Continue sua leitura e veja algumas reportagem que sairam sobre o assunto no portal Ig.
A primeira foi essa, em abril - Descoberto asteroide que segue a Terra há milhares de anos. Não disse muita coisa, mas chamou minha atenção..
Agora essa: Pesquisadores encontram primeiro asteroide troiano da Terra
Nessa reportagem tem um simulação da órbita desse objeto. Se você viu a animação e não entendeu nada, fique tranquilo, que então está tudo certo! rs
Asteróides troianos acompanham "de longe" a órbita de outro astro. Eles não são outras luas pois apesar de estarem ligados ao planeta pela atração gravitacional, não o acompanham na mesma trajetória (como é o caso da nossa única Lua).
Comentário técnico: esse "de longe" que uso acima é de longe a melhor forma de explicar o que são esses troianos, mas por hora é o que de melhor tenho para usar... a explicação técnica mais adequada é que tais corpos possuem uma órbita de estabilidade lagrangeana do tipo L4 e L5, 60° à frente e atrás do corpo principal.... (agora sim ne??) rs
Achei na pagina de Astronomia do Instituto de Física da UFRJ um pouco da História desses objetos (previstos desde 1846) e de como Jules Jerne incorporou essa idéia absurda (à época em que foi proposta) em seu romance "Da Terra à lua" (cuja leitura já recomendei a todos!!!). Interessante também de observar nesse conteúdo as informações que tinhamos sobre nossa Lua, ha pouco mais de 100 anos atrás... (leia lá e diga o que você achou de mais curioso....)
Voltando, objetos desse tipo já eram conhecidos em Marte e Júpiter por exemplo, e esperava-se que a Terra também tivesse o seu. Agora foi encontrado. Olha ai (acima) a foto do nosso amigo... A Lua Calixto, de Saturno, é na verdade um objeto desse tipo.
Ninguém sabe ao certo qual a origem desses objetos (pra variar né...). A melhor explicação é que foram capturados ("de maneira bem esquisita") pelo campo gravitacional de um planeta, e passam a segui-lo como uma guarda indo a frente e a atrás da órbita descrita pelo planeta. O nome deriva da Guerra de Troia, que teria ocorrido entre gregos e troianos por volta de 1.300 a.C, na qual os soldados se posicionavam em torno de seu algo de maneira parecida.
(Mas por favor: atualiza suas fotos vai... assim podem achar que nem aluno de graduação voce é!!) rs
Outro dia falei à Manuela sobre as coisas estranhas que haviam por ai... quer coisa mais estranha que isso??? (não pede não, que aparece mesmo....)
-
Essa notícia é muito legal Fábio, mas eu queria fazer uma pergunta: É possível a Terra ter outra lua?
ResponderExcluirDiego 5o ano B