Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 31 de julho de 2011

A Terra tem outra Lua?

Essa foi a primeira coisa que eu pensei quando li a reportagem de que astrônomos descobriram um outro corpo orbitando a Terra... Ai fui me informar melhor e vi que não é isso... 

Continue sua leitura e veja algumas reportagem que sairam sobre o assunto no portal Ig.


A primeira foi essa, em abril - Descoberto asteroide que segue a Terra há milhares de anos. Não disse muita coisa, mas chamou minha atenção..

Agora essa: Pesquisadores encontram primeiro asteroide troiano da Terra

Nessa reportagem tem um simulação da órbita desse objeto. Se você viu a animação e não entendeu nada, fique tranquilo, que então está tudo certo!  rs

Asteróides troianos acompanham "de longe" a órbita de outro astro. Eles não são outras luas pois apesar de estarem ligados ao planeta pela atração gravitacional, não o acompanham na mesma trajetória (como é o caso da nossa única Lua).

Comentário técnico: esse "de longe" que uso acima é de longe a melhor forma de explicar o que são esses troianos,  mas por hora é o que de melhor tenho para usar... a explicação técnica mais adequada é que tais corpos possuem uma órbita de estabilidade lagrangeana do tipo L4 e L5, 60° à frente e atrás do corpo principal.... (agora sim ne??)   rs

Achei na pagina de Astronomia do Instituto de Física da UFRJ um pouco da História desses objetos (previstos desde 1846) e de como Jules Jerne incorporou essa idéia absurda (à época em que foi proposta) em seu romance "Da Terra à lua" (cuja leitura já recomendei a todos!!!). Interessante também de observar nesse conteúdo  as informações que tinhamos sobre nossa Lua, ha pouco mais de 100 anos atrás... (leia lá e diga o que você achou de mais curioso....)

Voltando, objetos desse tipo já eram conhecidos em Marte e Júpiter por exemplo, e esperava-se que a Terra também tivesse o seu. Agora foi encontrado. Olha ai (acima) a foto do nosso amigo... A Lua Calixto, de Saturno, é na verdade um objeto desse tipo.

Ninguém sabe ao certo qual a origem desses objetos (pra variar né...). A melhor explicação é que foram capturados ("de maneira bem esquisita") pelo campo gravitacional de um planeta,  e passam a segui-lo como uma guarda indo a frente e a atrás da órbita descrita pelo planeta. O nome deriva da Guerra de Troia, que teria ocorrido entre gregos e troianos por volta de 1.300 a.C, na qual os soldados se posicionavam em torno de seu algo de maneira parecida.

Agradeço ao meu amigo Rafael Sfair, astrônomo e mais recente Físico Pos-doc (PhD, mais alto nível de formação em física!!) pela ajuda no entendimento desse fenômeno! (ele me explicou noutro dia por uma conversa no MSN que esses caras são bem comuns por ai... e me fez lembrar saudosamente de umas contas malucas que estudamos juntos na disciplina de Mecânica Clássica na Federal).   PARABENS caro Prof. PhD. SFAIR!!!
(Mas por favor: atualiza suas fotos vai... assim podem achar que nem aluno de graduação voce é!!) rs


Outro dia falei à Manuela sobre as coisas estranhas que haviam por ai... quer coisa mais estranha que isso??? (não pede não, que aparece mesmo....)

 -

Um comentário:

  1. Essa notícia é muito legal Fábio, mas eu queria fazer uma pergunta: É possível a Terra ter outra lua?

    Diego 5o ano B

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.