Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Sonda pousará em asteróide nesta terça! (ATUALIZADO)

A sonda OSIRIS-REx irá fazer seu pouso histórico no asteroide Bennu neste dia 20. Sua missão é recolher amostras da superfície desse astro e trazê-los para a Terra.

Assista a transmissão desse evento nos canais da NASA.

Conheça nessa publicação os detalhes dessa missão, a importância em estudar esse astro, e como acompanhar a transmissão do evento.
 
O Alvo
Bennu é um dos maiores objetos classificados como NEO (Near Earth Objetcs , ou Objetos próximos da Terra). Descoberto em 1999, possui cerca de 500 m de diâmetro, e lembra o formato de um peão.  A imagem ao lado é Bennu, visto pela sonda quando estava a 2.2 milhões de quilômetros de seu alvo, no início de 2018.
 
Sua trajetória ao redor do Sol cruza as órbitas da Terra e de Vênus a cada 6 anos em média.  É por isso que há uma chance dele atingir a Terra em uma passagem que fará no início da década de 2100 (daqui a 90 anos portanto...). É por isso que alguns o chamam "carinhosamente" de "asteroide do fim do mundo"...

Mas calma: não é nada comprovado... a chance de colisão existe, apesar de pequenas - a Nasa diz que a chance é de uma em 2.700. 
 
De qualquer forma, até lá, cabe a nós estudarmos suas propriedades intrigantes, dentre elas por que ele emite uma trilha de gás... Veja no infográfico a seguir algumas de suas características e por que estudar esse objeto (clique na imagem para ver em tela cheia):

Curiosidades:
Bennu foi nomeado em 2013 por Michael Puzio (na foto ao lado), um menino da Carolina do Norte, de nove anos na época, ganhador do prêmio "Name that Asteroid!", uma colaboração entre a missão, a Sociedade Planetária e a pesquisa de asteroides LINEAR que descobriu Bennu.

O vencedor sugeriu que o braço e os painéis solares do Mecanismo de Amostra Touch-and-Go (TAGSAM) da espaçonave se assemelham ao pescoço e às asas de uma garça, que os antigos egípcios retratavam como divindade ligada ao Sol, a criação e renascimento, o que cabem bem a esse objeto primitivo que remonta à criação do Sistema Solar.

Saiba mais curiosidades desse objeto nesse site da NASA.

Compartilho um tour feito pela NASA com fotos que foram colhidas ao longo desses 2 anos pela sonda OSIRIS-REx que está em órbita de Bennu deste 2018:


A Sonda
A sonda OSIRIS-REX foi lançada em setembro de 2016 e viajou por mais de 2 bilhões de quilômetros até alcançar Bennu, em dezembro de 2018. Assista a como foi essa chegada, narrado pelo pessoal da Galeria do Meteorito.
 
Desde então, orbita esse asteroide e enviou diversas fotos e informações registradas por seus instrumentos. A imagem a seguir é um mapa feito da superfície do astro, que destaca regiões ricas em materiais que contêm carbono, como moléculas orgânicas e minerais de carbonato (em vermelho). Os veios presentes em algumas das rochas sugerem a existência passada de fluxo de água no asteroide que originou Bennu durante os primórdios do sistema solar


Na noite dessa terça, dia 20, a sonda irá finalmente pousar em seu alvo e recolher 60 g de amostras de Bennu, e trazer de volta a Terra, cuja chegada é esperada para 2023...

Veja nessa animação como a sonda foi programada para realizar a coleta do material:



O Evento
 
Para acompanhar o pouso, assista as transmissões pelos canais da NASA no Youtube, no facebook e no tweeter. Todos em inglês.

Vale também acompanhar a transmissão (em português) do portal Mensageiro Sideral, feita pelo jornalista  Salvador Nogueira. Vale também uma passada no portal Apollo11, e na Galeria do Meteorito.
 
A transmissão da Nasa começará a a partir das 18h (horário de Brasília) e a aterrissagem está prevista para 19h12 (horário de Brasília).

Acompanhe, e registre seus comentários sobre o evento!
 
 
 
ATUALIZACAO
 
Acompanhei o pouso "ao vivo" e o TNG (touch and go - pouso) ocorreu as 19h12. A confirmação sobre a coleta das amostras será feita no sábado...
 
Veja as imagens de telemetria da sonda, recebido pelas telas da central de controle da NASA:


Nessa quarta, as 19h a NASA fará mais uma live divulgando as imagens do evento - assistam!

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.