Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs - adeus e obrigado!

Peço licença aos meus seguidores e leitores para abrir um espaço nesse universo para registrar a perda de uma das mais brilhantes mentes criativas de nossa era: Steve Jobs. 

Talvez para meus pequenos ele represente "apenas" o inventor do Iphone, do Ipad ou do Ipod. (já é uma graaande coisa não?) Se em suas lembranças ele estiver associado a "apenas" (novamente) a esses itens, saiba que tais dispositivos revolucionaram o uso da tecnologia e dos computadores - e tudo isso em apenas 10 anos! 

(Alguem se imagina vivendo num mundo sem eles?) 

Design e simplicidade = até criança utiliza!

Mas a importância de Steve para o mundo não só da informática - do qual faço parte ha quase 20 anos - vai muito alem disso... Ele foi um dos responsáveis a criar um formato de computadores que usamos em casa: os Computadores Pessoais (PCs), juntamente com seu grande amigo Steve Wosniack e (acreditem) Bill Gates (dono da Microsoft). 

De certa forma, todos nós vivemos hoje num mundo de Steve Jobs... 


Nessa noite fomos todos abalados com uma notícia infelizmente previamente anunciada - Steve Jobs, o grande gênio empreendedor, que revolucionou a forma de nos relacionarmos com a tecnologia, morre aos 56 anos vítima de um câncer de pâncreas.  Assista a alguns vídeos veiculados sobre o fato pela imprensa:


GloboNews: Steve Wozniak fala sobre a morte de Steve Jobs



Ele tinha uma visão peculiar sobre a morte: assista o que ele pensava:



A Era Jobs
Seu legado, como os tão recentes Ipod, Iphones, Ipads, a tela de muito toque, o revolucionário Machintosh (os Macs),a impressora a laser, ..., e fundamentalmente o mouse e as interfaces gráficas - massificadamente empregados em nosso cotidiano - nunca serão esquecidos pela grande simplicidade e funcionabilidade. 

Assista abaixo o memorável discurso que ele fez para graduandos de uma universidade norte americana - emocionante!


GloboNews: Especialistas falam sobre tecnologia e as inovações de Steve Jobs para era digital



 Clique aqui para ler uma reportagem completa sobre esse gênio veiculada no jornal O Globo.

O programa Espaço Aberto, do canal GloboNews,fez um especial sobre Steve entitulado "O Universo de Steve Jobs e a geração Apple"  (esse é especial para todos aqueles que não sabem o que ele fez pelo mundo moderno)


JOBS E A ASTRONOMIA
Indiretamente, Jobs também contribuiu com a astronomia. Sua obcessão pelo design, que em uma de suas formas traduz-se na arte gráfica, o levou a desenvolver softwares e hardwares destinados a processamento gráfico (alias, essa era uma das função de seus primeiros Macs..). Ele comprou uma divisão da Lucas Films em 1986 e fundou a PIXAR, responsáveis por grandes animações como Toy Story e por softwares de processamento gráficos como o RenderMen que contribuiram muito pela divulgação de imagens como esta, da nebulosa da Tarântula:



Essa é uma animação elaborada pelo software RenderMen, o mais comumente utilizado na arte da animação gráfica, desenvolvido pela PIXAR, empresa de Jobs. O principal desenvolvedor dessa plataforma é Cris Ford, atual diretor da empresa. Assim como seu chefe, Cris é um astrônomo amador e ministra cursos sobre como usar o processamento gráfico em astronomia - veja esse link (em inglês).  Nós, astrônomos amadores, nos beneficiamos quase que diariamente desse benefício propciado por Jobs e sua equipe.




Steve foi um ícone, uma imagem de uma mente brilhante e um empreendedor exemplar, que ressucitou a empresa que fundou e da qual estava afastado durante 12 anos (de 1985 a 1997, enquanto controlava a PIXAR).  Com sua morte, muitos perdem um ídolo, um astro
(li em alguns lugares que sua morte é comparada a de alguns Beeatles..)


Essa foi uma grande sacada, aliás, de um jovem designer que adicionou ao tradicional logo da maça a silhueta de jobs - o que lhe rendeu um emprego na Apple. Assista:



Recomendo assistirem uma das apresentações de seus inovadores produtos, em especial ,a que ele introduz a video chamada em seus Iphone. Está em inglês, e por isso quero ressaltar uma de suas frases, que me motiva a ministrar meus humildes cursos de Astronomia para meus pequenos - assim ele diz (a 0:47s da reprodução): "quando pequeno vivi num mundo no qual assistia os Jetson e Jornada nas estrelas. E sonhava com seus videos comunicadores. Isso era ficção (um sonho) - e agora é realidade".


Esse vídeo do canal ABC mostra como Jobs revolucionou a telecomunicação e a forma de utilizarmos os computadores, nos aproximando talvez do futuro visionário de StarTrek - o que devemos esperar para o futuro?



--
Dizem que Jobs sempre foi um visionario, uma pessoa que via o futuro. Prefiro eu acreditar que ele nao apenas via, mas sim vivia o futuro. Conseguia atraves de sua genialidade e time de colaboradores criativos, materializa-lo e traze-lo cada vez mais perto de nós. 

Como fãs de Jornada nas Estrelas, arrisco-me a afirmar que por suas inovações (pelas quais a Física se faz presente), ele realmente tenha vindo do futuro e por isso tudo parecia tao familiar a ele...


Um comentário:

  1. Jobs foi um viajante do futuro que veio nos mostrar a inovação tecnológica em busca do progresso

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.