentários:

  1. sou o Nicolas do 5A: eu achei muito divertido e engraçado fazer o vídeo no Solar System Scope, não achei difícil, minha voz ficou meio estranha... e me confundi em alguns momentos, mas realmente eu achei fácil e divertido fazer esse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Luisa de oliveira tamaniniterça-feira, 22 setembro, 2020

    Legal esse projeto 👏

    ResponderExcluir
  3. Livia Noindorf Pereirasegunda-feira, 28 setembro, 2020

    Adorei fazer esse projeto, os vídeos ficaram incríveis.

    ResponderExcluir
  4. oi eu sou o Eduardo Zem do 5ano a eu gostei de fazer essa tarefa

    ResponderExcluir
  5. Eu achei mto legal fazer essa atividade, o site q fizemos os vídeos era bem interessante e mto importante sabermos mais sobre onde nós moramos no Sistema Solar.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.