Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conservação da energia - e suas transformações - no seu cotidiano.

As conservação de energia, em suas mais variadas formas,  suas transformações e o uso mais consciente dos recursos naturais é um assunto que está muito presente em nosso dia a dia. Esses temas são tópicos do estudo de Física - e essa ciência quando incorporada ao nosso cotidiano pode nos trazer incontáveis benefícios a partir de pequenas mudanças de pensamentos e de hábitos.

Veja como essa preocupação foi incorporada no projeto de construção de um escritório ecologicamente correto, o Escritório Verde da UTFPR,  aplicando princípios físicos simples na engenharia dessa obra inovadora.

Energia é crucial para nossa vida! Nossa principal fonte é o Sol, que despeja gratuitamente sobre nós uma quantidade equivalente a 10 lâmpadas de 60w ligadas juntas numa área de 1 metro quadrado (sim parece pouco... mas multiplique isso pela área de nosso planeta!).  Sua luz  (nas mais diferentes formas de comprimentos de ondas, que vão do infravermelho aos raios gamas) alimenta os seres vivos que realizam seu metabolismo e convertem essa energia em outros tipos para, por exemplo, para se locomover, produzir calor (pelo suor, por exemplo), ou realizar reações químicas (como a fotossíntese).

Para falar bonito, as leis da termodinâmica (em especial a 2ªlei) mostra que a energia na natureza é constante. Ela é  uma generalização para as leis das massas de Lavousier, aplicado à reações químicas. Sua idéia é simples de entender: "Na natureza nada se perde, nada se cria; tudo se transforma!"

Na prática é muito importante entendermos esse conceito pois o homem é o ser vivo que mais depende de energia, uma vez que precisa dela para modificar o meio em que vive. Por isso ele precisa entender como ocorrem os processos de transformações de energia pela natureza - e precisa fazer isso de forma coerente, respeitando suas limitações e regularidade. É daí (que físicamente) surge a idéia de sustentabilidade (ou seja, agir sobre a natureza, e usufrir-se dela, minimizando ao máximo os impactos gerados ao meio ambiente)...

O jornal Bom Dia Brasil veiculou uma reportagem em 14/7/11 muito interessante sobre as formas de utilizar os processos de transformações de energia no dia a dia, e em especial, nas construções  O mais bacana de tudo isso é que a casa sustentável mostrada na reportagem foi constrida aqui em Curitiba!!
Então, meus jovens, assistam o video e vejam como é possível aplicar soluções simples de engenharia e sustentabilidade na construção de sua (futura) casa!


Uma reportagem mais técnica, com detalhes da obra e os materiais empregados foi mostrada na mesma semana pela Band, no programa Construção Dinâmica na TV.


Clique aqui e conheça melhor esse projeto:  Escritório Verde UTFPR


É com o intuito de usarmos de modo mais consciente a energia elétrica (que por usa vez é tão cara de ser produzia e transmitida, e que gera grandes impactos no ambiente) que o INMETRO (Instituto de Pesos e Medida) estabeleceu o selo PROCEL, que indica a relação de eficiência de cada aparelho ao realizar o trabalho (conversão de energia elétrica em outra forma) para o qual foi designado. Aparelhos com a classificação "A" são os mais eficientes nessa tarefa - ou seja, realizam trabalho ao menor custo. Por isso na hora da compra de um eletrônico, escolha produtos com essa classificação.

Alem da PROCEL, existem vários outros selso ecológicos no mercado - clique aqui para conhece-los melhor.


E então: é muito complicado "pensar verde"?
Pergunte a seus pais e parentes o que eles acham disso e faça comentários relatando suas respostas - vamos trabalhar com elas em sala no futuro!

2 comentários:

  1. eu gostei mas não era exatamente o que eu queria!! mas mesmo assim agradeço a quem postou

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo. que bom que voce gostou! Mas fiquei curioso: o que voce (exatamente) procurava?
    t+

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.