Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Outro Satélite cairá nesse fim de semana

Mais um satélite está pronto para cair (ou melhor, atingir o solo....caindo todos os satélites estão para manterem suas órbitas!). O satélite da vez é o ROSAT (ao lado),  telescópio de Raios-X alemão, cujo funcionamento encerrou-se em 1999 e desde então fazia parte dos itens que compõe o Lixo espacial que orbita nosso planeta.

Mas fique tranquilo: apesar de também descontrolado (pois não tem combustível para manobra-lo), sua órbita segue (até agora) a trajetória esperada. E é por isso que sua reentrada está prevista para as 22hs do próximo sábado, dia 23. O Brasil faz parte de seu trajeto...


Lançado em junho de 1990 da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, Rosat é um telescópio espacial de raios-x que produziu importantes dados científicos até fevereiro de 1999, quando deixou de operar. Foi batizado com esse nome (Röntgensatellit) em homenagem ao físico alemão Wilhelm Röntgen, que em novembro de 1895 produziu pela primeira vez radiação eletromagnética nos comprimentos de onda dos raios-X.

É Considerado um telescópio pequeno, do tamanho de uma mini van, com 2,5 toneladas de equipamentos. Sua órbita média era em torno de 540km durante seu funcionamento. Como deixou de operar em 1999, ficou sem combustível e passou a integrar a quande quantidade de itens que compõe o lixo espacial em órbita de nosso planeta. Ápesar de esar sem controle, sempre foi "bem comportado" e previsível. Em setembro de 2011, sua órbita era de 325km de altura; em outubro estava a 240km. A previsao é que alcance o limite de nossa atmosfera (aos 135km de altura)  as 22hs do próximo sábado, dia 23.

De acordo com a agência espacial alemã, um total de 1.6 toneladas de fragmentos deverá resistir à reentrada, já que são formados por vidro e fibra de carbono, altamente resistentes ao calor. Por ser um telescópio, a principal peça do equipamento é o espelho primário, com peso aproximado de 400 quilos. Após reentrarem, essas peças cairão em queda livre, a uma velocidade estimada de 450 km/h

Ele foi um dos observatórios utilizados para montar o mapa de todo o céu, projeto que revela a distribuição de massa pelo universo. Veja essa imagem abaixo. Ai vai o link para o instituto de Astrofísica Max Planck para quem quiser saber mais sobre essse projeto. Clique aqui. (o site está em ingles, obviamente... mas a galeria de imagens é bem legal!!)
A NASA tem um catálogo de imagens desse satélite também - clique aqui para ver.


Achei um site bem legal que mostra em tempo real a posição do satélite! - Acesse http://www.satview.org. Lá ele mostra em tempo real todas as informações de órbita  de vários satélites, do Hubble, e da estação espacial (muito parecido com o programa Orbitron que está na minha lista de "Programas para seu Computador").

  
Se você está pesando que virou moda satélites despencarem do céu, pode esquecer!  não virou moda não - como já falei em outros posts, isso acontece em média 2 vezes por ano.... Coincidentemente, os 2 desse ano foram muito próximos.
Os riscos dele atingir alguém são muito baixos - as chances são de 1 em 14 trilhões!! como somos 7 bilhões de habitantes na Terra, é extrmamente improvável que alguem se machuque com sua queda, mesmo tendo a chance de cair sobre uma área habitada do planeta...

Saiba mais no site SPACE.COM   e   em APOLO11.COM

Um comentário:

  1. Pra variar ninguém confirma o local da queda... leia mais em
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5435295-EI301,00-Agencia+espacial+alema+confirma+local+de+queda+do+satelite+Rosat.html

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.