Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 22 de outubro de 2011

"Sonho de Voar" - nosso astronauta, Marcos Pontes

O sonho de voar e de alcançar as estrelas é compartilhado por muitos. Em 1998, nosso primeiro astronauta, o piloto militar Marcos Pontes, deu seu primeiro passo oficial para alcançar esse desejo, inscrevendo-se num edital que a Agencia Espacial Brasileira criou para recrutar possíveis candidatos a astronautas.

Depois de muito esforço e 7 anos de preparação, ele permaneceu por 1 semana na estação espacial Internacional em 2006 durante a chamada Missão Centenário, que celebrou os 100 anos do vôo de Santos Dummond (pai da aviação). Ele realizou 8 experimentos, sendo 2 educacionais, selecionados de muitos projetos elaborados por crianças brasileiras - esse foi o seu maior orgulho, por motivar assim nossos futuros cientistas.


No ano seguinte foi convidado a participar de uma feira de profissões aqui Curitiba, na qual falou para alunos do Ensino Médio sobre sua escolha e seus sonhos. Entre os palestrantes, Gloria Maria, Jairo Bauer e meu outro idolo, Max Gehringer (a quem merece um post em outro momento).  ADIVINHA: EU também estava lá com minha sra!!! "Olha nóis" ai do lado do Marcos.

Infelizmente, saiu tremido minha unica foto (por enquanto) com nosso astronatua. Marcos é muito simpatico e paciente...
P.S.: note que na época eu carregava muito mais massa (na cabeça e na barriga) do que hoje :)

Escrevo esse post para mostrar a todos um pouco da história de nosso astronauta - espero que assim como eu, vocês vejam que esse é um sonho comum e possível a todos nós!


Para começar, veja o que ele fala sobre a infância e como foi parte de sua formação acadêmica durante sua vida na escola:



Marcos Pontes é sempre convidado para compartilhar sua experiência em várias instituições de ensino. Em 2010 ele participou de uma palestra virtual em uma delas. Conheça um pouco da história dele e do que é preciso para ser astronauta e um representante da humanidade no espaço:


Aqui está a segunda parte da estrevista virtual, na qual fala dos projetos que está envolvido, como é a vida no espaço (muito legal!) e sobre como as discipinas que estudamos em sala se aplicam na prática:

(nesse vídeo ele mostra como é a reciclagem dos resíduos gerados na estação... minha dica: é melhor ficar mais atento quando olhar para cima!).


Nessa parte da palestra ele fala sobre a vida extraterrestre:



Aos meus pequenos, olhe o que ele fala sobre o sonho que tinha quando era criança (quem de nós já  teve sensações assim?) e do apoio que ele recebia da família:



Marcos Pontes mantem um site no qual digulva sua historia e sua preocupação sobre Ciência, Tecnologia e Educação - acesse www.marcospontes.com.br. Lá tem os links dos projetos que ele fala nos vídeos.

Vale a pena visitar seu canal no Youtube, onde ele publicou vários vídeos com perguntas que já foam feitas a ele. Muito interessante! clique aqui e assista


É com todo respeito que escrevo esse parágrafo: mesmo sem falar ingles direito, ele participou de toda esse projeto. Minha pronuncia também não é perfeita, mas assista esse trecho de uma palestra que Marcos ministra em ingles para crianças ... ouça (note o sotaque dele) e entenda que dificuldade com linguas não é nenhum impecílio   (eu é que nao quero ouvir o russo dele.... rs).




Viu que para ser astronauta, não precisa ser militar? É uma função civil, e por isso, qualquer um que estude muito e se esforce também pode chegar às estrelas!


Encerro esse post com uma frase que ouvi de nosso astronauta em outro vídeo: "Não aceite limites na vida! Os limites, as dificuldades, são impostas (apenas) por voce!
Você pode fazer o que quiser na vida, basta acreditar e se preparar para isso!"


Que os bons ventos o levem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.