Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vìdeo mostra como é ver a Terra direto da Estação Espacial

Ver a Terra do espaço é um dos espetáculos mais belos da natureza que só podemos admirar por fotos de satélites. Podiamos! Um video foi publicado essa semana com uma visão belíssima de nosso raro planeta azul. A imagens foram captadas direto da Estação Espacial Internacional. Para aproveitar esse passeio (cuja duração real é de 900 segundos - 15 minutos - , mas aqui foi condensado em pouco mais de 1min), acomode-se bem e fique atento a todos os detalhes (esse é um dos posts que vale a pena ver de novo... )
 Foto da Estação Espacial sobre o oceano Índico,
tirada do ônibus Endeavour durante a missão STS-118 em novembro de 2007


Quando vi esse vídeo pela primeira vez, assisti umas 5 vezes seguidas... e por isso decidi divulga-lo nesse espaço também.   Ele mostra o privilégio que astronautas e milionários podem ter: ver a Terra inteira a cada 900 segundos... esse é o tempo de órbita da estação - nesse período (que equivale a 15minutos) ela completa 1 volta em torno da Terra .

Pelas imagens no vídeo é possível, por exemplo, apreciar o nascer do Sol a partir de lugares inusitados, como a Antártida, passar de grandes tempestades no Pacífico (vejam os raios!!!) e admirar o show de luzes das grandes metrópoles.

Esse vídeo na verdade foi feito com uma série de 600 fotos tiradas dos arquivos da Nasa e animadas em sequência em um vídeo de 62 segundos. De fato, qualquer um pode conferir aguns detalhes dessa viagem e a vista espetacular da superfície da Terra registradas por uma câmera grudada na ISS.

Sem mais delongas, assita o vídeo. Ele começa sobre o Oceano Pacífico, próximo à Austrália e avança sobre cidades das Américas do Norte e Sul até o nascer do Sol perto da Antártida. No fim, é possível ver Colômbia, Equador, Amazônia, Peru e Chile. As imagens também mostram a ionosfera da Terra (a linha amarelada) e algumas estrelas (que surgem no fundo negro).




Lembre-se de compartilhar conosco o que achou - eu ADOREI!!!

Quer ver mais?? Então assista a algumas outras passagens da ISS direto do site da nasa - clique aqui
Dá pra ver o efeito das auroras na atmosfera - quando o vento solar com partículas carregadas eletrica e magneticamente alcançam a atmosfera superior (ionosfera).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.