Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Estação Espacial Internacional


Mostrei essa semana aos meus pequenos astrônomos alguns dos objetos que estão em órbita de nosso planeta. Identificamos juntos muito lixo espacial, alguns satélites, em especial o Hubble, e a Estação Espacial Internacional (ISS) - que aliás, vimos passar pelos céus de nossa cidade em nossa primeira observação noturna desse ano.


Esse post é para mostrar um resumo da construção desse laboratório internacional que é a Estação Espacial (principalmente para aqueles que não assistiram a essa aula...).


A ISS é um esforço internacional de se criar um grande laboratório científico no espaço e analisar alguns eventos em um ambiente com microgravidade. A ISS é a terceira estação desse tipo construida em órbita da Terra. Antes dela vieram a   Skylab (que prematuramente reentrou na atmosfera terrestre em 1979 e se destruiu) e a MIR (estação russa que serviu como base para a construção da ISS).

Atualmente possui um volume de 360 metros cúbicos (algo proximo a um estádio de basquete...), e massa superior a 300 toneladas! Sua órbita  média é de 450km de altura e viaja a uma incrivel velocidade de 27 700 km /h !!!  Nesse ritmo dá uma volta da Terra a cada 15 min!!! (e por isso em nossa primeira noite de observações conseguimos vê-la passar por nossa cidade 3 vezes em menos de 1 hora!)

Ao lado você vê uma foto da estação acima da Itália. Foto dirata do ônibus Endeavour, na missão STS-118.

Ela é ocupada por pelo  menos 3 astronautas de algum lugar do mundo - atualmente é divida por 4 americanos e 3 russos, que podem ficar até 1 ano e meio por lá. Saiba que em 2005 tivemos um brasileiro que passou 1 semana por lá (mas isso exige um post especial meu... aguardem!)   

Veja abaixo uma foto dessa galera - a ocasião em questão registra um momento de alegria na inauguração de um dos módulos da estação, o laboratório Harmony, em 2007.



Após esse breve resumo da estação, assistam a esse vídeio bem didático que achei e que resumidamente mostra história e os detalhes da construção da estação espacia:


Aqui tem um outro vídeo com ótimas imagens da estação espacial e sua relação com os ônibus espaciais e as naves russas Soyus:


Não sei se ficou claro até aqui, mas os veículos que levaram pessoas e suprimentos à estação eram os ônibus Espaciais. Com a sua aposentadoria, esse transporte fica a cargo as naves Soyus, da Rússia.

3 comentários:

  1. legaaal fabio adorei a estaçao espacial!!!




    ramon s. bond

    ResponderExcluir
  2. Fabio achei muito legal mas qual e maior estaçao espacial ja construida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari. A Estação espacial internacional é a maior estação já construida. E foi feita com ajuda de vários países: grande parte pelos EUA, grande parte pela Russia, e uma pequena parte pelo Brasil, e outros vários paises.
      No passado já houveram 2 outras estações - a ISS é a 3ª já construida: a MIR foi uma estação Russa construída nos anos 90 e antecedeu a ISS. A primeira estação foi a a Salyut, também russa, lançada nos anos 70 (acess o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Salyut_1 para saber mais sobre ela).

      Obrigado por sua pergunta!

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.