Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Por que acreditar na ciência é o melhor caminho?

Compartilho mais uma ótima entrevista de Marcelo Gleiser, para a Sociedade Brasileira de Física, por meio do canal Física ao Vivo.

O tema foi a relação ente a crença científica e a religiosa, e o papel do cientista nesse universo.

Como sempre, é inspirador ouvir Gleiser falando sobre ciência - delicie-se também!


A Sociedade Brasileira de Física possui um canal no youtube e mantém um programa de entrevistas chamado Física ao vivo. O entrevistado da live do dia 17/9/20 foi Marcelo Gleiser (veja parte de seu currículo no incio desse vídeo), que falou sobre a relação entre o pensamento científico e religioso e o papel do cientista na educação e na mudança social que desejamos. Assista:



Pontos que destaco durante a entrevista (mas recomendo ouvi-los dentro do contexto que foi falado):

1. Ciência e religião tem missões e linguagens diferentes. Portanto, a crise entre ambas resolve-se bastando cada um se afastar e não se intrometer um na área do outro.

2. Diversos cientistas são pessoas religiosas, de diferentes religiões. Dedicam a vida para compreender o desconhecido. Pluralidade de crenças e deuses revela necessidade humana de saber de onde viemos.

3. Na ciência testa-se hipóteses por observações e métodos. É uma construção humana, uma narrativa, que se renova a partir do que podemos observar no universo.

4. Falar que não acredita na existência de Deus é fazer uma afirmação sem ter os dados que possam fundamentar essa observação.
Marcelo é agnóstico: sem crença com relação a Deus, e tem a humildade em reconhecer que conhece pouco da natureza a ponto que a ciência não tem todas as repostas (a ciência nem sabe quais são todas as perguntas).

5. Processo do conhecimento científico é aglomeração: cresce a partir do que a gente conhece. Sobrei isso que se trata seu bestseller "A ilha do conhecimento".  O método científico tem limites nessa construção, e por isso é natural não sabermos de tudo, o que aliás, impulsiona a ciência a fazer novas perguntas e a descobertas.

6. devemos ser humildes que o conhecimento humano tem limitações, e existem certas perguntas que não precisam ser explicadas pela ciência, ela não precisa ocupar o lugar de deus. Filosofo vai falar que a ciência precisa de um arcabouço conceitual para funcionar bigbang vai além dessa ciência; a lógica explicação científica não consegue abranger sua própria origem. Ciência fala de matéria energia para explicar as coisas, e não pode falar de construções que não conhece.

7. Cuidado ao "Deus das lacunas": ignorância humana atribui a Deus as criações e situações que não compreende.

8. Se quiser criar uma revolução, deve-se entender como pensam as pessoas que não  pensam como a gente  (cientista X religiosos)

9. Ciência e religião refletem a inquietude humana de sempre querer aprender mais sobre quem somos e onde estamos, de formas diferentes e complementares, que enriquecem a experiência de cada ser humano.


E você: o que mais chamou sua atenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.