Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 21 de abril de 2013

Descoberto exoplaneta mais parecido com a Terra!

A NASA divulgou na última quinta (18) que foi detectado o planeta mais parecido com a Terra! E não foi apenas 1, foram 3! Eles orbitam regiões habitáveis de suas respectivas estrelas (batizadas de Kepler-62 e Kepler-69), que menor e mais fraca que o nosso Sol. 
 
Ao lado está uma imagem comparativa da Terra com os recem descobertos planetas fora do nosso sistema solar (exoplanetas): Kepler-62e e kepler-62f.

Essa foi a primeira vez que exoplanetas rochosos com tamanho muito próximos ao da Terra foram detectados!

Continue a leitura desse post para entender os detalhes dessa descoberta!
O que foi descoberto
Dois novos sistemas solares foram detectados pelo telescópio orbital Kepler. Na verdade, eles são "mais um" (no caso, mais dois) dos vários outros sistemas já detectados pelo telescópio durante os 4 anos que está atentamente olhando para o céu... Dessa vez, 7 novos planetas foram encontrados ao redor das estrelas Kepler-62 e Kepler-69 - e podem haver ainda mais planetas ao redor dessas estrelas!

Ao lado está uma imagem que compara esses sistemas solares com o nosso.

O sistema planetário que orbita a estrela Kepler-62 possui 5 planetas: 62b, 62c, 62d, 62e e 62f.  Essa estrela  possui 2/3 do tamanho do Sol, e apenas 1/5 de seu brilho.

O sistema de Kepler-69 possui 2 planetas detectados até agora: 69b e 69c.  Ela é uma estrela anã, bem menor que a nossa estrela. 

Condições habitáveis?
Os planetas Kepler-62e, 62f e 69c são classificados como Super Terras por serem maior que o nosso planeta e poderem apresentar condições muito parecidas com o nosso Planeta! Eles estão na região habitável de suas estrelas, o que permitie a água existente nesses planetas existir em seus 3 estados físicos - essa é a condição fundamental para um planeta poder abrigar vída.

Só para se ter uma idéia das condições por lá, o planeta Kepler-62f é apenas 40% maior do que a Terra, o que o torna o planeta de tamanho mais próximo ao da Terra já encontrado na zona habitável de uma estrela. Sua órbita é de 267 dias e os pesquisadores dizem que sua composição é provavelmente rochosa. Já o Kepler-62e está mais próxima à estrela, com uma órbita de 122 dias, e tamanho 60% superior ao da Terra. "Pelas informações que temos, a partir do raio e do período orbital dos planetas, eles são os objetos mais similares à Terra já encontrados até hoje", diz Justin Crepp, astrofísico da Universidade de Notre Dame, na França, que participou da pesquisa.

Os planetas Kepler-62b, 62c e 62d possuem órbitas bem próximas de sua estrela, e são muito quentes, o que dificultaria o suporte à vida. Devido a essa proximididade, levam em torno de 5 a 18 dias para completarem suas órtibas. Imagine: 1 ano lá dura apenas 5 a 18 dias daqui!!

Já Kepler-69c é 70% maior que nosso planeta e orbita uma estrela similar ao Sol. Apesar de ainda não estarem certos sobre as propriedades do planeta, a órbita de 242 dias leva a crer que ele poderia ser parecido com o nosso vizinho, Vênus. 

Apesar dessa possibilidade, é difícil de confirma-la olhando para os planetas daqui. Os dados que coletamos sobre os planetas nos informam com grande margem de certeza seus tamanhos, mas não nos revelam a determinar sua massa ou mesmo sua composição (ou seja, o que existe realmente neles e em que proporção). Isso só poderia ser feito bem de perto... como um passeio real por lá é ainda ficção, ficamos imaginando como eles podem ser, e quem (ou pelo menos o que) está por lá.  Ainda assim, é impossível não se empolgar com essa possibilidade.  

A importância dessa descoberta
Esses foram os primeiros exoplanetas descobertos a ter um tamanho muito próximo ao da Terra - essa é a grande novidade da notícia!  No inicio de sua missão em 2009 o telescópio Kepler encontrou rapidamente vários planetas gasosos, tipo Jupiter. Ha 2 anos começou a encontrar os primeiros planetas tipo rochosos como a Terra, mas muito maiores que o nosso planeta (com pelo menos o dobro de tamanho).

Abaixo está um vídeo com uma animação da NASA sobre como podem ser esses recem descobertos planetas:

Descobertas como essas auxiliam na busca pela vida em nossa galáxia. Astrônomos ainda não tem certeza se a vida pode existir em outros planetas, mas a descoberta de exoplanetas desse tipo revelam  cada vez mais sinais de que planetas como a Terra existem por ai... E se orbitam estrelas parecidas com o nosso Sol, numa região onde a água pode existir em seus três estados físicos - como esses recem descobertos - tornam-se grandes candidatos para abrigar vida!  

Sobre o telescópio Kepler
O telescópio orbital Kepler monitora continua e simultaneamente o brilho de mais de 150 000 estrelas, numa região do céu que fica na constelação da Lira, a 1.200 anos-lus de nós. A principal estrela dessa constelação é a estrela Vega - a mesma que o filme Contato, da oba de Carl Sagan, relata haver uma civilização mais evoluida que a nossa (ASSISTA AO FILME!).

O telescópio Kepler Ele já identificou mais de 1000 exoplanetas como a Terra, com potencial de abrigar  vida. Mas essa foi a primeira vez que a missão foi capaz de detectar planetas do tamanho da Terra orbitando estrelas comparáveis ao Sol. A imagen abaixo compara alguns dos exoplanetas por ele descoberto, em ordem de similaridade com o nosso planeta. Veja:

Segundo os especialistas que controlam o telescópio orbital Kepler, o dia em que os noticiários estamparão a descoberta de vida fora da Terra está chegando!!

 Para refletirmos sobre o assunto, deixo no ar as seguintes perguntas:   Você está preparado?  Seria isso um sonho?  Ou será mesmo que estamos realmente sozinhos no universo?



P.S.: para fins didáticos, encerro essa publicação divulgando abaixo a curta chamada que foi veiculada no Jornal Nacional sobre o assunto... depois de ler esse o que escrevi, compare a informação que foi veiculada e me diga o que voce acha sobre a divulgação científica feita pela mídia...

Um comentário:

  1. Q doido Fábio, será q é possível morar lá??????????


    ?_?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.