Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Big Bang: Roteiro Didático

Falar sobre a origem do universo e como tudo se formou não é um tema fácil - nem tão pouco rápido de se trabalhar em sala, ainda mais para as turmas de curiosos astrônomos do 5º ano!

Como parte de meu aprendizado no mestrado, registro nessa publicação a sequência didática que segui para tratar sobre os mitos da criação - e algumas das consequências surpreendentes desse processo...
Mitos de criação - Primeira Aula
Depois de apresentar a meus pequenos o que é Astronomia, as ferramentas que utiliza (em nossa primeira aula do ano), e tentado imaginar qual o tamanho dos objetos que estão ao nosso redor (aula 2), era hora de discutirmos de onde tudo isso surgiu.

Falamos sobre os mitos de criação (aula 3) elaborados pelos diferentes povos ao longo da história das civilizações.

Textos sobre o Big Bang
 Em paralelo à minhas aulas de astronomia , as professoras regentes apresentaram o tema nas aulas de ciências, trabalhando o conteúdo conforme apresentado pelo livro, que foi complementado com as leituras de outros textos (texto1 texto2 e texto3).


Os textos foram escolhidos pela coordenação e assim que os li algumas ideias me chamaram a atenção - eles me motivaram a seguir a sequência que relato nesta publicação.

"Além do Big Bang"
Para aprimorar e aprofundar algumas ideias apresentadas nos textos, mostrei aos meus alunos como a ciência criou a explicação sobre como tudo surgiu (clique nesse link para ver essa aula). Levamos 3 aulas para assistir ao vídeo "Além do Big Bang" e discutirmos os detalhes e dúvidas que meus pequenos levantaram sobre o assunto. Vimos que a resposta científica é formada por dados reais coletados ao observar o céu, e uma parte teórica, que geram até hoje discussões na comunidade científica.

Ressalto que essa fase foi muito gratificante, pois a participação das turmas não deixou a desejar! E vou além: algumas colocações se assemelharam aquelas feitas por grandes cientistas e astrônomos! PARABENS MEUS PEQUENOS!   Peço para que ai final desta publicação, registrem algumas das colocações que discutimos, perguntas  e comentários  (combinamos em sala para todos fazerem isso por mim, lembram???).

Simulando o Big Bang
Após o vídeo, fomos ao laboratório, criar uma simulação para concretizar (tornar palpável) o conhecimento que adquirimos - e quem sabe identificar e corrigir alguns pontos... Vivenciamos uma experiência simples, que relato nessa publicação, pela qual foi possível compreender qual provável origem e futuro do universo. 

Novamente, peço para meus pequenos relatarem as impressões que tiveram com essa aula...

No portal do MEC há uma atividade bem parecida com a que fizemos (clique aqui para ver): Desenhamos os astros celestes na superfície da bexiga (que representa  o espaço, o universo) e vimos o que ocorria com elas ao enche-lo....




Mapa Conceitual
Para verificar como os conceitos foram apropriados pelos alunos, cada turma elaborou seu mapa conceitual sobre o assunto - descrevo nessa publicação como foi o processo.

O mapa foi criado com imagens, que representavam os conceitos principais. Ligamos as imagens com termos de ligação, para deixar mais claro ao leitor o sentido que queriamos dar ao mapa... Foi preciso de duas aulas para organizar as imagens, montar a ideia colar as imagens e finalizar o mapa.

Abaixo, o mapa final, elaborado pelas turmas do 5º ano em 2015:



O que aprendemos com isso tudo?
Para encerrar o processo, voltamos aos textos. Ao realizar a leitura do mapa finalizado, percebeu-se que os conceitos apresentados estavam nos mapas elaborados. Mas em alguns momentos, era possível complementar o texto com informações do mapa e vice-versa. Os conceitos que aprendemos com vídeo também permitiu adicionar mais informações, principalmente associados ao tempo em que os eventos ocorreram, e alguns dos cientistas que se envolveram com a elaboração desta teoria.

Ao texto, adicionamos algumas informações, identificamos outras....Enfim, fizemos sua releitura e concluiu-se que não há uma única fonte que apresente todos os pontos de vistas e argumentos sobre uma teoria... por isso é importante ler cada vez mais para poder criar uma ideia mais adequada (e talvez "completa", se é que pode podemos usar esse termo) sobre um determinado tema.


Resumo da sequência de Aulas:
Aula 1: Mitos de criação do universo
Aula 2: Em sala, professoras regentes trabalharam o tema pelo livro e textos complementares colados no caderno de ciências.
Aulas 3, 4 e 5: Vídeo O universo, além do big bang, discussões em sala
Aula 6: Laboratório: simulação da expansão do universo com bexigas;
Aula 7: apresentação das imagens e seleção para montagem do mapa conceitual;
Aula 8: montagem e finalização do mapa conceitual
Aula 9: comparativo das informações do mapa e do texto. conclusões.


Para o meu mestrado:
Decidi registrar essa sequência didática pois notei ao longo de meus estudos no mestrado que falar sobre esse tema pode ser desconfortável para alguns professores, por ser complexo, por ser distante da nossa compreensão e realidade...


Objetivo Geral
Apresentar uma proposta didática capaz de tornar significativa a aprendizagem sobre a teorias de formação do universo mais aceita pela ciência.

Objetivos Específicos
1) Apresentar a historia da ciência e a como o pensamento científico evolui.
2) Revelar que a Ciência não é uma verdade absoluta; é construida por todos nós. Implica na ideia de humildade e respeito.
3) Aprender que fazer ciência é fazer perguntas (simples, como crianças curiosas fazem);
4) Organizar e comparar conceitos sobre a origem do universo de diferentes fontes;
5) Montar mapa conceitual em colaboração com a turma com o que foi aprendido.

Metodologia, Coleta de dados e conclusões: conforme descrevo acima.



Aos meus pequenos: AGUARDO A PARTICIPAÇÃO DE VOCES!!!!
Obrigado!


3 comentários:

  1. Oi professor é a Laila do 5 no A
    Existe uma outra forma de observar o Universo além do olho nu,do telescópio e dos Satélites?

    ResponderExcluir
  2. oi professor sou a lavinia do 5 ano C e gostei muito da sua aula falando sobre a origem do universo aprendi muito mais

    ResponderExcluir
  3. perfeita análise sobre fazer ciência

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.