A nave russa Progress M27-M, que estava desgovernada desde seu lançamento na semana passada, adentou a atmosfera às 23h04 (horário Brasília) da noite desta quinta dia 8 sobre o pacífico sul e desintegrou-se devido ao atrito e calor gerado.
A foto ao lado é um dos últimos registros das câmeras da nave.
Detritos da nave não tripulada que levava mais de 3 toneladas de suprimentos à estação espacial deverão continuar caindo pelas próximas horas, e poderão ser visíveis em algumas remotas localidades do sul do Chile.
Divulguei algumas fotos registradas desse evento - continue a leitura...
Durante a reentrada na atmosfera, devido ao atrito gerado com o ar e a grande velocidade, a nave queima e se despedaça.
A foto ao lado ilustra o fato ocorrido com a nave da agência espacial européia Julio Verme, que em 2008 adentrou a atmosfera e se desintegrou.
No caso da M27-M, como sua reentrada ocorreu sobre o oceano, não encontrei registos fotográficos similares... Divulgo uma foto bem bacana capturada da estação espacial da reentrada da Progress 42P em 2011... O rastro que se observa abaixo foi deixado pela queima dos detritos da nave!
"Foi por pouco!"
Encontrei um mapa que indica uma das últimas trajetórias da M27-M. O local da queda é bem próximo do destacado com o círculo azul. Observe-o com atenção: note como a rota da nave passava bem em cima de nosso país, cruzando grande parte de nosso território!!! Será que havia possibilidade dela ter caído por aqui?
A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) registrou a passagem da nave na noite desta quinta por nosso território! Divulgo a imagem abaixo:
Apesar do ocorrido, o envio de novos suprimentos à estação precisa continuar. O próximo estava programado para o dia 26 deste mês, mas poderá ser adiado para correção de problemas identificados no lançamento da M27-M. O atraso não afeta a vida dos astronautas na estação pois possuem suprimentos para sobrevivência por ainda mais 3 meses.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.